A Importância de Estar Vestido da Forma Adequada

A princípio parece loucura estarmos falando disso, afinal de contas em situações de risco ou sobrevivência nós normalmente não escolhemos a roupa que vamos vestir, mas imaginem que sobreviver é mais do que sair de uma situação de risco com vida.

Sobreviver também é garantir que você não se coloque em uma situação de risco à si mesmo, por exemplo, imaginemos a seguinte situação:

Você está andando na cidade e passa por uma avenida onde costumeiramente ocorrem assaltos, o que você pode fazer para chamar menos atenção de um possível marginal? Muito simples, dispa-se de seus objetos de vaidade, coloque no bolso ou na mochila, afinal, sair andando por ai mostrando o relógio bacana é uma forma de chamar atenção de bandidos. Andar com o seu celular de última geração à mostra também. Evite ao máximo ostentar objetos valiosos em situações como a descrita, vale também para o caso de você estar preso no trânsito com o seu carro, não fique dando bobeira com ele, lembre-se que pode-se ver pelo “Fumê”, “Película” ou seja lá como você chama aquele plástico que escurece o vidro do carro.

Agora vamos para uma situação mais “Sobrevivência”. Você se vê no meio de uma crise social, vou usar como exemplo uma enchente, supondo que você tenha investido com sucesso na aplicação de seus conhecimentos de sobrevivência, qual seria a forma mais adequada de buscar um abrigo para seus familiares, seus pertences e claro, você mesmo?

É óbvio que a forma mais adequada de fazer isso não seria vestido como militar, chamaria muita atenção e deixaria claro para as outras pessoas que dentro da sua mochila existem itens valiosos como comida e medicamentos ou ainda, poderia ser confundido com um voluntário ou com um militar de fato, isso na melhor das hipóteses atrasaria seu caminho. Ou seja, o melhor seria usar uma roupa de civil, pois isso garantiria uma discrição mínima e facilitaria muito seu trabalho.

Vale lembrar que na sobrevivência temos que primeiro cuidar de nós mesmos para depois cuidar dos mais próximos e assim por diante. Principalmente se formos os únicos com conhecimento sobre o fato enfrentado, ou de primeiros socorros, enquanto você ficar bem, estará hapto a garantir que os outros se mantenham bem.

Vou citar por exemplo alguns exemplos de roupa extra que deixo dentro das minhas B.O.Bs.

B.O.B para viagem – Camisa laranja neon e calça jeans leve. O laranja chama muita atenção então se você furar o pneu ou algo do tipo e tiver que ficar na estrada trocando, a camisa vai ajudar a chamar atenção dos motoristas. Claro que ela também pode ser usada para sinalizar, no caso se usada como bandeira ou algo do tipo.

B.O.B para acampar – Levo sempre na mochila uma farda militar com camuflagem woodland em rip-stop, pois ajuda muito usar esse tecido em locais onde lavar as roupas com frequência não é possível já que ele seca rápido. Também ajuda a proteger o braço e as pernas de espinhos, diferente do jeans que fica prendendo em qualquer galho pontudo.

Bem basicamente isso, espero que gostem, qualquer dúvida comente abaixo, posso também complementar o texto caso apareçam novas idéias interessantes.