Review Faca Nautika Attack

Trago para vocês, um review básico que fiz da minha faca Nautika Attack, abordando os pontos que julguei pertinentes, e faço algumas observações ao longo do texto.

Não precisa ser um gênio para entender que a Nautika Attack é uma tentativa de cópia dos modelos USMC Ka-Bar(vide fotos), no entanto as diferenças de qualidade são gritantes, enfim não estamos aqui para comparar-las então vou deixar esse comentário apenas como uma observação de análise do produto.

Faca Nautika Attack

Faca USMC Ka-Bar

No intuíto de fazer um review confiável e fiel, desmontei toda a minha faca como podem ver na foto à seguir:

Como podem ver, o cabo não é composto por uma peça única, mas sim por várias camadas de couro, polímero e madeira, São sete seguimentos se contarmos com a parte do martelo que não é fixa no tang da faca, mas sim rosqueada à ele. (no decorrer do post estarão disponíveis as fotos desse mecanismo.)

Também podemos observar que a guarda dos dedos é uma parte individual do corpo da faca, e que a mesma não é Full Tang, se não me engano esse tang é chamado de Integral Hidden Tang, Obs: O mecanismo não apresenta folgas ou barulho, quando o martelo está devidamente rosqueado ao fim da faca, todo o sistema fica bem apertado e fixo.

Na Guarda, observe que existe uma “trincheira” para melhor fixar a lâmina e evitar folgas.

Parte de trás da Guarda

A faca é feita de Aço Inox e tem uma medida aproximada de 31,5cm da ponta ao martelo, A lámina detêm 18,5cm dessa medida, o cabo, tem 12cm cravados e o martelo tem 1cm.

A lâmina é recoberta por um cromo negro, que a meu ver mais atrapalha que ajuda nesta faca, pois a qualidade do cromo é baixa, o que faz com que ele gere muito atrito, quando você enfia a faca em algo e vai retirar, você sente que ela está prendendo. (Aconselho que tirem o cromo com um bom lixamento e uma boa polida)

Tang
Lâmina

A lâmina vem com uma péssima afiação de fábrica, que inclusive é irregular de um lado e do outro, o cromo negro é bem vagabundinho e sai na primeira amolada como podem ver nas imagens à seguir, e como eu disse a afiação de fábrica é terrível, ou seja, sua faca vai ficar parecisa com essa minha. (caso queira uma amolação de 10°)

Faca lâmina + Tang

Todo o corpo da faca tem a mesma espessura ( 0,5 cm aprox.)

Faca vista de cima

Já vista de “perfil” a faca tem em sua lâmina 3,0 cm e na parta do cabo 1,0cm, imagino que isso à deixe bem mais frágil que uma faca Full Tang, mas até agora não tive problemas com isso.

Pequena observação sobre esta foto, é que pode-se observar um buraco no cabo da faca, realmente não sei pra que isso serve, se alguém souber por favor me diga.

Escrituras da Lâmina

Rosca para fixação do martelo


Aqui podemos ver como fica o martelo rosqueado, ele não chega até o final da rosca.

Foto com medida da espessura do martelo

Aqui podemos ver a faca toda remontada e alguns detalhes da bainha, logo em seguida vemos algumas fotos do teste que fiz com a lâmina e com o martelo, é um teste bem simples, fiz também um pequeno vídeo do teste, espero que gostem.

Fotos de detalhes da bainha, do prego de Aço Inox e da peça de Ipê Amarelo

Vídeo meu testando o martelo, e o fio de corte. (fiz o teste do papel depois e o fio estava Okay, esqueci de fazer na hora do vídeo, mas tudo bem é meu primeiro review, erros são comuns)

É isso ai gente espero que tenham gostado, em observação geral, só recomendo a compra dessa faca se você não puder investir mais de 90 reais em uma faca, já que essa ai tem um preço flutuante de 65 à 80 reais, o fio de corte, depois de refeito é excelente pra uma faca desse valor, bem difícil de perder mesmo, mas… não substitui de forma alguma a sua irmã de aparência USMC Ka-Bar, que se importada sai por aproximadamente 150 reais (isso se for taxada) por que vi na amazon uma por 49,90 Doletas…

É uma faca legal acima de tudo, e tenho certeza de que se lixada e retirado o cromo, ela fica esteticamente mais aceitável, depois posto fotos da minha.

Com este post digo “oi” à comunidade Sobrevivencialista, que agora poderá contar com meus posts periódicos.

Comentem!