Cinco dicas para sobreviver aos piores cenários

Sobreviver é basicamente conhecimento, treinamento e preparação.

Se você busca esses três itens regularmente, as chances são realmente boas de você sobreviver ao pior cenário de crise possível. Falhe ao se preparar e tudo o que podemos dizer é “Boa Sorte, nós tentamos te avisar!”.

Aqui estão cinco pequenas coisas que você pode fazer para se preparar para futuros problemas:

Crie um plano de evacuação para ser utilizado em um cenário de crise. Pegue seu caderno de notas e começe a pensar sobre o que você faria em uma situação em que fosse necessário abandonar seu abrigo.

  • Você sabe para onde ir?
  • Você tem um plano de ação encaminhado?
  • Você tem rotas alternativas?

Se não, está na hora de criar um plano de evacuação.

Faça um estudo das ameaças

Faça um estudo profundo de suas forças e fraquezas, considerando o maior número de cenários possíveis. Se você planeja deixar seu abrigo e ir para outro lugar, procure fraquezas em seu plano.

  • Você sabe como seguir suas rotas sem um mapa?
  • Você sabe onde encontrar comida e água durante o percurso?
  • Você tem um plano B?
  • Quais são as ameaças mais prováveis?

Se você planeja se abrigar em casa

Existem muitos fatores a serem estudados. Você deve levar em conta sua localização, possíveis rotas de acesso a ela e quais são os suprimentos disponíveis em seu abrigo e nas redondezas.

  • Quais são as ameaças mais prováveis que você irá enfrentar?
  • Você tem um plano de segurança?
  • Seu abrigo é forte e equipado o bastante para enfrentar essas ameaças?
  • Quanto tempo você pode sobreviver nesse abrigo antes de sair?

Teste suas habilidades

Ter conhecimento é ótimo, mas você já tentou colocar esse conhecimento em uso? Para estar realmente preparado, você precisa começar a praticar suas habilidades de sobrevivência em uma situação real. Uma situação de sobrevivência nunca pode ser a primeira vez que você testará suas habilidades.

Faça um inventário de seus suprimentos

Faça um inventário com os seus recursos e calcule o quanto você pode realisticamente sobreviver com o que atualmente possui. Se você não está satisfeito com o resultado do cálculo faça uma lista com o que você precisa e comece a armazenar tais itens. Dê uma olhada nas comidas de longa duração para ter algumas idéias.

Crie uma base de informações

Conhecimento é uma das coisas mais importantes que você pode ter em qualquer situação, mas… Você pode lembrar-se de tudo?

Um bom jeito de começar é criando um guia de sobrevivência pessoal, cheio de artigos importantes, dicas e tutoriais de “como fazer”. Esse guia deverá estar cheio de coisas que você poderia ter grande dificuldade em lembrar-se durante uma situação de crise.

Lembre-se de que é essencial que você coloque estas informações em papel (em um caderno ou pasta), pois se essas estiverem no seu computador/pendrive, em caso de falta de energia ou dano ao equipamento você pode perder o acesso a todas as informações.

Até.

Fonte: Off Grid Survival