Quais são os problemas de possuir equipamentos de sobrevivência?

O homem moderno está muito mal preparado para enfrentar os desafios de viver no meio selvagem. Os instintos naturais que uma vez tivemos foram em grande parte dissipados e substituídos por uma grande dependência da tecnologia e conveniências modernas. Enquanto esse estilo de vida moderna nos trouxe muitas vantagens, também roubou de nós o conhecimento que uma vez tivemos para sobreviver em qualquer condição. 

Hoje o mais perto que muitos conseguirão chegar do modo selvagem de vida é adotando práticas ao ar livre como camping e trekking. Enquanto essas práticas nos proporcionam certa vantagem se nos compararmos com os ordinários garotos de computador, ainda são muito distantes da real capacidade de viver na selva. Na verdade, nossos ancestrais provavelmente morreriam de rir se eles vissem o que levamos para uma viagem de camping ou um simples dia de caminhada.

De aparelhos GPS de alta tecnologia, fogões de peso leve, abrigos e equipamentos de sobrevivência, até mesmo o sobrevivencialista mais durão se tornou incrivelmente dependente de seu “equipamento”.

Qual o problema de ter equipamentos?

Não me entendam errado, eu amo meus equipamentos e com certeza eles fazem a vida muito mais fácil. O problema em comprar um monte de equipamentos é que algumas vezes eles se tornam um substituto para o trabalho pesado. Alguns “garotos sobrevivencialistas de computador” se tornam mais seguros com o conhecimento que eles possuem sobre seus equipamentos. Eles então acabam tendo um sentimento de falsa segurança e falham em se preparar para o que inevitavelmente irá acontecer.

Em algum momento seu equipamento vai falhar. Ou irá quebrar, parar de funcionar, sumir ou ser deixados para trás. Para sobreviver com sucesso na selva por um período estendido de tempo, nós devemos aprimorar nossas habilidades e afiar nossas técnicas ao ponto de literalmente conseguirmos sobreviver somente com as roupas em nosso corpo.

Em um cenário de crise retornar para a cidade para reabastecer suas baterias ou reparar uma peça de um equipamento quebrado pode não ser uma opção viável. Na verdade, pode ser a última coisa que você irá poder fazer. Se você se encontrar em uma situação como essas o que você irá fazer? Você tem as habilidades necessárias para fazer o que deve ser feito sem o equipamento adequado?

Ter o equipamento certo pode fazer sua experiência de sobreviver muito mais fácil, mas ter o conhecimento certo irá garantir que você sobreviva muito mais do que o seu equipamento.

Para aqueles que compreendem inglês, recomendo o livro SAS Survival Handbook, é super completo e aposto que se bem estudado, pode te tornar um ótimo sobrevivencialista.

Não deixe seus equipamentos se tornarem um substituto para o aprendizado do que realmente é necessário para sobreviver em qualquer condição ou cenário.

Fonte: Off Grid Survival

Até.

Anúncios

7 Comentários

  • Ola
    Eu tenho muitos equipamentos de Sobrevivência e Selva se fosse preciso eu estaria pronto para ie hoje a selva só faltando providenciar suprimentos e viveres básicos. Porem nada impediria de providenciar tudo por lá. E com base nisto sofro toda sorte de comentários pejorativos como “pra que isto, nunca vai usar” ou “você acha que vai pra guerra?” coisas assim, mas quando a coisa aperta adivinha pra quem todos recorrem??? O homem moderno e cosmopolita é uma versão piorada do homem primitivo onde ele alem de achar que a natureza é apenas fonte de formigas, e sujeira de folhas caídas é capaz de achar que pássaros cantando incomodam com o “barulho” e acham sirenes coisas comuns que não incomodam pois já esta acostumado. Adivinha que a seleção natural vai escolher para a estinção para trocar por outra especie mais inteligente e adaptável?

    • Pois é Alexandre, quando paramos para pensar o quão frágil é nosso sistema moderno, tenho até calafrios. Como crescemos em um mundo onde temos tudo ao alcance e não passamos necessidades severas, não conseguimos desconfiar de sua instabilidade e é ai que mora o perigo. Creio que todos nós passamos pela mesma situação que você, afinal, gastar dinheiro com equipamentos e alimentos de sobrevivência sempre gera preconceito por parte de terceiros, por isso tento não expor a prática sobrevivencialista, pois caso contrário quando a crise acontecer todos saberão que eu sou o único preparado e eu serei o grande alvo.

  • tecnicomateus

    Desde sempre, o principal equipamento do “sobrevivente”, foi e sempre será a velha e boa faca. Apartir de achados arqueologicos, puderam se notar presença predominante do homem que sai para caçar e sua faca. quando acharam o home do gelo( aquele que acharam congelado nos alpes, com milhares de anos) ele estava bem equipado e …com sua faca! Talves entao, uma habilidade das primeiras a se aprender seja a de fazer a sua própria faca apartir dos materiais que se encontram por ai. Quem não viu o filme Caçado, deveria ver. O cara fez uma faca de pedra e foi pro pau. O Guilhermo del Toro, vivia só com a faca dele. E lema interno de todo Boina Verde “A faca do boina verde é a arma mais mortal da terra”.

  • Diego Ferreira da Silva

    Acho que todos aqui assistiram “Naufrago”, e por mais hollywood que seja, retrata muito do que alguem em situação de sobrevivencia passaria (SOBREVIVENCIA é uma situação de EMERGENCIA, assim como o pneu fura, vc pode ter um uma chave, step e um macaco sim, mas se você não souber trocar o pneu….) e com pouco material, somente sobreviveu porque se adaptou ao ambiente. Acho que essa é a maior ferramenta que devemos levar, a vontade de adaptação, deixar alguns dógmas de lado, pelo período que for necessário… falar é fácil, mas se lembrarmos dos jogadores de Rugby que cairam com o avião nos Andes nos anos 70 , foi exatamente isso que fizeram, não tinham ferramentas, então improvisaram, nem experiencia, nem esperança, mas se recusaram a morrer e se adaptaram a situação.

    Até mais

  • O que mais me preocupa, não é a questão de levar certos equipamentos para o Camping ou trekking e sim se sem eles nós sobreviveríamos, como o texto bem abordo.
    Então sempre é bom pratica técnicas de sobrevivência, para não ser pego de calça curta…

  • Gustavo Crivelaro

    Entendi o que você passou no texto, concordo com você, se os antigos vissem o que levamos para um simples camping iriam dar risada.
    Muitas coisas que investimos dinheiro são desnecessaria, mas sempre é bom ter o básico (Laminas, Fogo, Iluminação, Abrigo etc…)
    Muitas coisas que estamos acustumados a ter no nosso dia a dia pode ser improvisada ou construida por nós mesmo em uma situação de emergencia, claro que não vamos construir uma geladeira no mato só com uma faca 5 metros de paracord e alguns bambus, mas podemos adaptar(que é a maior virtude do homen) camas, bancos mesas e ainda viver sem! Como você mesmo disse afiar nossas técnicas até conseguirmos sobreviver so com a roupa do corpo.
    ——————————————————————————————
    Sobre o meu artigo, disse sim sobre armas letais e abate de animais, mas em questão de sobrevivência vale tudo, abater animais em estado de nescessidade não é contra lei, legitima defesa não é contra lei. E como vi em posts anteriores NO CAOS NÃO EXISTE LEI, mas se você prefere adaptar para nossa realidade não vejo problema algum, só estava pensando em casa depois de ler alguns tópicos daqui e resolvi escrever algo.
    Espero que você não me entenda mal, até mais
    Continue postando sempre, o blog esta cada vez mais completo

    • Obrigado pela constante participação Gustavo. Em relação ao artigo, nosso temor é que algum visitante leia o blog e se inspire em adquirir um item desses para uso inapropriado. Imagine se um indivíduo desse é pego com uma besta matando pombas na cidade e fala que leu neste blog sobre o assunto? Mas creio que ao enfatizar as questões de legítima defesa e caça para subsistência podemos nos embasar contra esse tipo de ocasião, Em breve postaremos seu artigo, obrigado novamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s