Eu devo me preparar para sobreviver à 2012?

A partir de mudanças climáticas, terremotos e outras crescentes anomalias como cometas e profecias Maias, a internet está explodindo com milhões de cenários apocalípticos. Enquanto eu duvido que algo vá realmente acontecer ao mundo como resultado de 2012, eu ainda penso que é sábio estar preparado para o que der e vier.

Dezembro 21 de 2012 é a data para o desastre mundial?

Primeiramente, eu não acredito na profecia Maia mas existem algumas razões pelas quais 2012 pode ser um ano preocupante.

1. Profecia criada por nós mesmos – Uma das coisas que me preocupam sobre toda a conversa sobre 2012 é a possibilidade de que essa profecia venha a se realizar só porquê estamos temendo ela(as pessoas em pânico começam a vandalizar as ruas em busca de uma forma de se salvar de algo que nem ao menos aconteceu ainda). Com todas as coisas ruins já acontecendo no mundo nós devemos pensar que algumas atitudes nossas poderão ajudar a cavar nossa própria cova.

2. Doidos, fanáticos e vândalos – Conforme chegamos mais perto de 21 de dezembro,  mais loucura haverá na rua. Quanto mais perto estivermos da data, mais pessoas vão começar a culpar cada pequena anomalia como “o fim do mundo”. E quando isso acontecer uma pequena parcela da população pode começar a agir e transformarem-se em ameaças a sua sobrevivência.

Você precisa estar preparado para proteger a si e a sua familia contra os possíveis riscos que estão à frente.

3. Padrões de clima loucos e mudanças na terra – Um número proeminente de cientistas sugeriu que algumas alterações no ciclo solar já começaram a bombardear o caos na terra. Enquanto elas são apenas teorias nesse momento, muitos culparam aumento da atividade solar como causador do terremoto no Japão e na Nova Zelândia.

Se essas teorias estão corretas, nós poderemos estar em uns bons pares de anos caóticos. Já é esperado que o ciclo solar tenha um pico de atividade em meados de dezembro de 2012.

3. Explosões solares – O aumento da atividade solar também diz que temos um risco maior de sermos afetados por uma explosão solar danosa. A alguns anos atrás a NASA divulgou um aviso informando que se tal explosão ocorrer diretamente sobre nós, sofreremos blackouts masivos, problemas nos sistemas de comunicação e danos que poderiam afetar nossa rede por meses.

As explosões solares já causaram problemas no passado e um impacto direto por uma grande explosão solar poderia desligar completamente a linha de abastecimento de energia mundial. Se a linha de energia ficar desabilitada você estará pronto?

4. Um furacão na economia – Parece que todas as vezes que vejo as notícias encontro algum “expert” discursando sobre como a nossa economia está ruim.  A recessão nos EUA e o medo de que ela viesse pra cá já nos afetou, imagine como o medo do “fim do mundo” irá afetar a nossa economia?

Se nós mergulharmos em uma crise, eu duvido que nossa cultura atual poderá lidar com o choque. Brasileiros ficaram tão acostumados a pegar tudo o que eles querem que uma crise em grande escala teria um efeito catastrófico em nossa sociedade. Em pouco tempo você veria vandalismo e saque em escala massiva, juntamente com crimes e roubos.

5. Apocalípse político – Nós vivemos em tempos turbulentos. As eleições que ocorrerão em 2012 poderão ser afetadas pela inquietação pública. De extremistas fanáticos que estarão prontos para iniciar a anarquia para cidadãos hiper zelosos  que poderão ficar loucos se o partido “correto” não ganhar, as eleições serão outro ponto de grande preocupação.

Quando você vê o caos acontecendo no Oriente Médio e Europa, eu não penso que é uma realidade longe, achando que revoltas não acontecem aqui. Apenas olhe aos protestos que estão surgindo com o descontentamento sobre o preço da gasolina. As pessoas estão aos poucos começando a ficarem irritadas e os partidos políticos só estão piorando tudo.

Então o que 2012 têm guardado para nós?

Eu acho que o terremoto, tsunami e o desastre nuclear  no Japão acordou muitas pessoas para a realidade, mostrando o quão rápido as coisas podem ficar ruins.

Apenas o tempo dirá, mas se você ainda não começou a se preparar para o que está no futuro, seu tempo pode estar se esgotando. Lembre-se, coisas ruins podem acontecer em qualquer momento e mesmo que você não acredite em toda essa história de apocalipse em 2012 você deveria estar se preparando de qualquer maneira.

Se você possuir tempo e interesse, veja outros posts relacionados à sobrevivência urbana aqui.

Você nunca sabe quando o próximo desastre será, onde e quando acontecerá. Meu conselho é que você adote o velho lema dos escoteiros… “Sempre Alerta”.

Fonte: Off Grid Survival 

Até.

Anúncios

15 comentários

  • Olá! Não deveríamos traçar algum plano ou metodologia de como fazer esses preparativos? Fora guardar água e comida, alguma idéia? Não sei por onde começar! Obrigada!

    • Olá Rosane!

      Essa é a parte mais difícil para quem está começando…. não há metodologia pois cada um tem necessidades diferentes. O segredo é você pensar no que você precisaria para manter sua casa funcionando durante um período de 3 meses, lembre-se de água, comida, energia, produtos de higiene e tudo mais… depois que você concluir essa etapa, aumente para seis meses e assim por diante. Existem várias postagens aqui no blog referentes ao assunto, caso você não ache nada muito específico para sua dúvida eu recomendo que você comece a frequentar nosso fórum (Localizado na barra superior do blog) onde existem diversos sobrevivencialistas que podem te ajudar!

      Abraços

  • Video Sobreviver a 2012

    • Pedro,

      Parabéns pela iniciativa. Minha opinião sobre essa data continua sendo a mesma já expressa em posts aqui no blog, porém acho bacana a idéia de unir as pessoas da tua região… se seu estivesse perto com certeza iria para lá também.

      Abraços.

  • joao arnauth

    O melhor e estar-mos preparados e ajudar outros a estarem preparados porque nao sabemos exactamente qual o dia nem a hora mas sabemos que esse dia vira de repente quando menos se esperar e so com uma ajuda divina as pessoas poderao suportar essa situacao

  • Fim do mundo
    O interessante são os comentário dos blogs.São pessoas que nem se quer sabe sobre a sua própria vida.São jornalistas,padeiros,pintor,músicos,servente,jogador de futebol,professor,e tudo o que vc pensar mas!Uns se incorporam os espíritos de cientista da NASA, outros baixos o espírito de Profetas, e fala coisa como se fosse uma verdade absoluta!Outra coisa os ufólogos, astrólogos, cientistas etc!Não sabem de nada!Pq o Universo é muito grande e misterioso e tudo pode acontecer!Sexta feira dia 27/01/2012, um grande asteróide passou muito perto da terra e a grande NASA com seus super cientistas não viram!O que eles alegaram?Que foram pegos de supressa e mesmo era pequeno!Os cientistas da NASA passam a vida estudando o espaço e não viram este asteróide?Agora imagina os outros meteoros e asteróides que estão vindos em direção da terra?Da para confiar em uma equipe desta?

    • Marcelo,

      A verdade é que não esperamos um fim do mundo, apenas nos preparamos para melhor sobreviver as situações que eventualmente acontecem e que podem nos causar dano se caso não haja um preparo prévio. Hoje ainda não podemos confiar em nossas equipes de monitoramento e creio que isso vai demorar muito à acontecer, pois mesmo se detectassem um meteorito à caminho da terra não publicariam tal fato para não gerar “pânico na população”.

      Abraços.

  • Antonio Eustaquio

    Parabéns pela iniciativa.
    As habilidades de sobrevivência serão criticamente necessárias num futuro relativamente próximo! Nosso sistema é insustentável e alguma pandemia, alguma escalada de violência global, terrorismo, crise do petróleo, guerra por recursos hídricos ou a simples e preconizada falência do nosso modelo capitalista ou o que quer que seja ainda vai provocar um cataclisma econômico que, dada a intensidade do grau de nossa globalização vai nos precipitar numa era sombria em que voltaremos a um estágio técnico e mesmo de civilização bastante primitivo por alguns muitos anos.
    Mais importante do que decidir se viaja na maionese do apocalipse zumbi ou das profecias do 2012, a verdade autoevidente para qualquer um que decida investigar o tema é: Nosso sistema vai cair e o colapso será global.
    Habilidades de sobrevivência será o novo poder.

    • Antonio,

      Infelizmente tenho de concordar com você. Em algum momento a “infra estrutura” do planeta vai começar a falhar, o aumento da população é exponencial e quanto mais pessoas, mais recursos… logo não haverá como suprir todos.

      Esteja preparado, abraços.

  • O mundo não vai acabar mas certamente nos próximos anos sermos pegos de surpresa por uma série de mudanças relacionadas com o clima e com a sociedade. Por mais alertas que estejamos poderemos ser pegos de surpresa então é uma boa ideia se preparar do jeito que se puder, é melhor que ser pego de surpresa co as calças na mão!

  • Escrever sobre esse tema é muito difícil, pois muitas vezes pode parecer que estamos apenas fantasiando como “garotos nerds”. Fico feliz que a consegui passar a mensagem sem dramatizar o assunto. Vocês acham que devo redigir mais textos sobre esse tema?

    • Gabriel Martins

      otimo post, realmente acho que o próprio ser humano vai gerar o apocalipse.
      E sim, acho que devia escrever mais textos sobre o tema.

      Abraços;

  • concordo contigo em alguns aspectos..
    o grande problema não será as explosões solares,e sim os fanáticos e radicais que realmente querem que o mundo acabe em 2012!

  • Diego Ferreira da Silva

    Se formos por datas…. algúem se lembra em 9/9/1999? O mundo não acabou e eu ainda tive que ira pra escola (kkkkkk).
    Depois teve o dia 1/1/2000 (o BUG do milênio que não ferrou nada)
    Se o mundo vai acabar em 21/12/2012, por que não aproveitamos então pra nos harmonizarmos uns com os outros e com a natureza… e se o mundo não acabar, podemos aceitar que recebemos a 2ª chance… devemos sim nos preparar, mas porque os homens estão fazendo o que querem e do jeito que querem com o mundo.
    Eu me preparo pra sobreviver e ajudar os que estiverem por ai, e pra ser ajudado, caso algo aconteça, porque o fim do mundo pode vir, e se sobrevivermos, temos que sacudir a poeira e começar de algum ponto. Não sei o dia de amanhã como será, mas eu espero estar preparado pra ele, e contar com pessoas como as que por aki passam, cientes de que o mundo tem chance, e que mesmo na dificuldade, pra tudo dá-se um jeito.

    Até mais….

  • Gustavo Crivelaro

    Eu não acredito na vinda do SATÃ pra Terra, nem em Meteoro ataque OVNI essas coisas.
    Mas acredito sim em catastrofes nucleares ou desastres naturais em grande proporção, em Caos causado por revoluções ou guerras, por isso me preparo cada dia e tenho e mente que a qualquer momento tudo isso pode acontecer.
    Estou sempre aqui lendo todos os posts e comentando.
    Agradeço a equipe por estar reunindo essas informações e um só lugar.
    Grande abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s