Afogamento: Como proceder

Recentemente virou notícia nacional as duas meninas de Itajubá-MG que morreram afogadas por circunstâncias misteriosas. Veja o vídeo clicando aqui. Uma das hipóteses levantada acerca da morte das meninas foi uma cobra que assustou uma delas e essa começou a se debater e tentando se salvar, agarrou a outra que por causa disso morreu também.
É muito importante saber como proceder em um caso de afogamento, seja com você ou com outra pessoa. O fundamental nessas ocasiões é manter a calma.
Os primeiros cuidados começam antes mesmo de entrar na água. Não ingira álcool, procurar informações sobre o local (existência de animais hostis, como piranha, jacarés, tubarões, etc.), verifique a correnteza ou ondas fortes e principalmente a profundidade.
Até mesmo sendo um exímio nadador você pode ser vítima de afogamento. Caso você esteja se afogando por qualquer motivo mantenha a calma, não se debata, você ficara cansado e se afogará mais rápido. Ao ficar imobilizado tome um grande fôlego e isso fará você flutuar. Tente agarrar-se a algo que bóie. Calmamente saia da água nadando.
No caso de afogamento de um terceiro e você esta longe, procure algum objeto flutuante e jogue-o para a vítima. Se você estiver na água também, para resgatar a pessoa que está afogando chegue pelas costas e com cuidado. Se a vítima estiver se debatendo muito e te agarrar fazendo com que você se afogue, não se desespere, com muita calma fique imobilizado e espere a vitima ficar inconsciente e leve-a para fora da água segurando pelas costas e com a cabeça para fora da água e inicie os procedimentos de ressuscitação. Este é o procedimento que a segunda menina do vídeo deveria ter feito.
Ao retirar a vítima da água, se essa estiver consciente posicione-a de bruços fazendo-a expelir água que eventualmente tenha engolido.
Caso a vitima esteja inconsciente proceda da seguinte maneira:
1 – Faça respiração boca-a-boca: a) feche as narinas da vítima com o polegar e o indicador; b) sopre até o peito encher de ar;
2 – Vire a cabeça da vítima para o lado, se ela vomitar;
3 – Faça massagem cardíaca externa, se a vítima apresentar ausência de pulso e pupilas dilatadas. Se estiver sozinho, faça 2 respirações e 15 massagens, se você tem auxílio, faça 1 respiração e 5 massagens, até que a vítima apresente sinais vitais.
4 – Friccione vigorosamente os braços e as pernas da vítima, estimulando a circulação.
5 – Procure imediatamente um hospital.
Então é isso. Lembre-se, mantenha a calma, não se desespere, salve-se.



Oi bom hj eu estavo tomando banho de piscina mais meus 2 irmãos portissa a piscina tinha um lado fundo e raso estavamos brincando eu não sei nadar por isso ia só no raso a minha madrasta estava sentada conversando no telefone quando eu estava nadando sem querer fui para parte funda e comecei a me afogar tenteivboiar nadar por o pe no chão mais não conseguia e engoli muita agua e me batia bastante no memento tentei me acalmar mais oq me passava pela cabesa era a minha familia e q ia morrer no memento perdi a voz e quanto mais gritava tia Betânia e João Pedro q estava do eu lado mais eu me afogava . bia e João Pedro q tbm estava na piscina pensava q estava brinca no mais guando minha madrasta viu os meu dedo só ela correu para me salvar foi aivq João Pedro viu q era sério e me agarrou e me levou para fora da agua e meus cabelos por se grande enganchou td nele coitado . mais gracas a deus estou bem .
Qurrocsaber se aji coreto de tentar por o pe no chão ou boiar
ola,por esses dias eu quase me afoguei no rio e eu tava ficando desesperado era muito fundo começei a me debater e minha panturrilha estava cansada,se não fosse meus amigos eu teria morrido
Otaviano,
São nos momentos “bobos” de descuidos que nós comprometemos nossa vida. Ainda bem que seus amigos estavam por perto, mas agora fica a lição para você de como rios podem ser traiçoeiros.
Abraços.
Excelente postagem ;D
se grande parte das pessoas soubesse destas coisas básicas, metade dos afogamentos não terminaria em morte.
Abraços;
Gustavo Crivelaro
gustavo_crivelaro@hotmail.com
Ótimo blog! me interesso muito pelo assunto em sobrevivência, parabens!!
Olá Gustavo, seja bem vindo ao blog!
Ficamos felizes que as pessoas estão começando a se ligar em aspectos relacionados a sobrevivência, afinal, nunca sabemos quando podemos precisar destes conhecimentos.