Como escolher a sua faca

Este post vai falar sobre uma das maiores dúvidas de qualquer aventureiro, COMO ESCOLHER A MELHOR FACA?

Facas são objetos que fascinam, apaixonam e indispensáveis para a nossa sobrevivência. Confesso que a compra da primeira faca parece um ritual bem longo e cheio de dúvidas, passamos horas e horas pesquisando sobre o assunto e perdemos a metade de um dia dentro da loja escolhendo.

É comum procurarmos uma faca única, um equipamento que vai solucionar todos os nossos problemas tanto na cidade abrindo uma caixa ou cortando alguma coisa, quanto no campo cortando uma árvore ou corda.

O que temos que entender que o desempenho desta ferramenta será proporcional a função que ela foi desenvolvida, não podemos pegar uma machete para fazer um trabalho detalhado que um canivete faz.

Sempre temos que estabelecer critérios para comprar a nossa “fiel companheira”, e aqui vão algumas dicas…

1- Para que vou usar a minha faca?

Qual a função que vou dar a minha faca? Onde ela será utilizada na maior parte do tempo? Vou usar no campo? Na cidade? Como defesa? São perguntas que devem ser feitas para termos a total certeza que a nossa faca não nos vai deixar na mão. Sempre faça essa análise na compra de sua faca.

2- Onde vou usar?

Caso você carregue a sua faca na cidade, a melhor dica é que seja uma dobrável, leve e que possa ser guardada na mochila ou bolso, pois o porte de armas brancas pode te trazer problemas. Na praia redobre a atenção, pois o ambiente é muito úmido e pode danificar o metal.  Na mata veja qual a melhor faca que se identifica com o ambiente, não compre uma faca pequena se você vai precisar cortar lenha muito grossa, sempre tenha uma grande e uma pequena.

3- Por que eu preciso de uma faca?

Existe N justificativas para poder explicar o motivo de termos as nossas facas, porém sempre fiquem atentos ao valor e a qualidade do material, pois na hora de utilizar não é nada legal ficar com a mão machucada (aconteceu isso comigo), ou ver a lamina deformada após o uso.

4- Qual o desempenho que procuro em uma faca?

No mercado da cutelaria, encontramos diversos fabricantes, materiais e procedências, algumas facas são feitas em larga escala e com um material de baixa qualidade, algo mais simples. Na maioria dos casos o nosso primeiro contato é com uma destas, quem não comprou uma no camelô ou na sessão de camping do Extra que atire a primeira pedra, mas acho importante, pois nos faz perceber a importância de ter uma faca de qualidade. Da mesma forma, também encontramos outras facas, feita com materiais melhores, um aço de qualidade uma bainha resistente, uma boa ergonômia no cabo, essas já são para quem tem uma boa noção e exigem muito mais desempenho. Existem até as artesanais confeccionadas por cuteleiros renomeados e que você escolhe como vai ser o modelo.

A escolha da faca vai variar de pessoa para pessoa, o importante mesmo é que ela seja útil para todas as situações que você possa vir a passar e imaginar. Considere estes quatro passo e garanto que não terás dores de cabeça, vou postar uma pequena série mais pra frente que explica os principais tipos de faca.

FIQUEM ATENTOS AOS PRÓXIMOS POSTS, POIS TEMOS UM SORTEIO PELA FRENTE, AGUARDEM….

  ” Criei vergonha na cara e comprei uma faca nova…”

Anúncios

15 comentários

  • Matheus Gomes Cunha e Silva

    Boa noite galera.
    Estou procurando uma faca para Camping e sobrevivência.
    Qual vocês me indicariam?
    grato pela sua atenção;
    Matheus

  • Ola tenho uma ontario AFSK e uma AMZ da inbel qero comprar agora uma faca artezanal Para tarefas qe exija cortes presisos como desoçar carnes limpar peixes mas qe tambem corte madeiras e otras coisas sem perder o corte tem algum modelo para me indicar? Abraço…

  • cara comprei a minha faca platoon a alguns meses e ela no meio do trabalho é se dividio ao meio e eu fiquei na mão.agora to pensando é trocar de faca e pega a faca bear grylls quero sabe se ela é boa

    • Amigo,

      Os equipamentos da Gerber são ótimos, só se atente em pegar uma faca que servirá para o seu trabalho.

      Abraço.

  • Estou pensando em comprar uma faca Ka-Bar BK-7 para ser usada em acampamento estilo bushcraft porem nunca vii uma pessoalmente só por internet, na sua opinião o que vc acha dessa faca?

    • Olá Israel,

      As Ka-Bar são todas muito boas, vai de acordo com o teu gosto pessoal sobre o tipo da lâmina e também como gosta de usá-la para o trabalho. Mas fique tranquilo, se comprar não vai se arrepender.

      Abraços.

  • Pois eah .. Andar com canivete no bolso resumindo (Armado) tem seus prós e contras pois podem nos ajudar muito a abrir caixas e embalagens de platico descascar frutas enfim varias coisas .. Mas ao entrar em um supermercado o detector acionara fazendo que os clientes proximo a você o percebam entrar no local. Ou entrar em um banco naquela passagem em que tem de deixar objetos de metal como ira depositar um canivete e pegalo novamente e por no bolso ?? obviamente se o segurança ver vai ser barrado na hora. E ser pego pela policia ai ferrou .. tem que justificar e tals do por que portar uma arma branca e blá blá blá.

    • Olá amigo,

      Eu ando com um canivete no bolso e já fui diversas vezes ao banco com ele. É uma questão de contexto, se você estiver com uma roupa normal e não apresentar comportamento suspeito, não haverá problemas.

      Abraços

  • Yury Nathan

    porra que foda achei que eu tenha que levar de canivete até um fação mais nem sempre é tão necessário depende do lugar e da ocasião!!!!!

    • Pois é Yury, com o tempo vemos que quanto mais conhecimento temos, menos equipamento precisamos.

  • Gabriel Martins Medeiros

    Opa excelente blog, preciso de uma faca pra defesa urbana, qual me indica ?

    Ah, porte de armas brancas é completamente legal, se eu quiser posso andar com uma peixeira na mão sem problemas 😀

    Abraços;

    • E ai Gabriel, seja bem vindo ao sobrevivencialismo, como eu disse a escolha da faca varia de pessoa para pessoa, eu na cidade ando com o meu canivete titan da nautika, é leve, pequeno e resistente, varia também o valor que você pretende pagar, mas te aconselho uma wotan k3 da cutelaria corneta, é a faca que o bope usa, então você já imagina né, caso tenha mais alguma dúvida estamos aqui para te ajudar, abraço!

      • Gabriel Martins Medeiros

        Ok, obrigado.

        Vo tentar achar uma dessas 🙂

        Abraços;

    • Olá Gabriel,
      Cara para defesa urbana é melhor possuir uma canivete de bolso, pois esse chama menos atenção. Mesmo que em lei seja permitido andar com armas brancas, se policiais lhe pegam com uma em porte você acaba entrando em vários problemas.

    • Ronaldo Lucas da Silva

      Amigo, se você estiver no Rio de Janeiro hoje, você não poderá portar uma arma branca com mais de 10cm de lâmina. A ridícula Lei no 7031 de junho de 2015, limitou o tamanho da lâmina, como se isso fosse resolver algum problema de violência urbana…
      Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s