Incêndios e Enchentes

Quando nós começamos a nos preparar é fácil pensarmos somente nos piores casos. Enquanto se preparar para o pior é uma boa coisa algumas vezes podemos esquecer os pequenos desastres que podem ser realmente devastadores em sua vida.

Os desastres mais frequentes no mundo todo são incêndios e enchentes.

Fogo – Não há como contabilizar o número de casas devastadas pelo fogo e quantas mortes esse desastre já causou, mas vemos as estatísticas no Brasil e é fácil compreender que é um perigo muito presente nos dias atuais. Só no primeiro semestre de 2010 foram registrados 45.659 focos de incêndio, porém o número de mortes não pode ser contabilizado.

Prevenção e segurança

  • Instale detectores de fumaça – 8 de 10 incêndios com morte acontecem em locais sem alarmes de incêndio.
  • Não seja outra estatística – A maioria dos incêndios podem ser prevenidos usando um pouco de senso comum. De acordo com especialistas, 15.000 incêndios anuais são causados por atitudes relacionadas ao cigarro e cerca de espantosos 40% por abuso de álcool.
  • Extintor de incêndio – Saber como iniciar um fogo é uma ótima habilidade para sobrevivência, mas saber como apagar um pode salvar sua vida!
  • Mantenha limpo – Equipamentos domésticos sujos como lava louças e outros são a causa da maioria dos incêndios domésticos que ocorrem todos anos. Tenha certeza de fazer uma manuntenção regular nos equipamentos e limpando tudo que possa servir como fonte de um incêndio.

Enchentes – Podem ocorrer na maioria do território brasileiro e é o desastre mais comum em nossa realidade.

Como se preparar:

  • Mantenha-se informado sobre o clima – Durante um tempo tempestuoso tenha certeza de estar atualizado sobre a previsão climática. Se você vive em uma área que tem possibilidade de enchentes, começe a se preparar para a possibilidade de enfrentar uma.
  • Cuidado ao dirigir – Um veículo normal pode ser varrido da estrada com menos de 1,5 cm de água. Quase metade das enchentes relâmpago acontecem quando você está em um veículo. Se o seu veículo começar a ser sobrepujado pela água, tente chegar a um terreno mais alto o mais rápido possível. Não conte com seu carro para mantê-lo seguro.
  • Adquira um seguro – Apesar do gasto extra, se pego por uma enchente e ter seus bens destruídos uma boa apólice poderá lhe evitar uma enorme dor de cabeça.

Zonas de perigo – Se você vive em uma zona de perigo você deve tomar algumas precauções extras.

  • Botes de emergência – Quando vemos notícias de enchentes o que mais vemos são pessoas ilhadas nos telhados de suas casas. Apesar de seu custo um pouco elevado, se você tiver condições e estiver nessa zona de risco recomendo que compre um bote de emergência. No evento do furacão Katrina alguns moradores de New Orleans passaram uma semana esperando por socorro, presos nos tetos de suas casa sem comida ou água potável e, suponho que você não queira passar por isso.
  • Coletes salva-vidas – Esses equipamentos também são uma boa escolha para quem está em zonas de perigo e não podem comprar um bote de emergência.
  • Filtros de água – Apesar de você estar circundado de água, é com grande certeza de que essa estará contaminada e se você beber, pode ter muitas complicações. Procure adquirir um filtro de água portátil, você pode utilizar no dia a dia também, aproveitando o investimento.
  • Ferramentas – Olhando novamente ao evento do furacão Katrina, vemos que muitos tiveram de ir subindo na suas casas e foram forçados a fazer um buraco no teto. Por mais estranho que pareça, tenha certeza de que você irá ter ferramentas para fazer esse buraco, pois com uma faca de serra de cozinha, você não vai conseguir.

Cada região tem suas próprias características e logo, requere precauções diferenciadas, no momento abarcarei esse tema de uma forma mais superficial e pretendo aprofundá-lo posteriormente. Se você tem sugestões de como se proteger contra incêndios e enchentes, sinta-se a vontade para contribui nos comentários.

Até.

Anúncios

um comentário

  • Eu já passei por algumas enchentes em diferentes locais e sei que a maior necessidade se torna a falta de água limpa. No Brasil, possuímos uma grande falta de sistemas de esgotos eficientes, acredito que não somente como sobrevivencialista mas como cidadão devemos ter a preocupação neste tema água.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s