Fator Clima: Frio, Vento e Chuva

Como prometido voltei para falar sobre o clima e sua importância para um sobrevivencialista. Hoje vou apresentar os perigos e dicas para lidar com o frio e do vento.

Para aventuras planejadas uma boa consulta a previsão do tempo não custa nada. Qualquer portal da internet tem serviço de previsão do tempo. Porem cuidado, pois a meteorologia não é uma ciência exata, por isso chamamos de PREVISÃO do tempo. Leve roupas de acordo com o previsto, porem sempre pelo menos uma roupa para o frio, caso você for pego de surpresa por uma virada do tempo. Leve também sacos plásticas sem furos, e roupas reserva secas, guarde dentro do saco para que não molhe numa eventual chuva.

O frio chegou? Agasalhe-se. Se ainda esta com frio, procure um abrigo. Proteja-se do vento, que aumenta ainda mais a sensação de frio. Você pode colocar jornal ou mato seco por dentro da roupa para ajudar a aquecer. Alem disso o próprio corpo pode aquecer, ou seja, fique junto com outra pessoa, um ajudando o outro.

Se estiver chovendo procure um abrigo. Em caso de trovoada não fique embaixo de árvores ou lugares pontiagudos. Não fique no campo aberto. Procure um lugar que você não seja o a coisa mais alta. Após a chuva tente se secar. Não fique com as roupas molhadas, isso pode trazer serias consequências. Se não tiver outra roupa, tire-as, torça o máximo possível e estenda no sol. Fique seco e abrigado.

Contra o vento forte procure proteger seus olhos. Abrigue-se atrás de árvores, paredes, rochas. No Brasil não existe furacões ou tufões, mais o maior perigo do vento é a sua aliança com o frio e a chuva. O vento aumenta a sensação de frio, e com a chuva pode ser insuportável.

Alguns perigos da chuva, vento e frio.

Hipotermia: Acontece geralmente na exposição ao frio. Roupas molhadas ajudam. A Hipotermia ocorre quando a temperatura do seu organismo cai abaixo dos 35 graus. A pessoa passa a ter arrepios, sua respiração se torna rápida, dificuldade de fazer tarefas com as mãos. Os movimentos da pessoa fica mais lento e sua pele fica azulada. Após, a diminuição do pulso e respiração, podendo causar a morte.

Caso aconteça a hipotermia retire roupas molhadas aqueça a vítima de alguma forma, cobertores ou banhos quentes, se estiver consciente ofereça bebidas quentes (não muito quente), e procure serviço médico urgentemente.

Raios:
é uma descarga elétrica que se produz pelo contato entre nuvens de chuva ou entre uma destas nuvens e a terra. A descarga é visível a olho nu, com trajetórias sinuosas e de ramificações irregulares às vezes com muitos quilômetros de distância até o solo. Este fenômeno produz um clarão conhecido como relâmpago e também uma onda sonora chamada trovão. (Wikipédia)

Evite ambiente externo como montanhas, pastos, campo de futebol, grandes áreas abertas. Em campo aberto não fique em grupo, separe-se dos demais em torno de 5 metros. Livre-se de equipamentos metálicos como por exemplo um bastão de caminhada, tripé de câmera fotográfica, jogo de panelas, equipamentos de escalada. Não se abrigue em árvores isoladas, ao invés procure desfiladeiros ou vales.

Se você estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir seus pêlos arrepiados ou sua pele coçar, está indicando que um raio está preste a cair, portanto, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não se deite no chão.

Anúncios

2 Comentários

  • Essa última parte eu não sabia.
    Muito bom o texto.
    😛

  • Bruno Freire

    Excelente post, são situações que estamos sujeitos tanto em uma trilha ou num acampamento de bushcraft, uma dica, se estivermos em um campo aberto e o tempo fechar e não tivermos para onde ir ou não ter nenhum abrigo, a melhor coisa que temos a fazer é colocar algo para nos proteger da chuva e do vento, como uma capa de chuva ou saco plástico e ficar agachado esperando passar a tempestade. Pode cair um raio, mas a probabilidade é mínima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s