Fator Clima: Calor

Para um sobrevivencialista ou aventureiro sair para um passeio, uma trilha, um rally, ou um camping, levar em conta os fatores climáticos é de suma importância. Assim criei esse tópico (Fator Clima) que será dividido em partes por ser muito extenso. Hoje apresentarei os efeitos e os cuidados que devemos ter em relação ao sol e o calor.


Para se aventurar com exposição do sol alguns cuidados básicos devem ser tomados. Protetor solar é o essencial. Fator 30 no mínimo, mas recomenda-se o fator 50 ou 60. Pode ser até o infantil, que protege do mesmo modo, porem não contem alguns ingredientes que podem fazer mal a pele sensível de crianças, e é bem mais barato. Lembre-se de passar a cada 2hs.

Hidrata-se bem. Tome água em abundancia, pois ao sol perdemos muito liquido corporal. Tente repor o máximo possível. Em longas caminhadas tome goles de água regularmente. Hidrate sua pele também usando um hidratante.

Vista roupas apropriadas. Nada de casaco, use roupas leves e soltas e claras. Roupas pesadas e escuras podem fazer você ter assaduras, desidratação, vermelhidão, urticarias, etc.

Evitar se expor ao sol entre às 10h e 16hs.

Alguns perigos da exposição solar
Insolação: Ocorre pela incidência direta do Sol na pessoa. Deixa a pessoa com pele seca e quente e sem suor, vermelhidão, boca seca, desorientação, náusea, pulso rápido, respiração rápida e curta, dor de cabeça, alucinações, convulsões e desmaio, morte.

Em casos de insolação leve a vítima de insolação para um lugar com sombra. Resfrie a vítima rapidamente, através de qualquer método disponível. Por exemplo, coloque a pessoa numa banheira com água fria ou sob ducha gelada. Monitore a temperatura corporal da pessoa e continue seus esforços para resfriá-la até que ela esfrie para abaixo de 39 graus. Não dê bebida alcoólica para a vítima. Obtenha assistência médica o mais rápido possível.

Intermação: Ocorre pela incidência indireta do Sol na pessoa, mas precisamente o calor. O mecanismo de transpiração do corpo humano torna-se ineficiente e piora com a desidratação subseqüente. Ficar dentro da barraca durante o dia é umas das causas de intermação. Pode ocorrer também em ambientes quente e úmidos, como no interior de cavernas e em florestas densas.

Os sintomas são praticamente os mesmo da insolação. Ocorrendo a intermação remova a vítima para um lugar bem ventilado fresco e arejado, afrouxe, abra ou retire suas roupas. Coloque a vítima deitada com a cabeça elevada e pescoço semi-estendido. Refresque-o por meio de banho, ou toalhas umedecidas, inclusive a cabeça. Se possível encaminhe-o ao pronto socorro para avaliação médica.

Desidratação: Ocorre quando o corpo fica sem liquido para desempenhar suas funções normais. Causa fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga, convulsão e até a morte. Por isso beba muita água se possível.

Combustão espontânea: Brincadeirinha. Apesar de ser possível é quase nula essa ocorrência. No máximo o mato seco combinado com outros fatores pode fazer com o local que você esteja pegue fogo. Porem isso também é muito difícil.

Pra finalizar vou me apresentar. Sou Alexandre, mas conhecido como Ale, curto coisas nerds, filmes, aventuras e sobrevivencialismo. A partir de hoje postarei sobre o tema ajudando o Julio e o Bruno aqui no blog.
E por enquanto é isso. Voltarei para falar sobre o frio e o vento.

Anúncios

um comentário

  • Muito bom o texto 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s