Como podemos controlar o nosso medo?

Medo é uma sensação natural da vida e que se tornou profundamente conectado no nosso DNA para nos ajudar a sobreviver. A resposta de luta ou fuga é o que manteve o homem primitivo seguro e pode fazer o mesmo por você em uma situação de sobrevivência.

Devemos nos lembrar sempre que até o homem mais forte da terra não pode extinguir seu medo, mas aprendendo como usá-lo pode aumentar incrivelmente sua chance de sobreviver.

 Quando o medo é usado de forma saudável, a química em nosso corpo cria uma resposta que pode nos motivar a tomar as ações certas, pode nos avisar do perigo e nos dar uma explosão de adrenalina para lidarmos com a situação. O medo (assim como a ansiedade) pode ser bom como dito acima, mas se não for corretamente dosado pode causar efeitos desastrosos nas suas chances de sobrevivência.

Um sobrevivente precisa aprender como controlar sua ansiedade para garantir sua sobrevivência em qualquer situação. Se você deixar o medo e a ansiedade levarem o melhor de você, eles sabotam toda sua habilidade de fazer bons julgamentos e decisões assertivas. É por isso que você precisa aprender técnicas para controlar seus medos e se acalmar em qualquer situação.

Então o que você faz para controlar a ansiedade?

A pior coisa que você pode fazer é fingir que não tem medos. Medo não é ruim, como você responde a ele é o que faz você entrar em problemas.

1. Pense sobre quais medos você pode ter se precisar lutar para sobreviver.

O que lhe assusta? O que poderia causar maior ansiedade se você fosse forçado a sobreviver sozinho?

2. Entenda por que essas coisas te assustam.

 É por que você não está preparado? Você sente que lhe faltam algumas habilidades para lidar com a situação?

3. Pegue as coisas que te assustam e treine para eliminar o maior número de medos possíveis.

Por exemplo, se um de seus medos é que você não conseguiria acender um fogo em momento de emergência, comece a praticar a sua habilidade de fazer fogo. Ou talvez você sente medo de como seria estar sozinho no meio do mato. Nesse caso, comece a fazer pequenas jornadas, sozinho. Vagarosamente aumente seu tempo no mato até você tomar controle do medo.

Tentar controlar seus medos exige que você faça coisas que você tentaria evitar a qualquer custo. Praticando e treinando contra eles, você ganha a confiança que precisa em uma situação de sobrevivência no mundo real.

Fonte: Off Grid Survival 

Até.

Anúncios

um comentário

  • Muito bom seu texto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s