Introdução ao Blog

Este blog trata de um assunto ainda não muito conhecido no Brasil, o sobrevivencialismo.

Esta prática consiste em preparar-se para as mais diversas situações que podem lhe causar dano se não previstas. Muitos crêem que os sobrevivencialistas esperam por um “fim do mundo”, pensamento que mostra-se errôneo, visto que esta prática visa apenas fornecer maior segurança em momentos de crise que possam surgir. Mas que momentos são esses?

Se em sua cidade uma das redes de distribuição de água tem problemas e você fica sem água do fornecimento público durante 2 semanas, você teria o bastante já armazenado em sua casa para conseguir surprir as suas necessidades durante esse tempo? Creio que não.

São para esses eventos que devemos nos atentar, pois com simples atos podemos evitar que situações como esta lhe causem problemas.

O sobrevivencialismo teve a sua origem nos Estados Unidos e Inglaterra em meados da década de 60, onde a ameaça nuclear fez com que a população procurasse formas de se proteger. Com o tempo, esta prática foi se diversificando, e hoje possui diversas “categorias”:

Orientação para preparação e segurança: Ensina os princípios e técnicas necessárias para sobreviver a situações de ameaça que possam ocorrer em qualquer momento e qualquer lugar. Estas preparações também são aplicadas à calamidades como incêndios, ataques, confrontamentos físicos, enxentes, invasões de residências e muitos outros.

Ênfase em sobrevivência na selva: Discute as possibilidades de se manter vivo por periodos indefinidos em situações de perigo em locais selvagens. Estes podem incluir: Quedas de aviões, naufrágios, Perder-se na floresta e outros. As principais preocupações debatidas são: Sede, fome, clima, terreno, saúde, estresse e medo.

Orientado para auto defesa: Indivíduos preocupados em sobreviver a breves encontros de atividade violenta. Foca em proteção pessoal e suas ramificações legais, alertividade, artes marciais, táticas de auto defesa e ferramentas.

Desastres naturais breves: Orienta pessoas que vivem em áreas de furacões, terremotos, vida selvagem, enxentes e querem estar preparadas para o inevitável. Investe em materiais para fortificar estruturas e ferramentas para reconstruir e construir abrigos temporários, suficientes para conseguir superar a crise.

Desastres naturais longos: Preocupa-se com ciclos longos de 2 à 10 anos, períodos incomuns de calor ou frio.

Desastre natural indefinido/multi geracional: Preocupa-se com possíveis cenários como: Aquecimento global, esfriamento global, degradação ambiental, impacto de meteoros e outros.

Cenário bioquímico: Prepara-se contra uma possível expansão de doenças fatais e o uso terrorista de agentes biológicos.

Orientação para crises médicas: Busca conhecer os princípios mais elementares da medicina que possam ajudar a superar uma situação onde há ferimentos e outras situações que ameaçam a saúde.

Como pode-se ver, existem diversas abordagens, algumas mais extremistas e outras que podem ser adotadas durante a vida cotidiana. Neste blog, você encontra um pouco sobre cada categoria. Possuímos tutoriais sobre assuntos diversificados, reviews sobre produtos, relatos de experiências e muitos outros.

Seja bem vindo.

Anúncios

5 Comentários

  • Sugestão:
    Acredito que a implantação do sistema de páginas no site facilitaria a navegação para encontrar as matérias mais antigas, embora seja possível pesquisar por categoria, as páginas seriam mais uma ferramenta útil aos visitantes.

  • Parabéns pela iniciativa de compartilhar seu conhecimento e o seu tempo para ajudar e preparar as pessoas para os momentos de crise. Já têm aproximadamente dois anos que acompanho o site e sinceramente o meu modo de agir e pensar tem mudado a cada publicação. Esses últimos dias tenho lido as matérias mais antigas e percebi que tem muita informação importante que merece atenção especial. Grande abraço a toda equipe do site sobrevivencialismo.

  • O fim é só o começo.

    Agora tenho que ler publicação a publicação na ordem cronológica até encontrar a atual.

  • Acho incrível a arte do sobrevivencialismo, e quero estar preparada para o que vier…

  • Enfim, cheguei no início…

    Agora minha alma pode descansar em paz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s