6 COISAS PARA SE PREOCUPAR DURANTE SUA EVASÃO

As evacuações acontecem todos os anos em todo os países e por vários motivos. De emergências relacionadas ao clima a derramamentos de produtos químicos e incêndios florestais, você pode ser solicitado a evacuar sua casa com pouco ou até nenhuma antecedência. Dependo do que fenômeno que está se infringindo sobre onde você mora, você como bom sobrevivencialista que é, pode decidir sair por conta própria, se achar que as coisas estão indo mal e você estaria mais seguro em outro lugar.

Porém a evasão não tem início quando a mochila já está nas suas costas, tem que ter existido uma preparação para tal, só assim existirá alguma chance que isso transcorra bem, afinal sair por aí sem rumo, especialmente se você tem família e filhos, não parece ser a melhor ação a ser tomada, ainda mais considerando que um possível desastre está batendo a sua porta.

Você tem que simular essa evasão, muito antes de evacuar, é imprescindível decidir para onde você está indo e determinar as melhores rotas possíveis para chegar lá. E então reserve um tempo para dirigir por essas rotas e também caminhar por elas, afinal não se sabe quais serão as condições de trânsito, das estradas ou até mesmo do seu veículo durante esse momento crítico. E não basta apenas conhecer as rotas através do gps, é importante percorre-las antemão, assim, você sabe o que estará enfrentando quando precisa sair de sua casa durante uma emergência.  

Aqui estão seis coisas para explorar enquanto você viaja em sua rota de evacuação.

Áreas perigosas

Estou falando mais de pessoas aqui, do que propriamente dito sobre lugares nesse caso.   Existem áreas que estarão sujeitas à violência que podem ser evitadas?   Se você precisar viajar por essas áreas, que precauções pode tomar para passar com o mínimo de segurança?

Riscos potenciais na estrada

Dependendo do desastre, existem pontes que podem acabar sendo destruídas?   Estradas que podem ficar bloqueadas por deslizamentos de rochas, árvores grandes ou inundações? Linhas de energia que podem estar cruzando a estrada? Procure por rotas alternativas caso sua rota principal possa ser bloqueada. Essa é a importância de se conhecer bem as regiões por onde você provavelmente irá passar.

Fontes de água

Dependendo de quanto tempo leva a sua evacuação e também da quantidade de água que você é capaz de levar consigo, pode ser necessário acessar a água ao longo de sua rota. Existem fontes naturais de onde você poderia obter água? Lembre-se de ter equipamentos e conhecimentos sobre métodos de purificar essa água! Se for uma emergência localizada, até mesmo supermercados ou lojas de conveniência fora da área imediata podem ser fontes de água.

Fontes de combustível 

O ideal é que você comece a evacuação com o tanque cheio e se possível mais alguns galões dependendo da distância que está planejando percorrer, entretanto na maioria das ocasiões não estamos nesse cenário ideal e talvez possa ser necessário abastecer antes de chegar ao destino final. Para evitar postos de gasolina lotados, pense na rota que será provavelmente será menos usada por todos, se nela existir um posto de combustíveis, poderá ser essa a estrada que você pegará para conseguir evadir para um local seguro.

Fontes de alimentos

De supermercados e lanchonetes a plantas comestíveis, certamente haverá algo para comer ao longo do caminho, especialmente se for uma emergência localizada e você conseguir sair da área. Aqui é basicamente levar comida que dure a viagem inteira, alimento bem embalados estarão mais seguros e diminuirão as chances de dependência de encontrar fontes de alimentos ao longo do percurso. Porém se necessário, a dica se repete, conheça por onde você vai passar, plantas, árvores frutíferas, possíveis agricultores e comerciantes dispostos a vender algum alimento, etc.

Abrigo 

E se você não conseguir chegar ao seu destino ideal imediatamente? Afinal, isso pode ocorrer, não se sabe que acontecimentos não previstos podem cruzar o caminho de alguém. Onde mais você poderia ficar com segurança ao longo do caminho? Em uma evacuação em grande escala, os hotéis podem ficar lotados rapidamente. Evacuando pela mata em vez de pela civilização? Você sabe como se manter seguro em ambiente selvagem? Talvez sim, mas e aqueles que o acompanham? Um filho pequeno ou uma mãe idosa dificultam em inúmeras vezes e inclusive podem impedir certas ações. Procure áreas que possam ser um bom abrigo natural para você e para seus familiares, caso precise fazer um trabalho pesado ou dormir em seu veículo.

Evadir e deixar tudo o que foi construído com suor e esforço é incrivelmente difícil e as vezes infelizmente inevitável para se manter vivo, trabalhe e se planeje para que esse momento não se torne pior do que ele já é.

E você? Com que mais elementos acha que devemos nos preocupar ao longo de uma rota de evacuação?

Continue se preparando!

Texto traduzido e adaptado do site: Food Storage and Survival.

3 Comentários

  • Antonio Carlos da Costa Andersen

    em situação que não possamos sair de onde moramos, sempre é de bom alvitre, reforçarmos a nossa residência com dispositivos de segurança eletroeletrônicos, com baterias que possam fazê-los funcionar em casso de falta de energia da concessionária local, reforçarmos portas e janelas, para que se tornem o menos arrombáveis possível, ter suprimentos de tudo para uso e reserva, dentro dos prazos de validade, armas de toda espécie,etc, em resumo, transformarmos os nossos lares em mini fortalezas dentro de um padrão civilizado, ainda que os atacantes assim não pensem e principalmente contar sempre com a nossa fé em Deus Altíssimo, e procurar nos organizarmos pra agir em grupo de vizinhos confiáveis ou até mesmo sózinhos.

  • A evasão deve se levar em questão o grau do risco d vida ( urgente ou não) e d q, em uma ou outra situação deve haver um mínimo q seja d planejamento

  • Giovana Aleproti

    Imprescindível levar em conta cada uma dessas coisas. O sobrevivencialismo é uma forma de neutralizar um pouco o elemento surpresa, tanto de situações de desastres naturais, pandemias e imprevistos gerais até tentativas de algum crime por parte de outros indivíduos. Por isso preparação é fundamental, e a evasão seria o Last Resort (último recurso) de quem não tem escolha a não ser se afastar do perigo.
    Ótimo texto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s