Os melhores alimentos para desidratar

Seja você um preparador ou apenas uma pessoa prática, vale a pena conhecer os melhores alimentos para desidratar. Alimentos desidratados duram mais e tê-los em seu estoque é uma medida acertiva. É melhor estar sempre preparado, especialmente em nossa economia atual.

Quais os melhores alimentos para desidratar?

Vegetais

Embora sejam um excelente tipo de alimento, os vegetais podem levar um pouco mais de tempo para desidratar em comparação com as frutas. Os vegetais contêm volumes menores de ácido, um fato limitante, uma vez que alimentos com alto teor de ácido são mais fáceis de conservar usando este método.

Antes de colocar o vegetal no desidratador, certifique-se de lavá-lo primeiro. Você então o corta em tamanho normal. Alguns tipos de vegetais requerem escaldamento e imersão em um líquido gelado para quebrar as enzimas, mas não é esse o foco do texto. Isso é para preservação de textura e sabor. Alguns dos melhores alimentos para desidratar nessa categoria são beterraba, cenoura, milho, cebola, ervilha e batata.

Frutas

Quer sejam para consumo em viagem ou armazenamento a longo prazo, as frutas são um excelente tipo de alimento para a desidratação. O processo de pré-desidratação é semelhante ao dos vegetais. Uma técnica de preparação ideal é fatiar a fruta em formas finas e uniformes. Isso tornará o processo de secagem muito mais rápido.

Frutos de tamanhos menores podem ser secos sem fatiar. Você pode desidratá-los como estão.

Algumas frutas, como peras e maçãs, mudam de cor quando desidratada. Porém, não se preocupe, a descoloração não afeta o sabor e a segurança da fruta. Maçãs, bananas, cerejas, uvas, ameixas e tomates são apenas alguns dos melhores alimentos para desidratar nessa categoria.

Carne

Uma das maneiras mais eficientes de fazer a carne durar mais é por meio da desidratação. A carne seca, desde os tempos antigos, tem sido uma excelente fonte de proteína durante a fome e a guerra. O melhor tipo de carne para desidratar é a variedade magra. A carne magra tem menos gordura, o que facilita a conservação.

Nem todas as carnes podem ser secas instantaneamente. Algumas precisam ser tratadas primeiro para eliminar microorganismos prejudiciais. A carne selvagem é um exemplo disso.

Semelhante a frutas e vegetais, é melhor cortar a carne em porções finas antes de secar. Isso torna o processo mais rápido e eficiente. A melhor carne para desidratar é a bovina.

Inclsuive já fizemos esse processo aqui na Chácara SV, deixarei o vídeo aqui embaixo para aqueles que ainda não viram.

E quanto ao sabor?

O que tem isso? É claro que desidratar os alimentos altera seu sabor e textura. Mas isso não significa automaticamente que a comida terá um gosto ruim. Se feito da maneira certa, os alimentos desidratados podem ter um sabor incrível, como mostrado no vídeo acima.

Se você gosta de passas e ameixas, sabe com certeza o que isso significa. A desidratação não é diferente de outros métodos de preparação de alimentos. Frutas em conserva, por exemplo, podem ser um sucesso ou um fracasso, dependendo de como você faz isso corretamente.

E quanto aos nutrientes?

Em teoria, desidratar os alimentos pode resultar na diminuição do teor de nutrientes. No entanto, devido ao avanço da tecnologia, 90% dos nutrientes podem ficar intactos.

A técnica simples de baixar a temperatura durante o processo de desidratação é uma excelente forma de preservar a maioria dos nutrientes dos alimentos. Os desidratadores de última geração disponíveis atualmente também são projetados para melhor retenção da qualidade dos alimentos.

Usando um desidratador

O equipamento não é o foco principal deste artigo, mas como para a realização do processo ele é indispensável, resolvi citá-lo rapidamente.

Um desidratador é o que seu nome diz. É uma máquina que remove a umidade dos alimentos para torná-los mais duradouros para consumo futuro. Sim, você pode secar ao ar ou usar um forno para essa finalidade. Mas nem todos os tipos de alimentos podem ser desidratados usando esses métodos. Além disso, investir em um desidratador permite secar alimentos sem complicações. Você pode fazer isso a qualquer hora e em qualquer lugar.

Dicas rápidas para desidratar alimentos

Lave sua comida

Isso é importante. Antes de colocar os alimentos no desidratador ou usar qualquer método de preservação de sua preferência, limpe-os primeiro. Lave bem os alimentos com água e qualquer limpador antibacteriano de frutas ou vegetais. Claro, não se esqueça de higienizar as mãos e usar luvas limpas ao fazer isso.

Seque sua comida lentamente

Ao desidratar os alimentos, devagar sempre será a melhor opção. Seque seus alimentos o tempo que for necessário. Isso torna o processo de preservação mais completo e uniforme. Aumentar a temperatura não é recomendável. Isso tornará a comida fácil de estragar, pois a umidade ficará presa dentro dela ainda.

Defina a temperatura certa

Caso esteja usando um equipamento mais moderno, é importante que mantenha isso em mente. O tipo de alimento que você vai conservar determinará o tempo e a temperatura correspondentes necessários no processo. Certifique-se de ler o guia de desidratação no rótulo do dispositivo. Ou melhor ainda, leia atentamente o manual de instruções.

Conclusão

Você pode desidratar quase qualquer tipo de alimento. No entanto, alguns alimentos têm certas qualidades que os tornam mais favoráveis ​​para a secagem. Alimentos que contêm menos gordura e um nível mais alto de ácido deterioram-se mais lentamente. Mas não importa os tipos de alimentos que você usa, é melhor sempre usar os suprimentos mais frescos.

Quer estejamos falando de frutas, vegetais ou carne, desidrate-os enquanto estiverem frescos. Quanto antes melhor.

Existem vários meios para conservar os alimentos, mas em termos de eficiência e resultados mais rápidos, usar um desidratador é uma excelente opção. Mas, claro, estar informado sobre o melhor alimento para desidratar é a chave para o sucesso desse processo. Continue pesquisando e sempre esteja preparado como um bom preparador faria!

Você tem um desidratador em casa? Faz esse processo regularmente? Nos conte nos comentários.

Texto traduzido e adaptado do site: Survival Life.

3 Comentários

  • Maria Sousa

    Olá, sobreviventes. Esse assunto de conservação de alimentos é muito interessante. Estou começando a buscar alternativas e gostaria de sugerir que vocês, na medida do possível, abordassem esse assunto. Já pesquisei como construir um desidratador solar, mas gostaria de saber sobre outros métodos, como por exemplo a conservação em banha e a produção de conservas(eu assisti o vídeo da conserva de ovos e gostei bastante). Agradeço a atenção.

  • thiagodobrasil

    OLÁ: ANDERSON, JÚLIO E WELINGTON
    gostaria de saber quando vcs irão fazer vídeos sobre bikes igual no começo do canal, também gostaria de sugerir um podcast sobre o assunto, obrigado

  • Valeu julio otimo texto sempre acompranho seu site .Parabens pelonseu trabalho .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s