ENERGIA SOLAR: Respostas para suas dúvidas básicas!

A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável e sustentável, proveniente da luz e do calor do Sol que é aproveitada e utilizada por meio de diferentes tecnologias, principalmente como o aquecimento solar, energia solar fotovoltaica, energia heliotérmica e arquitetura solar.

O que é?

Basicamente é a conversão da energia do sol em energia elétrica. Entretanto existem algumas variações. Irei aqui citar as duas principais:

  • Energia fotovoltaica: Essa não necessita exclusivamente dos raios solares, os painéis são capazes de captar a luminosidade e com apenas isso os mesmos são capazes de fazerem a conversão.
  • Energia solar: Aqui somente a iluminação não é suficiente, painéis com essa característica só conseguem transformar a luz do sol em energia elétrica se os raios UV estiverem atingindo diretamente os painéis.

A mais utilizada dentre as duas é a fotovoltaica, que erroneamente chamamos de energia solar. A sua maior utilização é devido a ser mais pratica, justamente por não depender exclusivamente dos raios solares, aumentado a funcionalidade do sistema.

Como funciona?

A tecnologia fotovoltaica é composta por placas que captam diretamente a luz solar, transformando-a em energia elétrica. Quando a luz solar incide nessas células, ocorre o efeito fotoelétrico, causando o desprendimento dos elétrons de seus átomos deixando-os livres.

Devido à polarização, os elétrons direcionam-se para o lado negativo, deixando o lado positivo com lacunas de elétrons. Ao ligar, externamente, a carga positiva e a carga negativa, forma-se a corrente elétrica.

Mas para que possamos utilizar essa energia em nossas casas, ela precisa ser convertida de corrente continua em corrente alternada, que é o modo como a maioria dos nossos aparelhos elétricos opera atualmente. Esse processo é feito por meio de um equipamento chamado inversor de frequência.

Quantos painéis preciso?

Aqui irá depender exclusivamente da demanda e do objetivo, existem inclusive indivíduos que vendem toda a energia gerada. A qualidade dos painéis também é importante, hoje existem painéis de mais de 330 w com uma área de apenas dois metros quadrados! Algumas empresas disponibilizam kits, então se o objetivo não for tornar a residência totalmente independente da rede, esses são uma boa escolha.

Para calcular a quantidade dos painéis para tornar-se completamente autossuficiente através da energia solar… Aí é bem mais complicado. O cálculo depende de diversos aspectos, como a região onde você mora, o ângulo que os painéis vão ficar. Por isso que padronizar a resposta para essa pergunta é inviável. O mais aconselhável é procurar uma empresa.

Regulamentação atual

Toda a regulamentação é gerida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A RN 482/12 da ANEEL que estabelece as regras para este sistema de “compensação de energia” (o que nós estamos chamando de “créditos de energia” ou “lei de incentivo a energia solar”). É esta resolução que permite você fazer esta “troca” de energia com a rede elétrica.

Existem diversas informações importantes neste sistema de compensação que farão diferença para você quando for conectar o seu sistema de energia solar fotovoltaica, o gerador de energia solar, na rede elétrica, abaixo você encontra um resumo dos pontos mais importantes:

– Para você aderir ao sistema de compensação (créditos de energia) você deve ser um “Consumidor Cativo” (Consumidores cativos são todos aqueles que compram a sua energia diretamente da distribuidora).

– A potência máxima que se pode instalar dentro da regulamentação é de 5.000kWp (aproximadamente 35.000m² de painéis solares).

Custo

O custo também se enquadra naquelas perguntas onde a resposta é a mais decepcionante possível: Depende. Existe algumas variantes que podem aumentar ou diminuir o custo de tudo. Aqui estão algumas delas:

  • Gasto mensal;
  • Demanda;
  • Região do país;
  • Qualidade dos painéis.

Manutenção

Um sistema fotovoltaico opera de forma automática, portanto não é necessária qualquer operação para que ele funcione, basta instalá-lo. Em relação à manutenção, painéis fotovoltaicos são extremamente resistentes e duráveis, portanto, sua manutenção pode ser dispensada.

A limpeza deles é feita pela própria água da chuva, que se encarrega de remover as impurezas que poderiam acabar reduzindo o desempenho do sistema.

Conclusão

É uma fonte de energia renovável, teoricamente infinita. Você pode se apegar ao conceito de energia solar por causa das suas preparações, por buscar economia ou sustentabilidade por usar um meio limpo de produção de eletricidade.

Infelizmente no nosso país temos o problema dos altos preços, entretanto tornar-se sustentável através da energia do sol é algo que pode ser feito passo a passo. Pode-se começar com um pequeno painel para carregar seu celular enquanto você se desloca e não tem acesso a uma tomada. Os painéis podem ser instalados um a um de acordo com o que o financeiro permitir e se esse for o seu objetivo tornar-se completamente autossuficiente.

Texto escrito com a colaboração de Horst Heinig – Representante da ENGIE Brasil.