TIPOS DE LIXADEIRAS E SEUS USOS

Se você for para a loja de ferragens mais próxima você poderá encontrar diferentes tipos de lixadeiras elétricas e produtos para lixar no mercado. Cada um desses tipos de lixadeiras tem seu próprio objetivo específico!

Se é a primeira vez que você compra uma lixadeira elétrica e não tem certeza de qual tipo escolher, tenho aqui a lista de várias lixadeiras e seus usos que podem ajudá-lo.

Neste artigo, incluí 10 tipos diferentes de lixadeiras e seus usos. Isso é para fornecer informações úteis sobre qual escolher para uma tarefa específica. A lista inclui lixadeiras elétricas, como lixadeira de correia, lixadeira de disco, lixadeiras de disco e correia combinadas, lixadeira de eixo oscilante, lixadeiras orbitais, lixadeira orbital aleatória, lixadeira a tambor, lixadeira de palma, lixadeira de detalhe e lixadeira de drywall. Veja que tipo de ferramenta de lixar é aplicável à tarefa que você possui!

10 tipos diferentes de lixadeira e quando usá-los

Existem vários tipos diferentes de lixadeiras elétricas e suas variações. Além disso, descobri que algumas dessas ferramentas de lixamento podem ter apelidos regionais diferentes que tornam ainda mais difícil determinar com que tipo trabalhar. Por esse motivo, vou falar sobre os 10 tipos de lixadeiras mais usados ​​que cobrem todas as suas necessidades de lixamento e polimento.

1. Lixadeira de Cinta

Em qualquer oficina moderna, o tipo mais comum de lixadeira que você pode encontrar é a lixadeira de cinta. Essa ferramenta de lixar é chamada de lixadeira de cinta pois incorpora uma correia de lixamento envolvida em dois tambores. O tambor traseiro é alimentado por um motor elétrico enquanto o dianteiro gira livremente.

Ela também possui uma alavanca de liberação de tensão que acho útil porque permite que as correias sejam facilmente trocadas. Além disso, a maioria dos modelos possui um botão de ajuste de rastreamento que mantém o cinto sempre no centro.

Usos

Uma lixadeira portátil é a melhor lixadeira elétrica para achatar e suavizar superfícies de madeira. Os marceneiros e carpinteiros usam esse tipo de lixadeira extensivamente para nivelar tampos de mesa, as tábuas de madeira áspera, as cômodas etc. A lixadeira de cinta também é excelente para raspar, enquanto a versão estacionária ou de bancada é útil para lixar peças de trabalho menores.

Contras

O poder brutal da lixadeira é tanto sua força quanto sua desvantagem. A potência é um problema sério com a lixadeira de cinta! Se não for usada da maneira correta, esta poderosa ferramenta pode deixar ranhuras, especialmente no final das pranchas.

2. Lixadeira de disco

Uma lixadeira de disco, como o nome indica, possui uma lixa redonda em forma de disco, na qual o abrasivo é fixado. Dependendo do design, existem 2 tipos de lixadeiras de disco.

  • Lixadeira de disco portátil ou de mão.
  • Lixadeira de disco de bancada.

Lixadeira de disco portátil

É um dos tipos mais raros. É mais conhecido como inclusão em furadeiras elétricas, mas também possui uma versão montada em mesa. Também conhecida como lixadeira de disco offset, a lixadeira de disco portátil funciona de maneira semelhante a uma rebarbadora, exceto que o disco está girando perpendicularmente ao corpo da ferramenta elétrica. Você deve prender bem a peça de trabalho usando um torno ou outros dispositivos de fixação e colocar o disco rotativo no trabalho para fazer o lixamento.

Usos

Eles têm usos mais ou menos similares de uma lixadeira portátil. No entanto, um disco pode cobrir áreas maiores e é possível lixar bordas e curvas que uma lixadeira não pode alcançar.

Lixadeira de disco de bancada

A lixadeira de disco estacionária de bancada possui uma placa traseira redonda na qual o disco abrasivo é fixado. A placa traseira circular é geralmente feita de aço ou alumínio e é fixada no motor de acionamento com um parafuso no centro. O diâmetro do disco pode estar entre 4 e 12 polegadas. Uma mesa de trabalho de altura ajustável que atuará como suporte da peça de trabalho é fixada na frente do disco. Você moverá a peça de trabalho ou a madeira contra o disco de lixa que gira em alta velocidade. Certifique-se de definir o espaço entre a mesa de trabalho e o disco abrasivo o mais próximo possível, para evitar que a peça fique presa no meio.

Você também pode inclinar a mesa de trabalho em diferentes ângulos para combinar com os cortes de esquadria que fizeram para lixar uma borda lisa e reta.

Além disso, você pode usar papel de tamanho diferente para esse tipo de lixadeira, de acordo com a tarefa. E devido à velocidade de rotação do disco, isso proporciona um acabamento suave, perfeito para grandes áreas.

Usos

Uma lixadeira de disco de bancada é uma excelente máquina-ferramenta quando a peça é pequena e você precisa lixá-la rapidamente.

3. Lixadeiras de disco e correia combinadas

Você provavelmente nem pode imaginar a princípio como seria combinar essas duas máquinas de nível profissional. Mas as lixadeiras de correia com disco combinadas são, de fato, uma ferramenta bastante útil se você tiver muito trabalho que exige que você segure com a mão e com a forma.

Embora você possa comprá-lo como dois produtos de lixagem separados, as lixadeiras de disco e correia combinadas são ideais para o lixamento suave da correia, juntamente com um ótimo suporte. Além disso, esse combo permite economizar espaço e eles também são altamente versáteis.

Usos

As lixadeiras de disco e correia combinadas são perfeitas para dois tipos de tarefas. E isso é lixar arestas com precisão e achatar arestas e faces.

4.Lixadeira de Fuso Oscilante

Uma lixadeira de eixo oscilante está incluída na família de tambores, que possui um tambor de lixa que se sobressai de uma mesa ou bancada independente. Esta lixadeira de bancada é uma excelente ferramenta para o acabamento de bordas curvas e retas. Funciona de maneira que, quando o motor funciona, o tambor também sobe e desce no seu eixo. Isso permite que a superfície da madeira toque o tambor inteiro, o que não apenas ajuda a remover as ranhuras, mas também reduz o desgaste na superfície do tambor usando sua distribuição uniforme.

Uma lixadeira de eixo oscilante também vem em tamanhos diferentes. Isso inclui os modelos de bancada que possuem um comprimento de 4 polegadas e tambores de diâmetro de ½ a 2 polegadas. Por outro lado, as mesas independentes apresentam tambores de 4 polegadas de comprimento e 4 polegadas de diâmetro.

Usos

Principalmente é especialmente utilizado para suavizar as bordas da placa. Além disso, vários modelos grandes incluem a capacidade de inclinar a frente da mesa em cerca de 45 graus para criar bordas chanfradas. E devido ao design vertical do tambor, esta ferramenta de lixar funciona excelentemente em superfícies curvas.

Mas também é eficiente em lixar superfícies retas, o que a torna altamente flexível em comparação com outros tipos de lixadeiras.

5. Lixadeira orbital

Uma lixadeira orbital possui uma placa de lixar retangular ou quadrada que se move em pequenos caminhos circulares e, portanto, o nome lixadeira orbital. Você pode cortar um pedaço retangular da lixa de tamanho padrão e prendê-lo na lixa. Portanto, esta ferramenta também é conhecida como lixadeira de folhas.

Usos

As lixadeiras orbitais elétricas são usadas principalmente para o acabamento de grandes superfícies pré-lixadas com lixadeiras.

Uma lixadeira de cinta é relativamente barata e é ideal para trabalhos pesados ​​que exigem muito material a ser removido. No entanto, se não for cuidadoso, pode causar danos às madeiras macias. Por outro lado, uma lixadeira orbital é especializada em todos os tipos de acabamento. A única desvantagem do uso de lixadeiras orbitais é que elas não são tão úteis para a remoção de materiais em larga escala.

6. Lixadeira orbital excêntrica

Este tipo de lixadeira possui uma lixa redonda e funciona de maneira semelhante a uma lixadeira orbital. Sua almofada redonda se move em pequenas órbitas circulares e também gira. Isso significa que o movimento da placa de lixar nas peças é aleatório. Isso resulta em superfícies lisas e limpas, diferentemente das lixadeiras orbitais, que deixam um padrão de redemoinho visível.

Uma lixadeira orbital excêntrica também possui tamanhos de almofada diferentes, oferecidos com 6 polegadas de diâmetro ou 5 polegadas. Além disso, também está disponível com discos adesivos sensíveis à pressão. Caso contrário, com discos de superfície tipo velcro que dependem do modelo da ferramenta de lixamento.

Usos

Uma lixadeira orbital excêntrica elétrica é usada para o acabamento do lixamento sem marcas de redemoinho. Ele pode terminar rapidamente grandes áreas e é mais poderosa que uma lixadeira orbital ou lixadeira de palma.

O mais notável desse tipo de lixadeira é que ele é aplicável a quase todas as tarefas de lixamento. De fato, ele pode fazer a função de uma lixadeira orbital e lixadeira em uma; lixamento particularmente suave e remoção de material. No entanto, não se surpreenda se esta lixadeira mostrar menos eficiência do que as lixadeiras de cinta, destinadas à remoção de material pesado.

Esta ferramenta é ideal para quem opta por uma lixadeira versátil para todos os fins.

Lixadeira orbital VS Lixadeira orbital excêntrica

As principais diferenças entre as duas lixadeiras estão na forma da placa de lixar, nos padrões de movimento da cabeça e na taxa de remoção de material. Uma lixadeira orbital excêntrica possui uma almofada redonda, enquanto uma lixadeira orbital tem uma almofada em forma de quadrado.

A placa de lixar de uma lixadeira orbital se move em um padrão específico que pode deixar marcas de redemoinho no trabalho. Por outro lado, a Lixadeira orbital excêntrica se move em padrões aleatórios que quase não produzem padrões de redemoinho. A lixadeira orbital excêntrica é a mais poderosa entre as duas e pode remover o material a uma taxa mais rápida.

Finalmente, a lixadeira orbital excêntrica custa mais quando comparada a uma lixadeira orbital e uma lixadeira de palma. Você também precisará comprar uma lixa especial feita especificamente para o encaixe redondo.

7.Lixadeira de Palma

Também são chamadas de lixadeira de acabamento. Elas incorporam um bloco quadrado que oscila em pequenas órbitas circulares que fornecem acabamentos ultra suaves. Também é ótimo para lixar cantos por causa de suas lixas quadradas.

Uma lixadeira de palma também é chamada de lixadeira de ¼ ”, pois o tamanho da lixa é um quarto de uma lixa padrão de 9 x 11”. Utiliza clipes de mola que mantêm a lixa perfeitamente no lugar. E se eu o comparasse com outros tipos básicos de lixadeira, posso dizer que é silencioso e leve o suficiente, o que torna mais fácil e conveniente o controle. Para trabalhos de polimento, esse tipo de lixadeira é uma das opções mais populares.

Além disso, esta ferramenta de lixar também é perfeita para alisar tinta, verniz ou gesso. Também é ótimo usar para folheados finos e compensados, mas você não gostaria de usá-la para remover material áspero.

Lixadeira de palma VS Lixadeira orbital

Se você quiser saber a diferença entre lixadeira de palma e a lixadeira orbital. Aqui estão as coisas que variam entre os dois:

As principais diferenças entre os dois estão no tamanho. Uma lixadeira de palma é uma versão menor de uma lixadeira orbital. Outras diferenças incluem facilidade de uso, preço e tipo de aplicação.

Enquanto uma lixadeira orbital é moderada para controlar uma lixadeira, é muito fácil de manobrar. A lixadeira de palma de tamanho menor é significativamente mais barata. Quando se trata de especialidade, uma lixadeira orbital é ideal para remoção em larga escala e polimento. Além disso, é perfeito para acabamento e preparação, mas é fácil lixar demais, portanto, tenha cuidado ao usá-lo.

Por outro lado, uma lixadeira de palma é especializada em lixar cantos e acabamentos. Você pode usá-lo normalmente para superfícies lisas e tarefas de acabamento, mas há chances de deixar marcas se tiver problemas para usá-lo.

Além disso, esses dois tipos diferentes de lixadeira se parecem bastante. No entanto, suas diferenças residem nas tarefas em que são boas.

8. Lixadeira de Tambor

Existem dois tipos de lixadeiras de tambor.

  • A lixadeira de tambor de bancada para madeira.
  • Lixadeira de tambor para piso.

Lixadeira de tambor de bancada

Este tipo de lixadeira de tambor possui um grande tambor rotativo no qual a lixa é fixada. Uma lixadeira de tambor é altamente eficiente na redução da espessura e no acabamento das placas de madeira. Coloque sua placa na correia transportadora e ajuste o espaço entre o tambor abrasivo e a correia transportadora. À medida que a placa de madeira passa, o tambor de lixa começa a remover os pontos altos. Quando a placa estiver plana, você poderá lixá-la ainda mais para reduzir a espessura. No entanto, lembre-se de que uma lixadeira de tambor não pode substituir uma plaina elétrica. Uma plaina pode remover o material a uma taxa muito mais rápida, mas a lixadeira fornece um acabamento melhor.

Lixadeira de Tambor

Semelhante a todos os membros da família de tambores, uma lixadeira é particularmente volumosa e incrivelmente poderosa. Como prova, ele realmente exige duas pessoas para ser transportado de um lugar para outro. Assim, uma lixadeira de tambor é mais comumente alugada por causa de sua enorme construção que é paralela ao seu preço hostil. E devido ao seu poder, acho difícil controlar o que é bastante preocupante se os usuários não estão sendo cuidadosos. Se algo pior acontecer, pode deixar marcas no chão.

Uma lixadeira de tambor tem uma semelhança com um cortador de grama em termos de uso, porque também é empurrada. Eu usei uma vez para remover a tinta e está mostrando uma grande eficiência, então eu recomendo.

Além disso, esta ferramenta de lixar também é perfeita para remover adesivos, bem como outras substâncias irritantes e indesejadas. Também é importante notar que uma versão em tamanho grande da lixadeira orbital excêntrica também é utilizada para áreas de piso largo, como uma lixadeira a tambor. A única diferença é que as lixadeiras de tambor são mais difíceis de controlar.

Usos

Uma das melhores coisas sobre as lixadeiras de tambor é que essas ferramentas são consistentes em termos de espessura. Assim, eles são rápidos e altamente eficientes. Além disso, eles podem lidar com pranchas grandes e pequenas, o que as torna ótimas em termos de versatilidade.

Há duas coisas que para mim são uma desvantagem para esta ferramenta de lixar. O primeiro é o preço relativamente caro e o peso elevado. Isso dificulta a execução, exigindo que você peça ajuda a outras pessoas.

9. Lixadeira de Detalhe

Este tipo de lixadeira se parece mais com um ferro de passar do que com uma lixadeira real. Uma lixadeira de detalhes é na verdade um membro da família da lixadeira orbital que inclui uma almofada de formato triangular que utiliza uma lixa especial autoadesiva.

Às vezes, esse tipo de ferramenta de lixar vem com acessórios diferentes para uma tarefa melhor e mais precisa ou especializada. O formato exclusivo dessa ferramenta é realmente projetado para atingir fendas nas quais uma lixadeira básica geralmente não consegue. É utilizado para montagem em espaços apertados e em cantos como, por exemplo, os eixos de uma perna de cadeira clássica.

Além disso, a lixadeira de detalhes também é eficiente e eficaz em termos de lixar formas incomuns. Eles também são úteis para artesanato e muito mais.

Usos

Este tipo de lixadeira é ótimo para suavizar pontos apertados e estreitos. Por ser compacto e fácil de controlar, os iniciantes também podem usá-lo com facilidade. Também é relativamente acessível, mas produz um ruído audível durante a execução. Além disso, não é aplicável à remoção de material pesado.

10. Lixadeira de Drywall

Você está curioso sobre esta ferramenta semelhante a um detector de metais? No começo, eu também pensava o mesmo, mas as lixadeiras de Drywall só aparecem como um detector de metais porque é uma lixadeira de disco presa em um longo poste. É usado para suavizar as superfícies do drywall, bem como remover os adesivos restantes presos nele. Além disso, as pessoas costumam prender a alça perto do cubo para obter um trabalho mais próximo.

A maioria dos modelos de lixadeira de drywall inclui um vácuo para coletar partículas de poeira que caem enquanto trabalha. A razão pela qual outra variação desta ferramenta de lixar tem alças mais longas é permitir que o dispositivo lixe lugares mais altos, como tetos e paredes altas que normalmente exigem uma escada.

Eu realmente preciso comprar uma lixadeira de drywall?

Isso realmente depende do trabalho que você pretende fazer. Você pode usar uma lixadeira de cinta comum para remover a tinta. Mas para o acabamento, você pode precisar de uma lixadeira de acabamento.

Qual lixadeira é melhor para você?

Agora que você aprendeu sobre os diferentes tipos de lixadeiras, qual é a melhor para o seu trabalho?

Não se esqueça que o portal Sobrevivencialismo recomenda a loja Palácio das Ferramentas como o lugar certo para você adquirir suas máquinas!

Texto traduzido e adaptado do site Fine Power Tools.