É possível prever o clima usando ditados antigos?

Será que é possível prever o tempo sem precisar de toda a tecnologia empregada na meteorologia? Aqueles ditados que geralmente as pessoas mais velhas falam, tem aplicabilidade?

Esse texto reúne algumas frases e dizeres sobre previsão do tempo, algumas que você talvez conheça desde a infância. Essas informações, apesar de parecerem inocentes e sem sentido, podem te deixar mais atento e, quem sabe, fazer você escapar de uma virada de clima que pode acabar com a sua jornada e talvez colocar você em risco.

“ARCO-ÍRIS PELA MANHÃ É SINAL DE CHUVA”

gs__4_-_rainbow_brian_hay_granville_ferry_ns_large

O  Sol nasce a Leste, o arco-íris se forma do lado oposto ao Sol, onde há chuva. Como o tempo nas latitudes médias do hemisfério norte vai aproximadamente de Oeste para Leste, quer dizer que o vento está trazendo a chuva de oeste. O inverso também é verdadeiro.

“NOITE CLARA, GEADA AO AMANHECER”

clear-night-sky-nary-a-cloud-on-this-summer-night-just-stars-the-milky-way-and-a-few-jet-planes_njts5n95__F0000.png

Durante a noite a superfície da terra esfria, perdendo o calor para o espaço. Como o ar fica frio, é provável aparecer geada ao amanhecer. Se estiver ventando pouco e frio o suficiente, poderá haver formação de geada.

“NÉVOA BAIXA, SOL QUE RACHA”

fog-cover

O nevoeiro se forma pelo resfriamento da atmosfera durante a madrugada, fazendo atingir a temperatura suficiente para saturação do ar de umidade. Conforme o Sol aquece, a água vai voltando ao seu estado de vapor.

“O PEIXE SALTA ANTES DA TEMPESTADE”

fish-and-lake

Peixes nadando próximo a superfície pode ser um indicativo de chuva, pois com ela há um aumento da oxigenação da água e também pode ocorrer maior queda de insetos.

“QUANDO SENTE CHEIRO DE TEMPORAL, O GADO SE JUNTA NO CURRAL”

boi-magro-no-curral-full

Animais agitados, buscando abrigo ou reunindo-se em grupos, podem indicar que estão percebendo uma queda de pressão atmosférica e proximidade de uma tempestade. Carneiros e galinhas reunidos também pode ser sinal de chuva, pois estão tentando se proteger em grupo. Sapos precisam estar sempre úmidos, então quando se aproxima uma chuva eles podem sair da água para reprodução e começam a coaxar.

Como mostrado nos exemplos acima, os animais tem uma maior capacidade de percepção das mudanças climáticas que nós seres humanos, e existem algumas evidências em animais específicos, que se notadas com antecedência podem lhe deixar mais preparado para o que estar por vir. Por isso, vamos a outros exemplos!

FORMIGAS

formigueir-blog-da-engenharia

Antes das tempestades, as formigas elevam a entrada os formigueiros. Se encontrar algo que esteja maior do que o normal, pode ser que vá chover forte. 

PÁSSAROS 

bird-storm

Quando a pressão do ar cai antes das tempestades, os pássaros começam a ouvir sons desconfortáveis. Assim, eles voam mais próximos a superfície e pousam nos fios de energia e nos galhos mais baixos das árvores. Além disso, você pode observar se eles começam a se alimentar de insetos que vivem no chão. Se for o caso, vai haver uma tempestade!

Se estiver perto do mar tente ver se os pássaros locais estão pousados na praia. Isso pode indicar que vai haver uma tempestade. Os pássaros também podem ficar mais quietos antes das tempestades. Se eles continuarem cantando ou piando, é porque o tempo vai ficar aberto.

Os pássaros conseguem sentir a pressão do ar e só migram quando o tempo está aberto. Se você vir alguma revoada no céu, é porque o clima provavelmente vai continuar bom.

Quando sentem que a tempestade vai ser curta, eles costumam esperar antes de buscar alimento. Se você encontrar alguma ave voando durante os temporais, é porque o temporal vai demorar para acabar. Os pássaros sentem as variações na pressão atmosférica e, assim, podem prever o tempo.

ABELHAS E BORBOLETAS

34265560312_53d203ab6b_b

Esses insetos voltam para os seus respectivos locais de repouso antes das tempestades. No caso das abelhas, elas também tentam preservar a colmeia. Se você não encontrar nenhuma delas em lugares como campos de flores ou pomares, pode ser que vá haver uma tempestade.

COBRAS

105597048_snakes8

As cobras deixam os ninhos antes do tempo fechar, mesmo que as temperaturas fiquem muito baixas. Se você encontrar algum réptil do tipo em lugares curiosos ou em épocas incomuns, pode ser que o clima vá ficar pesado.

As cobras também podem prever tremores de terra. Embora eles não aconteçam no Brasil, é bom saber que, quando o animal deixa o ninho, pode ser que vá acontecer algo do tipo.

As cobras costumam deixar os ninhos nos dias ensolarados em busca dos raios do sol. Elas não gostam de temperaturas baixas, já que têm sangue frio. Se você encontrar um réptil do tipo fora do ninho em dias que não estejam quentes, pode ser que o tempo vá fechar.

TARTARUGAS

shutterstock_6566595580

As tartarugas buscam terrenos mais elevados durante as tempestades. Se você morar próximo ao litoral, por exemplo, pode se deparar com algo do tipo. Se acontecer, lembre-se que é porque talvez vá chover.

Essas são algumas dicas de observação sobre o clima, conhecia alguma delas? Conhece mais alguma? Se sim, compartilhe esse seu conhecimento e escreva abaixo nos comentários.

Texto escrito por Welthon Tavares.

Anúncios

4 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s