Como afiar sua faca para cortar como navalha? – Setor 7 Ep.94

Você sabe cuidar das suas lâminas e deixá-las afiadas corretamente? Conhece os pequenos truques que podem facilitar esse trabalho? Se a resposta é não, vamos mudar isso hoje!

A afiação é um processo que pode se tornar bastante complexo quando você começa a ficar mais exigente. Existem dezenas de kits e processos que podem melhorar cada vez mais o fio da sua lâmina, mas o que realmente é necessário para chegar na tal “afiação navalha”?

Já deixo claro aqui que eu não tenho o costume de chegar neste nível de afiação com minhas lâminas, até porque tarefas de campo precisam de afiações mais “brutas” para aguentarem pancadas diretas em superfícies mais rígidas. A afiação fina é excelente para o manejo com carnes (e tarefas de precisão) e é obrigação sua conhecê-la e saber criá-la, porém lembre-se que cada trabalho exigirá uma ferramenta com afiação diferente!

Existem vários formatos diferentes de afiação e cada um possui suas vantagens e desvantagens, sabia? Pois é! Clique aqui e confira aqui essa matéria completa sobre desbastes.

E não se esqueça que qualquer técnica pode ser melhor executada quando temos as ferramentas certas, por isso vale conferir o kit de afiação da Mundo outdoor: http://bit.ly/afiacaomundo

Até.

 

Anúncios

um comentário

  • Vlamir Bueno

    As pessoas só precisam saber que fio “navalha” é pra navalha!!! Fazer um fio tão agudo em uma faca pra mato só se for pra ficar mostrando pros amigos, pois se a usar, vai virar ou até fazer dentes no fio, e depois vai dizer que a faca não presta. Cada ferramenta pede uma angulação diferente, e um entusiasta de cutelaria ou usuário deve conhecer e praticar as diferentes angulações, bem como a afiação certa parar os diferentes tipos de desbastes (flat, hollow, scandi, convex, bisel etc.).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s