Como evitar ou tratar picadas de cobra? – Entrevista no Projeto Jiboia

10838251_807803349285230_2988866471566062373_o

Nesta última semana estive trabalhando em Bonito – MS e aproveitei para visitar o Projeto Jiboia, instituição muito interessante que visa educar as pessoas e quebrar os mitos criados em cima das cobras. Após comentar sobre o blog com o proprietário, consegui uma entrevista onde abordamos uma série de temas de maneira breve, mas de forma muito construtiva. Neste vídeo você verá:

  • Como se prevenir contra picadas de cobra;
  • Como reagir em caso de picada;
  • Funcionalidade do kit de sucção;
  • Questões legais em relação aos animais;
  • O que é o Projeto Jiboia;
  • Como comprar uma Jiboia legalizada.

Apesar da entrevista não ter tido perguntas planejadas acho que o conteúdo que o Henrique (Dono do Projeto) compartilhou é muito rico e coloca em cheque várias crenças que temos sobre estes animais. Segue o vídeo:

Se você gostou do conteúdo nos avise, assim podemos nos planejar e gravar mais sobre este tema. Caso queira conhecer mais, acesse aqui o site do Projeto e também visite o perfil deles no Instagram, @projetojiboia.

Você tem alguma experiência interessante com cobras? Se sim, conte para gente nos comentários abaixo!

Até.

8 Comentários

  • Eu ja matei varias cascavel no Norte Paranaese quando jovem, mas na época não tinha o conhecimento de hoje então quando via uma cobra qualquer que foce a ação imediata era matar. Certamente ainda acontece isso no campo por falta de conhecimento das pessoas.

  • Ótimo vídeo, com informações muito importantes, e também já tive experiências com cobras perigosas, viajo para casa de parentes em local muito afastado da cidade, um lugar muito lindo, mas território muito favorável a cascavéis, neste local já passei apuros tomei botes dessas cobras pelo menos três vezes e por pouco não foi uma experiência fatal devido a poucos recursos dependendo de onde estava, essas informações são muito importantes para momentos como esses.

  • Mathues Damo

    Cobra é algo que tenho muito medo seja ela qualquer o fato dela invadir seu acampamento ou chácara pode trazer muitos perigos para você e sua família por exemplo se você for picado por uma cascavel muito velha seu tempo de vida é muito curto, e cobra vai atras sim para picar uma vitima, já vi e posso dizer que ela vem atras,.

  • Está ai um conhecimento muito útil e que vale a pena ser olhado mais a fundo, dependendo da região onde se vive é um perigo REAL, quase que comum do dia a dia.

    Eu mesmo quando era criança por 2x quase fui picado, e hoje em dia devido ao avanço das cidades em áreas de mata é algo que tende a acontecer com muito mais frequência.

    Para quem pensa em fugir para a mata em caso de extrema necessidade (ou mesmo gosta de passeios e de camping) é indispensável saber ao menos os primeiros socorros.

  • E o mesmo que comentei no vídeo. Estou em busca de enxofre PA. O que li é que isto afugenta cabras, deve ser passado na bota e na perneira. Uso de perneira e de um bastão de caminhada é crucial No mato.

    No Brasil há um projeto de lei sendo discutido no congresso que visa permitir a venda de soro antiofidico liofilizado em farmácias, mas não sei como anda o projeto.

    Quanto a apenas tirar fotos da cobra se for mordido, isto já é conversa politicamente educada. Se uma me morder eu é que não vou me fiar em máquina de fotos. Eu mato a cobra para ter certeza de qual é, e se na hora alguém for contra eu mato este também. É minha vida, ela vem primeiro. Antes eu.

  • Sim, ja capturei uma jiboia no mato, mas assim peguei ela observei e soltei a bichinha pra ir na paz.
    Fim de semana, achamos uma cascavel, meio ao game de airsoft…
    Então… é isso tem perigo em todo lugar, no mato não seria diferente.

Deixe um comentário