Munições e armas 22

Falando de uma paixão, calibre 22lr.

Carabinas no calibre 22lr,  já possuí tantas dessas armas que nem me lembro de quantas foram, contudo lembro que minha primeira arma de fogo foi uma rossi gallery 22lr (pump). Isso a muito tempo, depois veio uma CBC nylon (indestrutível).

Diversas outras marcas, CBC, Marlin, Ruger, CZ, Empala e Mossberg.

Bem, no calibre 22lr já atirei com praticamente de tudo,  armas, munições e combinação de ótimas armas com ótimas munições.

Apesar de ser meu calibre preferido e mesmo com uma munição excelente, não acredito que contra um alvo humano a mais de 150 metros elas provoquem grande estrago. No clube de tiro, atiramos à 200 metros e a força que a munição chega ao alvo não é capaz de derrubar a silhueta metálica de um carneiro, mas assim mesmo ela continua sendo o meu calibre preferido.

Para se ter ideia da importância do calibre 22LR, ele está presente quase que na totalidade dos manuais de sobrevivência e existem manuais de que vão mais fundo ainda, aconselham a Ruger modelo 10/22. Posso dizer uma coisa, já vi diversas carabinas Ruger 10/22, todas foram perfeitas, leves e de fácil manutenção, todas possuem peças intercambiáveis, e carregadores com grande capacidade (isso é show). O modelo básico da Ruger 10/22 vem com apenas um carregador de 10 tiros, porém você pode encontrar diversos modelos e marcas de carregadores com capacidade maiores, 20, 25, 50 e até 100 tiros. Isso é uma vantagem tática enorme. Outro fator pró 22lr, a munição é relativamente barata e infinitamente melhor para armazenar e para transportar em comparação à calibres maiores (2 cartucho de 12G são praticamente do mesmo tamanho que uma caixa com 50 munições 22lr).

Bem um aparte sobre armas de ferrolho e semi-automáticas… No Brasil nossa legislação só permite armas do tipo semi-auto no calibre 22lr e de espingardas Cartucho com esferas de chumbo), sendo assim calibres de BALA 38, 44-40, 32-20, 32S&W somente em ação de repetição (alavanca ou pump), as vantagens das armas de ferrolhos ou repetição é que a munição não gasta parte da sua energia ciclando o mecanismo do ferrolho como acontece nas armas semi-auto, sendo assim sobra mais energia para empurrar o projétil ao longo do cano. A desvantagem é que na recarga por ferrolho, pump ou alavanca o movimento prejudica consideravelmente a visada (alça e massa de mira), enquanto que nas semi-auto consigo realizar diversos disparos sem perder essa visada.

Munições! Existem para todos os gostos e necessidades, o calibre 22RLR acredito que é um dos mais versáteis nesse ponto. Você pode contar com munições Subsônicas mais pesadas e leves, ideais para uso com “abafador” ou como é conhecido no Brasil o “silenciador”, até as de hipervelocidade e entre essas sou apaixonado pela stinger da CCI.

Pouco Barulho e recuo mínimo. Isso define um tiro com o calibre 22LR

O calibre 22LR  é o ideal para quem quer iniciar no tiro desportivo e para treinamento, o calibre é ideal para caça de pequenos animais. O calibre 22 LR é popular desde os atiradores iniciantes aos experts em tiro. Quem não gosta de brincar com uma 22LR? Outra grande vantagem é o controle de praga. Essa semana mesmo devido as fortes chuvas apareceu uma ratazana no fundo de casa, confesso que a 22LR seria uma escolha muito melhor que uma vassoura ou a carabina de pressão.

Existe uma enorme variedade de munição, tanto no quesito preço quanto desempenho. O desempenho dessa munição deve-se a uma variação do peso dos projéteis, tipo de pólvora, seja qual for a munição 22lr, uma coisa todas elas tem em comum. O baixo preço.

O fato do baixo custo da munição, em média 25 a 30 reais a caixa com 50 unidades ou 120 reais a lata com 300 munições, se comparada as munições de 38spl (das carabinas Puma) que não saem por menos de 4 reais a munição, sem sombra de dúvidas influencia e muito na popularidade do calibre. Acredita-se que a produção anual fica em torno de 2.000.000 a 2.500.000 de munições 22LR. (isso é muita munição).

É muito importante de lembrar que a combinação de munição X arma influenciam muito na performance deste calibre. Pontos importantes como comprimento de cano, ação (funcionamento), desde ação por  ferrolho, alavanca, pump, ou as semi-automáticas (existem kit’s capazes de converter armas semi-auto em automáticas, porem são proibidos).

Quesito Precisão: A precisão do calibre é boa, porém não é excepcional; como disse antes a combinação arma X munição melhora a distância e precisão do tiro. Ao contrário do que se imagina as munições subsônicas são mais precisas porém tem menor alcance, enquanto as hipervelocidade tem maior alcance porém são menos precisas.

As munições 22LR são frequentemente divididas em quatro categorias distintas, com base na velocidade nominal:

Subsonic: (velocidade 340 m/s).

Padrão velocidade: (300-346 m/s)

Alta velocidade: (370-400 m/s)

Hiper-velocidade ou ultra-velocidade: (superior a 430 m/s).

Por que? As munições de hiper-velocidade ao serem disparadas lançam ondas supersônicas, essas ultrapassam o projétil durante o voo e podem atrapalhar na sua trajetória. Por isso as munições subsônicas são mais precisas a curta distância.

Como calibre de caça o 22LR é usado principalmente para matar pequenos animais.

A munição 22 LR não é tão potente se comparado aos calibres maiores (32S&W, 7.65x17mm, 38spl, 380 acp), porem não subestime seu perigo. Pois ela é capaz de infligir ferimentos graves ou morte para as pessoas. Mesmo a uma distância de 400 metros, um projétil de 22LR viaja a mais ou menos 150 m / s. Um disparo com uma boa arma e a munição certa pode ter um alcance de até 2.400 m (essa fonte não é confiável, existe relatos de 1500 metros, no clube de tiro um amigo consegue acertar com munição standard há 200 metros e o projétil chega com menos energia que um tiro de carabina de pressão). Um tiro de 22 LR pode ricochetear na superfície da água, podendo causar ferimentos graves a uma pessoa, mesmo a centenas de metros de distância.

Para elucidar estas afirmações, aqui vai um vídeo onde fizemos um teste balístico com argila:

A 22LR também tem seu uso limitado pela polícia e os atiradores militares. Sua principal vantagem neste papel é o seu baixo nível de ruído, mas é geralmente limitada a operações urbanas devido ao seu curto alcance se comparado a outros calibres de fuzil (556, 762, etc…).

O Exército israelense usou um rifle suprimido 0 22 LR, na década de 1990 para controle de distúrbios e para “eliminar cães perturbadores antes das operações”. Embora seja agora menos utilizado, tem se mostrado mais letal do que se suspeitava anteriormente. Alguns outros exemplos incluem o uso de supressão de alto padrão HDM pistolas pela American OSS , que foi a organização antecessora da CIA .

Resumindo: Mesmo sendo considerado “brinquedos” em muitos países, as armas 22LR  são um ótima opção para sobrevivencialista e são minha verdadeira paixão.

Todas as armas postadas são no calibre 22LR e infelizmente nenhuma delas são minhas.

IMPORTANTE:

Se voce tem interesse em comprar uma carabina 22LR pode encontrar o procedimento necessário no site http://www.dpf.gov.br.

Se pretende praticar e participar de provas de tiro, o ideal é ingressar em um clube de tiro e procurar registro da atividade de esportista junto ao Exército Brasileiro para “apostilar” essas atividades, pois o Exército é quem controla a atividade atirador esportivo, caçador e colecionador.

Abraços e espero ter ajudado a todos falando sobre esse fantástico calibre.

About these ads

105 Comentários

Arquivado em Sobrevivência em selva, Sobrevivência urbana

105 Respostas para “Munições e armas 22

  1. Pierre

    Olá amigo, eu tenho uma Walther P22 e uma pistola 3m cal. 380 para defesa pessoal (sou Militar). Após ter me apaixonado pelo cal .22 meu próximo passo é adquirir um rifle .22. Não vou comprar nacional e apesar de termos alguns vendedores da marca CZ aqui no meu estado SC eu não tenho idéia de qual modelo comprar 452 ou 455 por exemplo. Meu objetivo é ir para o clube atirar e nos eventuais finais de semana em sítio atirar em latas. Como vou investir mais de 5.000R$em um rifle desta marca, vejo que tem vário modelos com diferença de 200R$. Pode me ajudar com um modelo para minha necessidade?

    • Bom dia e desculpe a demora na resposta,
      Vamos dividir essa questão assim acredito que fica melhor para tentar explicar:
      Podemos começar com mecanismo de ação: O que voce prefere?? Carabina de ferrolho, semi-auto ou pump (depois desse detalhe pode partir para marca e por ultimo por preço)
      Sobre o mecanismo de ação EU gosto de carabinas semi-auto, mesmo perdendo na precisão e com uma montanha de diferenças ainda sim prefiro as semi-auto para brincar, lembrando que eu considero tiro uma diversão. (resposta baseada apenas e puramente no gosto pessoal).
      Marca existem diversas marcas e modelos, garanto que para uma competição esse quesito faz diferença, poucas armas se destacam sobre as CZ porém com um preço quase que proibitivo para a maioria dos mortais, novamente prefiro as carabinas da marca “Ruger” em especial o modelo 10/22.
      Um detalhe importante, tenho um amigo que comprou duas carabinas CBC as mais simples possível, uma semi-auto e outra ferrolho, garando que com um investimento infinitamente menor que o meu ele se diverte tanto ou ate mesmo mais, pois não se preocupa tanto com o fato da arma ser uma “joia”.
      Resumindo a arma boa é a que atira e proporciona possibilidade de diversão e prazer para o praticante de tiro.
      Perdão aos defensores de excelente marcas e modelos mas sou um atirador mediano, apesar de já ter a possibilidade de atirar com excelente armas a minha precisão não melhorou em nada, resumindo o meu limite esta na peça atrás do gatilho.

      Espero que encontre a sua arma e que minha experiencia pessoal possa ter ajudado.

  2. Ola amigo. adoro armas, e tenho vontade de ser atirador esportista, tem algum clube de tiro barato em sao paulo que eu possa participar e conseguir a CR para poder comprar um rifle 22 LR para pratica esportiva. moro na freguesia do o. obrigado.

  3. Rogerio

    Bom dia! tenho um rifle rossi calibre 22 mas esta sem a vareta q coloca as balas, meu pai faleceu e deixou esse rifle na fazenda. onde posso encontrar essa peça?
    obrigado

    • Prezado Rogerio, a vareta faltante é essencial ao funcionamento da arma, sendo também parte integrante da mesma, por isso deverias te desdobrar em dois para achar a vareta, lembrando que mesmo ela, é composta de mais peças. A Rossi agora é empresa da Taurus, que segue produzindo vários modelos da Rossi, principalmente p/exportação, graças a qualidade que a Rossi atingiu com seus produtos, revolveres e carabinas. Tb espingardas de chumbo, e rifles : .22 lr, short, .38 SPL, 357 magnum, 4440 WCF e outros calibres mais. A Rossi era em S.Leopoldo/RS, Agora deves procurar a Taurus, na Av. do Forte em P.Alegre, pois terá as peças necessárias, e a forma de aquisição, acredito que a peça não seja muito cara. Em P.Alegre há armeiros bos, conheço dois deles, ATHOS FALLAVENA, (CASA RADIO ARMA) era muito ligado a Rossi, e tem comércio e oficina na Rua Washington Luiz esquina com Rua Bento Martins, centro de Porto Alegre/RS. Tem muita “experiência mas ainda está ativo ao que sei . O outro é o Sr EDISON KARAM, Grande armeiro, muito ligado a Taurus, tem ou tinha sua tradicional oficina no Bairro Floresta, rua Câncio Gomes, pertinho da Cristóvão Colombo, em Porto Alegre/RS. QQ um deles é experiente e competente, o Sr. Karam estava encerrando as atividades na sua oficina, mas poderá orientar como e onde adquirir a vareta, como disse não sei se ainda está naquele endereço. Em S. Leopoldo/RS, berço das armas Rossi, existe uma empresa de armeria, oficina, ARMA SINOS, de propriedade de IRINEU BREITENBACH, que trabalhou no ROSSI, por anos, e tendo sua oficina também devidamente cadastrada, saberá orientá-lo e resolver seu problema. Consulte listas telefônicas, sites, links, na INTERNET, o que vai facilitar sua busca de solução. Acho que VALE A PENA, pois a arma é uma das poucas opções atuais, tem origem nobre (WINCHESTER) TENDO SIDO MUITO EXPORTADA AO CANADÁ E USA, PAÍS DE MÚLTIPLAS FABRICAS DE ARMAS, E DAS MELHORES MARCAS. A arma tem fortes admiradores, é pratica e funcional, relativamente precisa durável e confiável. Transporte fácil por ser de fácil desmonte, sendo de repetição por bomba (pump action) TEM NO SEU SISTEMA DE DEPÓSITO UMA ÓTIMA QUANTIDADE TIROS DISPONÍVEIS. Muito bonita tendo no design de sua coronha, a marca registrada das Winchester. No Google ou Youtube tem um atirdor airando em sequência super rápida e precisa, simplesmente fantástico. Desculpe a extensão do comentário, é uma novela, mas meu amor por armas do tipo, e minha vontade de ajudar quem tb gosta e quer praticar, me dificultam a capacidade de síntese. Se alguém quiser contestar ou complementar p/ que o Rogério não fique APENAS com a minha versão dos “fatos”, à vontade, desejo a todos muito boa sorte, e até mais. Abraços Ronald.

  4. juliano

    tenho uma brno modelo 3. esse modelo é raro ? queria mais informações !

    • Juliano conheço dois modelos da BRNO o modelo 1 e o modelo 2 não conheço o modelo 3.
      Leo Lima voce conhece esse modelo?

    • Raphael

      Amigo Juliano,
      Sua BRNO foi fabricada na Checoslováquia? As americanas são uma droga; digo isto porque tenho uma checa há 40 anos; entusiasmado com a qualidade desta, caí na besteira de comprar mais uma , em Miami ,via despachante : frustração total; ressalto que a checa é um primor de funcionalidade e acabamento. não conheço o modelo 3.

  5. meu eu quero umas muniçoes de calibre 22 mais nao encontro queria praticar mais a minha e daquele progetio de cartucho de polvora e nao encontro

  6. Raphael

    Boa tarde amigo,
    Quero saber onde posso comprar, aqui no Brasil, uma Colt M4 .22,…Grato!!!!

    • docrdm

      Boa noite, essa semana recebi de um amigo o endereço de um site brasileiro que tem essa arma a venda, o problema é que não conheço ninguém que tenha feito nenhuma compra ou esteja em via de negociação com eles, sendo assim não posso emitir opinião.

      http://espacotatico.com/armamento.php

      Espero ter ajudado.

      LEMBRANDO QUE NO PERFIL DO CAMPANHA DO ARMAMENTO E VIVA BRASIL VOCE PODE ENCONTRAR TODAS AS DICAS DE COMO REGISTRAR A SUA ARMA.

  7. Boa tarde! Por favor, poderiam me informar os procedimentos necessários para legalizar, registrar uma arma ? Obrigado. (irio@miyata.com.br).

    • Boa tarde, infelizmente o “registro” de uma arma só é emitido no momento da compra ou em anistias aonde voce pode declarar a posse da arma e registrar essa no seu nome baseado em nota fiscal antiga, registro já vencido ou outros documento aceito pela departamento de policia federal. Hoje como não estamos em anistia não existe a possibilidade de registrar uma arma que não possua o registro, o que é possível nos dias de hoje é a transferência de uma arma já registrada de uma pessoa para outra que cumpra todos os pré requisitos exigidos pela lei.

      • Bom dia! Verifiquei em outros “sites”, e realmente, não é possível registrar armas antigas, lamentavelmente o Brasil é um país onde, pessoas honestas e com boas intenções, não conseguem nem sequer, legalizar , ( deixar dentro da lei ), uma coleção de armas antigas, muitas delas, que talvez, nem funcionem. Obrigado.

  8. edgar

    Alguém aí conhece a carabina rossi gallery cano 23mm, calibre 22mm 15+1 tiros modelo rossi 22s-LORLR e sabe qual é o preço estimado para essa relíquia? Se alguém responder, agradeço.

    • docrdm

      Bom dia, vamos lá, essa ara é uma replica autorizada de uma carabina winchester (vários modelos foram produzidos com diferentes nomes; modelo 06 modelo 67 e etc… sem alteração significativa nas características da arma) pelo que andei lendo essa é uma carabina Winchester que “teoricamente” funcionaria com 22Lr e 22 curto mesmo semi-auto (não sei se essa informação procede) nos EUA o preço da carabina WINCHESTER modelo 06 e 67 varia de 400U$ – 2000U$, porem no Brasil esses preços estão completamente fora da realidade, o ramo de coleção no Brasil é muito fraco, uma arma calibre 22Lr aqui na 5ª RM dificilmente entraria no mapa de Coleção de um atirador, sendo assim quem comprar ira ter que registrar no SINARM (policia federal) ou caso se trate de um atirador registrado junto ao E.B. apostilar no CR de caça ou atirador.

      Voltando ao valor, uma arma similar a sua nova vai custar aproximadamente 900,00 – 1.200,00 (https://www.paudefogo.com.br/produto/61 http://www.falconarmas.com.br/shop/rifle-7022-22lr-tiros-madeira-liquidacao-p-5516.html) os poucos modelos da ROSSI ainda estão disponíveis para venda e o valor chega próximo a 2.000,00.

      O valor de uma arma de coleção é difícil de ser definido, o primeiro e mais importante passo é encontrar um interessado.

      Espero ter ajudado

  9. Antonio

    Amigos, alguém conhece a Espingarda MOSSBERG, calibre 12, semi automática, importada pela CBC?
    Se alguém souber e puder falar sobre ela eu agradeço.
    Estou interessado em comprar uma, mas não a conheço e não sei de nada sobre ela.
    Grato.
    Antonio.

  10. rafael fernando.

    boa tarde a todos.
    eu tenho uma brno modelo 5, mira tipo livro com regulagem para 50, 75 e 100 mts, ano de fabricação 1970, e vou dizer uma coisa, nehuma fabricada nos dias de hoje tem a qualidade dela, não troco por nenhuma outra, e aqui no uruguay ela custa algo em torno de 500 dólares , usada, nova custa 1,100 dólares. abraços.

    • Veja esse vídeo e poderá entender por que a sua arma tem qualidade superior e provavelmente nunca mais serão fabricadas armas iguais a essas.

    • Antonio

      Amigo, que arma é essa? Não conheço o nome. Qual o calibre? É nacional?
      Se puder poste fotos dela(mmarcoliv@oi.com.br).
      Estou querendo comprar uma espingarda calibre 12, semi automática, de preferência Benelli. Se souber quem tem uma me informe.
      Grato.
      Antonio.

    • marcondes

      tive um brno mod 01…. muito boa a arma… dai vendi e comprei um novo CZ…. mas fiquei triste por nao poder manter a arma…

    • Raphael

      Concordo totalmente! A minha CZ é de 1965. Não mudo uma virgula do que você disse! parece que foi feita ontem!
      Fabricação espetacular!

  11. Pingback: Introdução aos rifles Ruger e ao calibre .22 longo |

  12. Antonio

    Senhores bom dia:
    Sou de Recife-PE, e tenho um problema com o meu rifle nylon 66, 22LR fabricado pela CBC. O mesmo ao disparar joga a cápsula fora mas não leva o outro cartucho para a câmara.
    Peço a ajuda dos colegas que souber onde tem um armeiro bom aqui em Recife-PE, ou que me possa dá a dica do que possa ser.
    Antes de desmontá-lo estava bom, mas depois que fiz isso e remontei ficou assim.
    Marcos.
    mmarcoliv@oi.com.br

    • docrdm

      Boa noite Antonio, sobre o armeiro aconselho que procure um clube de tiro ou melhor ainda uma federação de tiro esportivo ou prático do seu estado, sobre a nylon ela é cópia perfeita da remington talvez encontre alguem vídeo no YT sobre como montar e fazer manutenção na sua arma. Outra opção e desmontar cuidadosamente e remontar.

      Abraço

    • patrick

      Bom talvez vc nao tenha encaixado bem o cano . O sistema desta arma é bem complexo, veja no youtube o processo de montagem bem correto.

      • Antonio

        Amigo PATRICK obrigado pela dica.
        Por outro lado, estou querendo comprar uma Espingarda 12, semi automática, para tiro ao prato(no vôo), de preferência da marca Benelli, toda certinha para registrar em meu nome, se souber quem tenha uma lhe peço me informar.
        Abraços.
        Antonio Marcos

    • marcondes

      ai antonio, ja tive um cbc nylon 66, que na verdade é d remington. esse problema pode ser pela falta de presão da vareta ou a rampa que antecede esta atrapalhando, na minha foi a mola…. se for a rampa somente um polimento num armeiro resolve…

      • Antonio

        Amigo, obrigado pela diga e vou verificar, e quanto à mola, qual delas é a que vc se refere?
        Grato
        Antonio
        obs: Estou interessado em uma espingarda 12 semiautomática para tiro no vôo, se suber quem tem me avise,
        Grato

  13. Raphael Baptista

    Um alerta!!
    Se você for comprar um rifle CZ, certifique-se que seja fabricado na Tchecoslovaquia , pois aqules fabricados nos USA, são a maior porcaria .Comprei atrvé despachante e tive a maior decepção .
    <

    • docrdm

      Bom dia, sempre que fazemos um comentário temos que pensar nas variantes do assunto. Sobre as carabinas CZ são consideradas umas das melhores em competições de silhueta metálica, nesse ponto gostaria de diferenciar dois tipo de carabinas 22Lr as “comuns” que servem para caça, diversão e competição como CZ. Marlin, Ruger 10/22, CBC e etc… e outras carabinas que são unica e exclusivamente “customizadas” para modalidade de tiro como as carabina Anschutz e outras. Outro fator que causa um pequena variação é o tipo de ação, as armas de ferrolho normalmente são mais precisas em comparação as semi-auto, um outro fator EXTREMAMENTE IMPORTANTE é a munição, não adianta nada comprar um carabina Anschutz de 10.000,00 reais e atirar com uma munição standard CBC de 4 centavos, arma nenhuma faz milagre, agora uma munição eley combinada com uma boa arma fica muito difícil de não obter a precisão esperadas para o calibre. Um outro fator que descobri recentemente é a “coroa” isso é a ponta do cano aonde as raias terminam, apos atirar muito com uma remington e não conseguir um bom desempenho levei a minha carabina para um amigo armeiro e ele fez a coroa da arma “matou as raias todas no mesmo lugar” a precisão da arma mudou da água para o vinho. Sobre as diferenças da CZ Tcheca e made USA acredito que seja a data de fabricação, é notório que as armas mais antigas tinha um acabamento e ajustes muitos mais finos e precisos, literalmente o acabamento era manual, coisa que hoje em dia não existe mais.

      Bem como tudo que escrevo nesse blog esse comentário é fruto das minhas experiencias (ou inexperiências) estou sempre pronto para aprender e ajudar no que for possível.

  14. sheston lescano

    Amigo…tenho Cr e gostaria de saber onde consigo comprar munição cci para uma .22 aqui no brasil…
    Obrigado..!
    E-mail. shestonlescano@hotmail.com

    • docrdm

      Bom dia, bem existem alguma maneiras de se comprar munição importada, a mais rápida e fácil é procurar em clubes e federações, essas entidade eventualmente fazem importação de munição no calibre 22lr, 12gauge e os calibres da família .30 para caça ou tiro de fuzil. A segunda maneira é a importação individual de munição através de uma CII, em ambos os casos é mandatório que se tenha o calibre da arma devidamente registrada no CR. Obs: a venda, troca ou doação de munição de um atirador para outro é crime com penalidade de perda do CR então esses são os dois únicos meios de se obter esse tipo de munição.

      Obs: a magnatec um empresa séria vinculada ao clube de tiro de Americana – SP, sempre tem munições de marcas e calibres especiais para atiradores, espero ter ajudado.

  15. edevaldo grillo

    edevaldo grillo policial aposentado desejo apenas dar um recado aos nossos governantes,por nao ter direito de andar armado fui obrigado a assistir a um assalto na anchieta cujo motorista foi alvo de assaltantes no transito parado nao pude ajuda-lo por questao de ideais dos donos do direito humano, popis eu queria matar todos os tre s assaltantes, sofro por ter me sentido tao inutil aos setenta anos

    abraçosgrillo

    o.

    • UMA PLACA FOI FIXADA NA ENTRADA DE WINSCONSIN

      BEM VINDO A WINSCONSIN

      Atenção criminosos e terroristas:
      Mais de 170.000 residentes de Winsconsin
      tem permissão legal para carregar uma arma de mão.
      Eles estão armados e preparados para defender a si
      e aos outros contra atos de violência criminal.

      VOCE FOI AVISADO.

      ILLINOIS E CHICAGO, no entanto, estão desarmados para sua conveniência.

      Obs: acredito que esse é o tipo de atitude que diminua significativamente a violência.

    • isaias pereira da silva

      Quero compra essa arma meu telefone 81837818

  16. Danilo

    Oi eu tenho uma dúvida..seu eu postar no facebook a foto da minha carabina de pressão ,deitada numa mesa sem ta apontada para nada e sem nenhuma frase ofensiva ou ameaçadora isso caracteriza um crime ???

    • Olá amigo,

      Não é necessário possuir documentação para ter carabinas à mola, se a sua for assim e não estiver fazendo nada potencialmente ilícito na foto, não há problema.

      Abraços.

      • Danilo

        Muito Obrigado…é que eu achei que eu ia ta fazendo apologia as armas…ou que existisse alguma lei q proibisse expressamente a publicação de armas de qualquer tipo na internet ..bom acho que o ministério publico tem mais o q faze né..

      • As coisas estão esquentando. Ótimo, existem pessoas de bem e de honra, e pelo visto esse blog esta se tornando um local de encontro dessas pessoas.
        Sobre a policia, nunca poderemos ter um policial por esquina ou escola.
        Sobre atiradores e pessoas com porte de arma, vejo que uma pessoa de BEM, armada, acaba sendo uma força de apoio a policia.
        Sobre BANDIDO BOM = BANDIDO MORTO, concordo plenamente, mas lembro de uma pequena oração “Concedeime senhor a SERENIDADE necessária para aceitar as coisas que não posso mudar, CORAGEM para mudar as que posso e SABEDORIA para distinguir uma das outras” é essa serenidade que uma pessoa que porta uma arma deve possuir pois assim ele não irá cometer nenhum injustiça.

        Abraço

        E vamos manter a conversa animada.

  17. Paulo Santos

    Amigo,
    que marca de pistola calibre 22 você compraria?

    GRato,
    Paulo

    • docrdm

      Boa tarde Paulo,

      Vou responder de forma direta assim como foi a pergunta, Sig Sauer Mosquito.
      Motivo, tenho as mãos grandes a mosquito é uma pistola com o corpo semelhante ao de uma glock G25 sendo assim a empunhadura para o meu caso é muito confortável. como a Sobre armas curtas no calibre 22Lr.

      Fico a disposição.

  18. Amigo, PCP’s são vendidas em qualquer loja de pesca. Basta comprar.

    Não há nenhuma restrição, e a mesma não e aplica pois a lei é clara.
    O Exercito não pode regulamentar nada via portara acima da lei, só podem falar de armas de pressão no assunto importação, sobre as armas de pressão de CO2, pela ausência de correta e clara descrição, foram concideradas e controladas em categoria diferente(o que permite ao exercito, exigir por exemplo CR) se não me engano categoria 3, porém quem comprou antes do final de 2011, portanto antes da nova porcaria, digo, portaria, tem o direito constitucional, de ter o objeto.

    É muito fácil confundir os temors, mas todos estão escritos em lei, também de forma clara. Vou esplanar brevente.

    Simulacro, é uma “replica” que Não dispara projetil, muito usada na televisão, elas até disparam fogo apenas(quando disparam).

    Replica, é arma de fogo, identica e que dispara.

    Se é de pressão oi chumbo, igual, ou não, mas dispara chumbo, não é nem replica, pois tem calibre diferente, nem simulacro, pois dispara algo, ainda mais se é der ar, então arma de pressão(ou chumbo).

    Quem se interessa por armas de pressão, tem muita coisa boa na internet, de profissionais e expecialistas, inclusive um forum muito bacana, que não sei se posso citar aqui, mas ta fácil, é só procurar.

    Se inventarem de proibir, restringir, ou qualquer coisa assim, por pura interpretação erronea da legislação(comum no brasil) quem tem dinheiro para uma PCP, tem dinheiro para tirar CR, apostilar e ficar tranquilo, convenhamos que não são nada baratas as PCPs, de Custam a partir de cerca de R$ 3000(4,5mm) a R$ 11.000,00(Ari Wolf’s).

    Enfim, bons tiros e não esquenta não, a lei está acima até mesmo do exercito, que se procurar, tem cara aberta redigida pela DFPC, dando o entendimento sobre as PCP’s.

  19. Alvaro

    você já ouviu falar do henry survival ar7? se não pesquise na internet e veja como ele e ótimo pra camping

  20. Marcos

    Olá, parabéns pelo blog!!
    Gostaria de saber se é verdade quando dizem que algumas carabina de pressão (como a Hatsan 155) são iguais a um rifle22?

    • Olá Marcos,

      Possuem o mesmo calibre, porém como o chumbo tem como propulsor a mola e não pólvora, sua velocidade de saída é muito menor. Valeu pelo apoio!

      Abraços.

      • Boa tarde, vamos por partes…
        Sobre o calibre o Exėrcito Brasileiro restringe o uso de calibres maiores que 6,0mm (salvo engano nessa medida o calibre 22LR ficaria aproximadamente 6,2mm) sendo assim carabinas de pressão seja essa por mola ou gás RAM somente em calibres inferiores ao 6,0mm dentre eles os calibres mais comumente encontrados são os 4,5mm e 5,5mm.
        Sobre o tipo de “ação” mola, gás RAM, PCP ou por pólvora. Toda arma em qualquer calibre que usa como propulsão a queima de pólvora é restrito, tem sua norma órgãos de controle (Policia Federal ou EB). As PCP ou seja as que utilizam cilindros de ar comprimido, CO2 ou similares são proibidas no IR105 e essa proibição esta começando a se fazer cumprir exemplo disso que muitas lojas estão começando a encontrar dificuldades em vendas pela internet e recentemente um amigo foi proibido de embarcar com uma em um vôo domestico mesmo como bagagem despachada.
        Finalizando venda, porte e posse permitida para maiores de 18 anos sem exigência legal de nenhuma documentação somente as carabinas por ação de mola ou gás RAM nos calibres até o 5,5mm.

        Obrigado pela atenção, desculpe pela demora e estou a disposição.

  21. arthurtescaro

    Para quem não consegue o CR ou prefere optar por não enfrentar tanta burocracia, uma fuga é o uso de armas de pressão por ação de mola, PCP ou gás Ram (Nitro), segue conhecimento: CARABINAS DE PRESSÃO NÃO SÃO ARMAS DE FOGO E NÃO NECESSITAM DE REGISTRO. De acordo com a Portaria n° 36-DMB, de 09 de dezembro de 1999, (norma que regula o comércio de armas e munições aprovada pelo Ministério da Defesa e Exército Brasileiro) armas de pressão por ação de mola, com calibre igual ou inferior a 6mm, não são armas de fogo.Portanto: TÍTULO IINORMAS PARA AQUISIÇÃO DE ARMAS E MUNIÇÕES DE USO PERMITIDO, POR CIVIS, MILITARES E POLICIAISCAPÍTULO VII Da Venda de Armas de Pressão Art. 16. As armas de pressão, por ação de mola ou gás comprimido, não são armas de fogo, atiram setas metálicas, balins ou grãos de chumbo, com energia muito menor do que uma arma de fogo.Art. 17. As armas de pressão por ação de mola, com calibre menor ou igual a 6 (seis) mm, podem ser vendidas pelo comércio não especializado, sem limites de quantidade, para maiores de 18 (dezoito) anos,cabendo ao comerciante a responsabilidade de comprovar a idade do comprador.
    Pode contar com a VentureShop para adquirir sua arma de pressão.

    http://www.ventureshop.com.br/carabina-de-pressao-s83/

    Espero ter colaborado!
    atenciosamente,

    • docrdm

      Boa noite Arthur, sobre as carabinas PCP elas estão sofrendo uma série de restrições, o próprio Exército Brasileiro já criou uma categoria para apostilamento de armas de “ar comprimido” do tipo de PCP… as armas de ação de mola e gaz ram ainda não sofrem limitações (além das já existentes).

  22. Para quem não consegue o CR ou prefere optar por não enfrentar tanta burocracia, uma fuga é o uso de armas de pressão por ação de mola, PCP ou gás Ram (Nitro), segue conhecimento: CARABINAS DE PRESSÃO NÃO SÃO ARMAS DE FOGO E NÃO NECESSITAM DE REGISTRO. De acordo com a Portaria n° 36-DMB, de 09 de dezembro de 1999, (norma que regula o comércio de armas e munições aprovada pelo Ministério da Defesa e Exército Brasileiro) armas de pressão por ação de mola, com calibre igual ou inferior a 6mm, não são armas de fogo.Portanto: TÍTULO IINORMAS PARA AQUISIÇÃO DE ARMAS E MUNIÇÕES DE USO PERMITIDO, POR CIVIS, MILITARES E POLICIAISCAPÍTULO VII Da Venda de Armas de Pressão Art. 16. As armas de pressão, por ação de mola ou gás comprimido, não são armas de fogo, atiram setas metálicas, balins ou grãos de chumbo, com energia muito menor do que uma arma de fogo.Art. 17. As armas de pressão por ação de mola, com calibre menor ou igual a 6 (seis) mm, podem ser vendidas pelo comércio não especializado, sem limites de quantidade, para maiores de 18 (dezoito) anos,cabendo ao comerciante a responsabilidade de comprovar a idade do comprador.
    Pode contar com a VentureShop para adquirir sua arma de pressão.

    http://www.ventureshop.com.br/carabina-de-pressao-s83/

    Espero ter colaborado!
    atenciosamente,

  23. Ricardo luiz fonseca milita

    Eu já tenho uma amar registrada! Mais gostaria de comprar um rifle calibe 22. O q devo fazer para comprar esta arma de forma legal? muito obrigado pela atenção , um feliz ano novo !!!…

  24. boa noite, tenho um amigo q mora em uma fazenda. ele tem uma carabina cal.22 a pelos menos uns 10 anos, apesar de estar muito bem cuidada ela aparenta ser muito antiga, ela é da marca rossi e tem escrito no cano: (carabina “rossi” cal.22 -long-s Leopoldo do sul Brasil) na lateral do cano ela tem escrito (8022-1) la é de ferrolho e calça apenas uma bala de cada vez.. ela não tem nenhum tipo de numeração (e não tem nenhuma marca da ter sido raspada) gostaria de saber se vc sabe que arma é essa? qual o provável ano de fabricação pois tal como vc eu tbm amo o cal 22. desde ja fico muito grato pela atenção. imail ( kellinkarate@hotmail.com)

    • docrdm

      Já vi uma dessas ha muito tempo, acho que foi ha uns 20 anos e já era bem antiga naquela época, infelizmente não sei responder suas perguntas mas posso ajudar voce a definir isso, entra http://www.revistamagnum.com.br se puder enviar fotos da arma tenho certeza que irá conseguir respostas para todas essas informações. Desculpe por não poder ajudar.

      • A arma em questão, é uma das primeiras experiências da fábrica ROSSI com carabinas e rifles .22lr. Devem ter sido, tais armas feitas pela década de 50 e 60, A arma do tipo que conheci tinha um cano bastante longo, talvez uns 15 a 20 cm a mais que a média das carabinas. A arma parece ser derivada de carabinas GECO, da Alemanha, e tb monotiro. Parece-me que a arma alemá que inspirou a Rossi, era modelo do ano 1925. Arma simples, de usar, limpar , conservar, desmontagem então simplória. Foi uma experiência que penso ter dado certo, e tinha razoável precisão apesar de ter aparelho de pontaria muito simples e rudimentar. Aqui no Sul, como de resto, é tudo raro hoje em dia, mas esta até se encontra, e geralmente elas tinham seu longo cano oxidado e o ferrolho niquelado ou cromado, e para retirá~lo do cano, parte posterior, bastava premir o gatilho e puxá-lo para tras. Legal que a tenhas conhecido, pois assim, já sabes que as carabinas GECO daquela época referida são muito parecidas, talvez, mais justas e precisas.

  25. Possui uma carabina Urko ou Urco calibre 22, com pente de 10 tiros, há 25 metros de distância atravessou uma tabua de porteira de peroba rosa de 3 cm x 12 cm

    • docrdm

      Boa Noite, sobre a “potencia” do calibre 22Lr ele é completamente dependente da munição, exemplo prático disso é que algumas carabina calçam tando o 22Lr quando o 22curto, se experimentar atirar com o curto verá que a “potencia” do tiro será consideravelmente menor. Sobre a Arma, as carabinas Urko foram fabricadas desde as famosa carabinas de pressão com ação de mola até o calibre 38SPL, um ponto em comum sempre foi a qualidade, resumindo sou arma deve ter uns 50 anos e vai durar pelo menos mais 50 se bem cuidada, sem querer ser chato essa peça da arma ao qual chamou de “pente” o nome certo é carregador.

      Grande abraço e fico a disposição para trocarmos mais algumas ideias.

  26. Gaia

    Parabéns pelo artigo, muito interessante e muito bem escrito. Tenho uma perguntinha, que é algo que me intriga. Já vi em algum lugar no meu passado de pescador, em alguma beira de rio, um cartucho de 22LR que tinha como projétil vários pequenos chumbos, o cartucho tinha uma ponta tipo amassada do próprio latão. Nunca vi a venda e pouca gente conhece. Ví fotos desse tipo de cartucho na internet, mas nunca achei a especificação ou nome dele. Você sabe me dizer o nome deste tipo de munição? Obrigado, abraço!

    • docrdm

      Boa tarde,

      Obrigado pelo elogio, sobre a munição em especifico acredito que a própria CBC já produziu essa munição, ela servia para caça de pequenos roedores, recentemente vi dessa munição em uma versão mais moderna aonde o projétil é plástico (como uma cápsula) com diversas esferas de chumbo. Coloquei alguns link´s com descrição dessa munição.

      http://godgalsgunsgrub.blogspot.com.br/2012/03/cci-22-lr-shotshells-for-pest-control.html
      http://www.cabelas.com/rifle-ammunition-federal-22-rimfire-ammunition-2.shtml

      • Gaia

        Obrigado pela resposta. Tem um alcance bem limitado segundo o primeiro post……achei que daria para “imobilizar” um rato na cumieira a uns 8-10 metros de distância…..rsrsr! Abraço.

    • Leonardo Veloso do Prado

      Olá, a munição a que se refere é facilmente encontrada, é a .22 CH 11 EXPRESSO, com ela vc pode atirar em ratos, pombos e morcegos p.ex. até mesmo dentro de casa, pois não danificam paredes e telhas e espalham chumbinhos, facilitando acertar até mesmo um rato se movimentando no telhado, no entanto tem muito pouco alcance. Observação importante: não se recomenda seu uso em carabinas pois podem expandir o cartucho após o tiro e danificar o mecanismo de extração, é raro acontecer mas quando ocorre o prejuízo é certo.
      Abraço,

      • docrdm

        Obrigado Leonardo, compartilhar informações soma conhecimento a todos os membros do canal.

      • marcondes

        tenho um rifle 22lr da imbel, meio cansado mas resolvi usar para caça de pombos, perdiz dentre outros… muito bom numa distancia de ate 10 metros sem muita folhagem…. caçava com uma 32 hoje uso o 22 expresso pela praticidade, baixo custo, baixo ruido e o mais importante, mesmo atirando de perto nao estraga a caça…

    • Charles Cristian Silva

      Ola. A municao que vc ta procurando é fabricada tambem pela cbc. Conheco por cartucho .22 com chumbo n°12 ou mostarda. Este tipo de municao tem o preco um pouco mais elevado que as .22 lr. Ps: experimente usa-la em um revolver calibre 22…é show. Nas carabinas apos o disparo o cartucho deflgrado costuma se enroscar nas raias.

  27. fabio porto

    boa tarde tenho uma winchester cal 22 modelo 62a de repetição so q ela ta acavalando as capsulas voces poderiam me orientar como conserta-la desde ja agradeço

    • docrdm

      Boa noite Fabio, olha não sou especialista em arma, principalmente arma antigas…
      mas acredito que existe concerto para tudo que pode ser comprado com dinheiro,
      a primeira pergunta que tenho que fazer é se essa arma tem documentação,
      se ela não possuir documentação não existe possibilidades,
      a segunda é qual estado voce mora assim posso procurar saber quem pode ajudar,
      aqui no Pr conheço pelo menos duas pessoas, se não me engano o Batata tem uma dessas e fez alguns reparos nela,
      para confirma pode entrar no canal dele (sobrevivencialismo urbano) e falar com ele.

      Abraços (sei que não ajudei muito mas que sem essas perguntas não tem o que fazer)

  28. claudir bianchi

    Muito boa mátéria,afinal quem não gosta de um bom .22….abraços.

  29. diosefer

    quero uma .40 ‘100 balas

    • docrdm

      Boa noite, existe um ditado que diz, se não sabe o que procura nunca irá saber se encontrou.

      Uma pergunta? para que voce quer uma .40 e 100 munições?

  30. Primeiramente gostaria de parabenizar o site, pois é muito esclarecedor.Mas tenho uma duvida, tenho 19 anos e sei que só se pode ter uma arma de fogo com 25 anos, mas quando eu atingir 25, você pode me dizer se eu que nao tenho antecedentes criminais poderei adquirir uma arma facilmente? E quanto tempo leva para aprovarem o registro?
    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    • docrdm

      Boa noite Lucas,

      Obrigado pelo elogio, sobre a posse de arma a lei que vigora HOJE permite a compra de armas com 25 anos, mas lembre-se as leis mudam conforme os interesses das pessoas que estão no poder e não da população, um exemplo bem prático disso é que aos 21 anos pude comprar minha primeira arma de fogo, uma PT 58, o registro era realizado pela policia civil e bastava possuir “ficha limpa” para poder registrar uma arma, o porte sempre foi mais difícil (não impossível como é hoje).
      Sobre as dificuldade para comprar e registrar uma arma HOJE elas existem, nada impossível, bom antecedentes, um teste de aptidão técnica e um psicotécnico (pessoalmente gosto desses critérios). Mas voce irá completar 25 anos somente daqui 6 anos segundo o ditado popular em 6 anos muita água vai passar por debaixo da ponte, hoje existe uma verdadeira batalha entre as força do BEM que defendem a legitima defesa e a posse de armas para o cidadão de bem e o lado NEGRO da luz (kkkk) força que por motivos ideológico insistem mesmo depois do referendo de 2005 em desarmar a população… mas como disse são mais 6 anos…

  31. Diego

    Q vai haver uma grande crise, isso é fato, mas vejo uma falha no que diz respeito a esse assunto no blog,( ñ estou criticando apenas expondo meu ponto de vista), pare pra pensar,se chegarmos ao ponto de termos que caçar, usarmos os alimentos que teremos escondido, sim por que teremos que esconder, pois numa grande crise havera guerra por comida, e se voce tem uma arma, voce pode caçar e obter comida, mas outras pessoas vão querer seu alimento, para alimentar sua familia vc defendera seu alimento, nem que para isso tenha que usar essa mesma arma para atirar contra quem o ameaça, isso vai gerar uma guerra civil, logo, as forças da “LEI” terão que interferir, e se voce estiver armado sera considerado perigoso, e se for pego sera preso ou morto, deixando assim sua familia sozinha em meio a uma crise, com guerra, e vc ñ quer isso, então vai se defender quando a “LEI” chegar tambem. Tenho certeza que muito em breve, muito em breve mesmo, armas registradas serão recolhidas, assim como fizeram com as ñ registras, nas campanhas do desarmamento. Pense nisso

    • docrdm

      Diego existem “grandes crises” ocorrendo nesse exato momento em diversos ponto do nosso planeta, seria ingenuidade acreditar que DEUS é Brasileiro e que nenhuma crise nunca cairá sobre nós.
      Agora existe uma grande diferença entre agir dentro da lei enquanto ainda existe lei, se o sistema cair ou quando (questão de tempo) ele cair pretendo me mudar da região de crise, pode não ser nobre mas não pretendo ficar e lutar, se um dia o caos se instalar localizado em nosso pais ou continente gasto tudo o que tenho para sair com minha família dessa zona de crise, sempre existe alguem que possa ser comprado ou que possa “dar um jeito nas coisas”, o problema é se esse caos for geral, ai tenho que me virar com o que tenho em mãos…
      Se pararmos e observarmos o que as crises ensinaram é que a LEI é volátil, vários grupos passam a se proclamar lideres e formar regras é esse pessoal que em uma situação tentarei manter longe de minha casa…
      Agora se um dia o governo determinar a apreensão das armas legais, registradas do cidadão de bem, “”acendeu a luz vermelha” esta na hora de ir embora. MAS HOJE NÃO TEREI CORAGEM DE POSSUIR UMA ARMA ILEGAL baseado em uma crise que possa ocorrer.

      Acredito que essa não é a resposta que gostaria de escutar, mas para mim é a minha opção

      OBS: ande sempre dentro da lei mesmo que essa lei não seja inteligente…

    • Hugo

      É, Diego… É bem isto que os governantes esperam…uma população frágil e desarmada, para melhor ser manipulada. Acha que se liberarem o porte para pessoas treinadas e preparadas psicologicamente, teriam que se preocupar? Deveriam se preocupar em desarmar as pessoas de má índole e despreparadas, mas não é a prioridade.
      Obs: Já viram algum assaltante fazer algum teste psicológico, registro da arma, atestado de antecedentes, entrevista com delegado e etc para portar uma arma?

  32. gus

    P/ defesa na minha opiniao é uma calibre 12 e uma pistola. Ainda pretendo atirar com uma 22, ñ tive a oportunidade, ja atirei com carabina puma e recomendo mas cm vc mesmo falou no artigo, existe toda essa questao de custo de munição 38, cadência de tiro, recarga etc. N estou falando sobre cl 22, e sim generalizando o assunto ” armas” no meu comentário, e acredito que a ideia de todos é proteção e tb obtenção de alimentos numa possível crise. . Sou totalmente contra caça entretanto se um dia eu precisar espero estar preparado, e ter o conhecimento e as ferramentas necessarias, desde preparar uma armadilha a efetuar um disparo. Uma boa, senão excelente opção parar caçar é uma Balestra, silenciosa, precisa, facil de manusear, e com certeza ninguem vai enfrentar nenhuma grande burocracia ou custo alto para adquirir uma e treinar, com 600, 700 Reais vc consegue umas razoáveis, de 150 lb. Possuo armas em casa, e tenho porte devido a minha profissao, mas na falta de uma arma de fogo ou munições, uma balestra seria uma opção de defesa numa possivel crise tb. pensem nisso ;). Parabens pelo site. abç a todos.

    • docrdm

      Boa Noite Gustavo,

      Quando escrevi esse artigo sobre a 22LR estava pensando em um calibre para todas as necessidades, desde caça de pequenos e médios animais até mesmo uma arma de ataque e defesa.
      Sobre a 12 gauge para defesa existe uma discussão no fórum sobrevivencilismo onde defendo como a arma de escolha para CQB, melhor mesmo que as armas se assalto com uma MP5, sobre armas curtas como pistola ficam reservados para ocasiões onde o porte de arma longa é restrito e limitado (automóvel).
      Sobre a comparação de uma Besta com uma carabina 22LR posso dar 20 tiros entre um tiro e outro de uma besta. sem necessidade de recarregar.
      Não possuo tantas armas como voce devido minha profissão sou mais um apaixonado por arma que proprietário e usuário.
      Sobre arcos e flechas eu respeito mas não gosto, (coisa pessoal) acredito que se tratando de algo que atire uma FLECHA o arco é muito superior a besta, primeiro no tamanho (mais compacto), velocidade entre um tiro e outro, mas como disse não entendo sobre o assunto quem sabe o Victor possa nos ajudar nesse tópico.

      Bem espero ter ajudado.

      Abraços

      Doc

  33. Edson

    Escrevo pela primeira vez a este blog. Antes de acessar tinha uma imagem negativa ao direito do cidadao honesto de utilizar uma arma.Agora apos ler este blog voces realmente tem razão. Este Governo que prega a moralidade é hipócrita.pois nao tem competencia para proteger o cidadao quando este precisa. Portanto temos sim, direito a adquirir uma arma para defesa. Tendo fixa limpa, residencia fixa, é trabalhador e paga imposto entao tem o direito de utilizar uma arma para própria defesa. No meu caso estou dentro destes criterios mas as exigências são tantas que estou pensando em adquirir no mercado paralelo. Quero adquirir de forma correta mas o Governo nao permite e dificulta. Na área de segurança o Governo perdeu para a bandidagem. O crime organizado está muito bem organizado. Caso aconteça algo comigo ou a familia o Governo hipócrita nao vai fazer nada e nem a Justiça. Abraços e parabéns pelo Blog. Edson

    • docrdm

      Boa Noite Edson;

      Bem primeiramente as estatísticas do mundo inteiro mostram que a relação população armada versos violência, funciona na relação quanto mais armada uma população mais segura e menos crimes ocorrem nela.

      Sobre adquirir uma arma no paralelo NÃO aconselho, se o fizer voce passa a para o lado negro da Luz (brincadeira), mas passa a ser um criminoso, mesmo sendo difícil e caro a aquisição de arma de forma legal é a forma correta.

      Sobre o governo acredito que estamos em uma época muito propícia para esse discussão, as pessoas que fazem as leis são eleitas pelo nosso voto, sendo assim para mudar a lei pressione seu candidato, cobre que o estatuto do desarmamento seja revogado.

      Espero ter ajudado

      Abraços

      Doc

  34. Juliano

    Sinto vergonha de morar em um país que não dá a oportunidade dos cidadãos de bem adquirirem uma arma de fogo em sua segurança! Tenho quase certeza que o governo desarmou o povo com algum objetivo a médio e longo prazo! Países ricos não proíbem armas e mesmo assim possuem menos mortes decorrentes de armas de fogo! Sou ex policial e sempre defendi a liberdade de defesa! Liberdade de adquirir uma arma em sua defedesa, coisa que nem o estado pode faz com eficácia! Lamentável isso! O “não” ao desarmamento ganhou e mesmo assim proibem o máximo que podem! Agora perguto á vocês, que direitos a voto e decisões o povo brasileiro tem? Pelo que vi nenhum! Aqui não “pitamos” mais nada! Vivemos a gosto do governo ladrão e vagabundo! Brasil esta indo para o pior caminho, e a tendência é piorar muito mais! Se cuidem!

    • docrdm

      Algumas coisas realmente não da para entender. Um colega que foi sargento da PM, prendeu muito vagabundo, no exercício da função matou outros, depois de cumprir seu papel como policial (honesto) já aposentado resolveu abrir um mercadinho no seu bairro para complementar a renda, afinal quem esta acostumado a trabalhar não consegue ficar parado em casa sem fazer nada.
      Mas voltando ao policial, depois de aposentado o policial é obrigado a devolver a arma para o estado, sobrando a ele somente a opção de comprar uma arma no calibre permitido ou ficar completamente desarmado.
      Nesse caso em especifico o policial optou por comprar uma Glock no calibre 380 e pagar em 12 prestações, uma tarde 2 marginais “armado” entraram no mercado, não com a intenção de assaltar mas também com a intenção de acertar velhas pendência. O ex policial reagiu baleou e matou os dois bandidos, conclusão a Glock esta aprendida o ex policial desarmado e respondendo um inquérito.

      Fala sério. Como diria Renato Russo “que pais é esse”

    • gilmar cascais dos santos

      olá! meu nome é gilmar cascais. não tenho arma, tenho vontade para prática de esporte e campo enfim!.. mas prestigiando a palavra do amigo… “o Brasil” valorizou o bandido e sacanior o cidadão de bem com essa lei. o (bandido é… bandido) e pode ter a arma a hora que quiser. Eu acredito em limites quado à “coisa” fuciona pra todos. Portanto gostei das suas ideias abraço. meu email: gilmarcascais567@gmail.com

  35. gostei muito do blog estão de parabens gostaria de faser uma pergunta,dos rifles nacionais em fabricação qual é o melhor e mais preciso,marca.

    • docrdm

      Boa Tarde,

      Bem como apaixonado por armas sindo enorme tristeza em dizer que “hoje” a industria nacional de arma esta deixando muito a desejar. Mas vamos lá hoje a “jóia” das industria nacional seria a Imbel MD2 (não sei se ainda é fabricada), é muito precisa e robusta.

      http://www.falconarmas.com.br/shop/armas-longas-rifles-c-315_8.html

      Nesse link (existem diversos outros que vende armas), voce poderá encontrar uma enorme diversidade de armas no calibre 22LR, infelizmente a grande maioria importadas, bem sobre as armas CBC vale a máxima, “mais Vale um atirador de UM MILHÃO como uma arma de 1 centavo, do que um atirador de 1 centavo com uma arma de UM MILHÃO”, tenho visto ótimos atiradores fazendo milagres com essas armas CBC, no quesito custo beneficio acho que vale a pena, nos outros todos quesitos como precisão, durabilidade, qualidade… elas perdem de feio.

      Minha opinião sobre as CBC ferrolho ou semi-auto, o custo beneficio compensa como primeira arma, se voce não tem mais que 5.000,00 para investir em uma arma importada, COMPRE uma CBC. Voce poderá brincar, treinar e criar uma afinidade com o calibre e esporte.

      Vou colocar uma classificação da minha opinião das melhores:

      Precisão ferrolho: CZ
      Custo beneficio: imbel / Rossi / taurus / CBC
      Mal encaradas: GSG
      Melhor do Mundo: RUGER 10/22 (kkkkk acho que já deu para perceber que eu amo a Ruger)

  36. Comanf

    Ola a todos!
    Eu tenho um rifle CBC 22 Nylon, e estou bem contente com ele, claro que existem “máquinas” melhores, mas eu acho ele bem leve, versátil e resistente!
    Apenas gostaria de comprar uma luneta pra ele, alguém saberia me indicar uma boa luneta?
    Obrigado e abraço a todos!
    Comanf

    • docrdm

      Comanf, existe uma edição da revista magnum (muito antiga) que descreve sobre o lançamento a CBC Nylon, ele é a replica bem feita de uma Remington (nada se cria, nada se perde, tudo se copia), nessa reportagem aparecia a foto de um americano com sua Remingto Nylon 66 com mais de 20.000 tiros, no Brasil não vi nenhuma com suporte para lunetas, mas no EUA até silenciador original da remington voce encontra.

      • Comanf

        Pois é, será que eu consigo uma loja lá e importar?
        Eu escolhi o calibre 22 pelo custo da munição, leveza da arma, e da pra treinar no sítio sem fazer muito estardalhaço!
        Valeu!

  37. edilson

    Gostei de tods elas agora tenho so 19 anitox goxtava d sabr o k dvo fzr pra ser um atirador com qualidade tendo em conta que sou mocambicano

    • Bom dia Edilson,
      infelizmente pelo fato de ter apenas 19 anos você ainda tem pela frente mais 6 anos antes de poder preitear a posse de uma arma de fogo, pelo menos essas são as regras no Brasil, caso seja naturalizado no Brasil as leis valem para você caso contrario aconselho procurar um despachante para poder ajudar você.
      Hoje passei por uma loja de artigos esportivos o dono me disse que tem despachante cobrando pouco menos de 1000 reais em toda documentação para tirar o registro de armas pelo SINARM, isso junto com o psicotécnico e aptidão de tiro.

  38. Pingback: Teste balístico – Calibres Variados |

  39. Drakenzi

    e ai doc bao? cara temos a 22 e posso confirmar o que vc disse!
    a nossa é esse modelo http://sobrevivencialismodotcom.files.wordpress.com/2012/05/gallery-oxi1.jpg?w=500

    capivara a 50-70 metros é fichinha outra grande vantagem dela e´que nao faz muito barulho e tem um bom alcance ou seja se vc quiser pegar mais de um bicho a uma longa distancia nao vai ter problema em espanta os que estiverem da lado ou seja consegue derrubar varios sem causar alarde no bando… um dos motivos pra mim gostar dela mas ainda so mais chegado na carabina 38 e na 44… ai ja é questao de gosto mas por custo beneficio é a 22 sem duvida…
    abraços
    Drak

  40. Pingback: Bug out Kit: Descrição aprofundada |

  41. Antonio Eudes da Silva

    Sou apaixonado pelo calibre .22, tenho um cbc 7022, mas meu sonho de consumo é Ruger 10/22, como vc citou que ja possuiu, gostaria de uma dica de como adquirir um, legalmente, pois ja tentei comprar e não encontrei. Onde posso encontrar pra comprar aq no Brasil, existe alguma loja que vende, ou tenho que tirar minha carteira de atirador pra poder tentar importar. Me ajuda ai amigo.

    • docrdm

      Boa noite Antonio; vou tentar responder suas peguntas uma de cada vez…
      A Ruger 10/22 sem sombra de dúvidas foi o melhor conjunto 22LR que ja atirei, outras armas tem um ou outro ponto forte, porem na carabina Ruger 10/22 existe um equilíbrio de todo o conjunto.
      Sobre encontrar uma Carabina 10/22; normalmente os donos são atiradores que importaram essas armas e por algum motivo venderam depois. A ultima que vi a venda estava em um clube de tiro na cidade de Americana – SP, não me lembro qual o modelo da 10/22 e nem o preço (mas é salgado).
      A IMPORTAÇÃO pode ser feita apenas por quem tem CR (Certificado de Registro) como atirador ou caçador, porém tanto a documentação é demorada (devido a enorme carga de trabalho que o DFPC tem que fiscalizar e o efetivo diminuto para tal trabalho) como também é cara. Para poder ter um CR é necessário primeiramente ser sócio de um clube de tiro, depois existem uma série de documentos que voce terá que providenciar entre certidões e testes de pró-eficiências.

  42. Sou da vertente que defende o calibre como arma primária do processo de preparação sobrevivencialista, inclusive em/com sua aplicação na defesa doméstica.

    A cadencia de disparos e o desempenho balístico da munição, somado a alta precisão que dispõe, permite que o estrago seja enorme e muito bem colocado nos alvos, cumprindo seu papel de RIFLE primário.

    Creio que cabe uma colocação, graças ás pessoas que generalizam o termo ARMA e não tem muitos critérios para assumir que existem tipos diversos e aplicações diversas, logo um rifle deveria ser comparado a outro rifle e não a uma espingarda ou arma curta, isso para dizer no minimo e superficial.

    Como comparar a Cal .22 com a 12 gauge se a própria concepção da arma é divergente e só sua classificação como ARMA é a ligação?

    Notem que alguns designs de .22 LR dispõe de versões táticas, formatadas como “rifles de assalto” com todos seus benefícios e assessórios, o que sugere que o calibre cumpre função também a distancias menores que 50m, onde munições como a CCI e até a hiper tem seu desempenho pleno de energia e precisão.

    A 22 Lr está longe de ser uma porcaria e só deve ser comparada com ela mesma, ou outros RIFLES!

    Abraços.

  43. Carabinas de pressão tem alguma restrição a compra?
    obrigado..

    • léo lima

      Respondendo sua pergunta:
      Carabinas de pressão não são consideradas armas de fogo portanto sua compra não é proibida, no entanto para adquirir uma carabina de pressão vc tem que ser maior de 18 anos!
      As carabinas de pressão são permitidas desde que essas tenham calibre até 6mm. Normalmente as carabinas de pressão tem calibre entre 4,5 e 5,5mm, atualmente a CBC lançou uma carabina no calibre 6mm, mas essa não é vantagem pois a única empresa que fabrica chumbinho 6mm é a própria CBC e se o chumbinho não for de boa qualidade, lascou…
      A vantagem do chumbinho 4,5 é o preço da munição que é bem mais em conta que o 5,5mm. A questão do calibre da carabina de pressão vai de acordo com o gosto pessoal do atirador.
      Espero ter ajudado.

    • docrdm

      Boa tarde;
      Complementado sobre carabinas de pressão, elas podem ter seu funcionamento por molas ou gaz ram, para essas não existe restrição de compra ou porte (desde que seja maior de 18 anos).
      Modelos que funcionam com cilindros de ar comprimido PCP, estão sofrendo casa vez mais restrições. “EU” pessoalmente acredito haver uma tendência do porte, posse e venda passarem a serem controlados em um curto período de tempo. Recentemente um amigo tentou embarcar em um vôo domestico e foi proibido de entrar com a PCP mesmo como bagagem.
      Armas de CO2 são de venda restrita se forem parecidas com armas de fogo, ai são dois problemas porte de simulacro e de arma restrita. (ver postagem sobre assunto no fórum).
      Espero realmente ter ajudado.

  44. Fernando

    Belo artigo Doc. Bem esclarecedor. Realmente é a melhor arma no quesito custo x beneficio. Aindo compro uma !

  45. Fábio

    Realmente este calibre é de suma importância para quem quer ter uma arma para essa finalidade “Sobrevivencialismo”, mas gostaria de deixar minha indignação com o Governo Brasileiro, pois semana passada resolvi adquirir uma arma para deixar em casa (Nunca se sabe), estava entre o modelo Glock 25 calibre 380 e a Boito Pump calibre 12, fiz como na matéria, entrei em contato com o despachante para ele enviar a documentação necessária para tirar o certificado de registro, foi ai que desistir da compra, pois a exigência para aquisição e os altos custos para se adquiri a arma de forma legal tornaram a compra uma coisa impossível, e o despachante ainda informou que pelas minhas características provavelmente a compra não seria aceita pela PF pois eu não tinha uma justificativa plausível,e ai que vem minha indignação, o bandido na hora que compra sua arma, muitas vezes até mesmo na mão da polícia não precisa de tanto, nós cidadãos de bem é cobrado uma exigência acima do normal.
    Diante disso como sobreviver em nossas cidades que mais parece selvas.
    Mas gostaria de parabenizar pela matéria.

    • docrdm

      Obrigado Fábio, tenho CR ha vários anos e posso garantir uma coisa. Pelo máximo que dificultem adquirir uma arma a opção de compra licita é sem sombra de dúvidas a melhor. Quanto ao perfil, se não tem fixa na policia, tem residencia fixa e ocupação licita não existe motivos para não aceitarem o pedido de compra.

    • léo lima

      Verdade, esse governo é decepcionante mesmo. A bandidagem tá tomando conta de tudo e ainda conta com as falhas da justiça(que não são poucas) para se safar e o cidadão comum fica acoado entre o poder de fogo dos bandidos e a demora da polícia. Por mais que os policiais queiram fazer um bom trabalho a demora até chegar no local do fato pode custar a vida da vítima.
      Dispor de meios para poder se defender é direito do cidadão e deveria ser respeitado, a justiça também deveria dar total apoio à quem tirasse a vida de um marginal… Não faço apologia à violência com esse meu dizer apenas me baseio nos princípios de que os marginais não tem respeito pela vida dos cidadãos e não pensam 2 vezes para matar, e um bandido morto é um bandido à menos para ameaçar a vida das pessoas de bem e um a menos para o estado se preocupar. Bandidos não devem ser vistos como pessoas comuns mas sim como um tipo de praga… E o que fazemos com as pragas? Eliminamos!
      Tô saturado com essa hipocrisia na qual vivemos que diz que um filho da puta que tira a vida de uma pessoa para roubar prá consumir drogas, roubar por ter preguiça de trabalhar e lutar pelas suas coisa, por estuprar mulheres indefesas e etc seja tratado como parte da sociedade.

      • evair

        Gostaria de parabenizar o criador desse BLOG, e dizer que armas não mata pessoas e quem mata pessoas são pessoas, que o governo tenta justificar a enificiência de combater a criminalidade no desarmamento da população. A guerra urbana e uma das guerras mais dificil de combater, porque o bandido esta escondido atras da sociedade de bem, o trabalho do aparato policial e da segurança publica e descubrir esse marginal e coloca-lo atras da grade. O cidadão nosso tem que ter regalias e mais direito, porque ele paga o seu imposto em dia e não ser penalizado pelo erros daqueles que não querem e insistem em andar as margens da lei, para mim se a pessoa não tem problema mentais, não e procurado pela policia, ou seja não e bandido e saiba manusear a arma, no meu ponto de vista a lei poderia lhe conceder o direito a portar uma arma. muito obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s