Tutorial: Armazenando grãos em garrafas PET

Depois de tanto conhecimento teórico explicado em posts anteriores sobre armazenamento, está na hora de começarmos a colocar a mão na massa! Preparamos então um tutorial de como armazenar grãos dos mais diversos tipos em um objeto simples e encontrado em QUALQUER lugar… a garrafa PET.

O ideal é armazenar alimentos em jarros de vidro, mas convenhamos, ninguém tem acesso fácil a grandes recipientes e ainda temos o inconveniente de serem extremamente frágeis. Então para começar… Porque armazenar comida em garrafas PET?

Este item muitas vezes jogado fora por milhares de famílias todos os dias é um ótimo recipiente para armazenar comida e líquidos por um tempo muito grande, visto que pode ser hermeticamente fechado e tem uma resistência incrível a impactos. Seu custo é irrisório e não ocupa muito espaço quando falamos em armazenagem.

Uma das grandes preocupações em torno desta prática é a possível liberação da toxina Bisfenol A nos alimentos armazenados dentro da garrafa. Esta toxina quando ingerida em grande quantidade de forma constante pode causar problemas nas mais diversas áreas do corpo, porém existem alguns fatores que nos deixam menos preocupados quanto a esta situação:

  •  A ANVISA proibiu limites excessivos dessa toxina em todos plásticos que armazenam líquidos e comida desde 2011;
  • O Bisfenol A é liberado no alimento após longo tempo de armazenamento (em locais quentes) e mesmo assim não possui quantidade o suficiente para causar danos ao corpo;

Bom, visto que estamos seguros quanto a essa dúvida, podemos então prosseguir com a idéia. Segue o vídeo:

Caso não seja possível visualizar o vídeo, segue o conteúdo em texto abaixo (com adições e subtrações de conteúdo):

Você pode armazenar qualquer tipo de grão com o processo abaixo e, apesar de parecer trabalhoso, vale a pena fazer seu estoque desta forma fácil e barata. Veja os passos abaixo:

_____________________________________________________________________________________

Primeiro passo: Higienização

Para iniciar devemos higienizar a garrafa PET. O processo é bastante simples, basta lavar o recipiente com detergente e depois enxaguá-lo com álcool para eliminar qualquer resíduo ou bactéria presente. Depois disso, deixe a garrafa secar no sol.

Tire todo o sabão restante após a lavagem

Antes de prosseguir, certifique-se que a garrafa está completamente seca, pois qualquer umidade presente em seu interior pode estragar os grãos armazenados ali.

Segundo passo: Inserção do alho e grãos

Agora, vamos utilizar dentes de alho para absorver a umidade e agir como bactericida para qualquer tipo de organismo que tente crescer dentro da garrafa. O ideal é utilizar um dente de alho a cada quatro dedos de grãos.

Para facilitar o processo de colocar os grãos na garrafa, faça um funil com a boca de outra garrafa, desta forma:

Corte a parte superior de uma garrafa PET e use como funil

Quando você terminar de encher a garrafa, vamos à próxima etapa.

Terceiro passo: Compactação de grãos

Por mais que a garrafa já pareça cheia, ainda cabem muitos grãos a mais. Pressione os feijões na boca da garrafa e bata ela sobre uma superfície dura, o impacto fará os grãos se ajeitarem melhor fazendo com que o espaço de armazenamento seja otimizado.

Bata com força para que os grãos se acomodem e liberem mais espaço

Você terá de repetir esse processo várias vezes, até não haver mais possibilidade de inserir novos grãos.

Quatro passo: Armazenando à vácuo

Nesta etapa você precisará de papel alumínio, algodão, álcool e fósforos.  Com todos materiais prontos, você deve rasgar um pequeno pedaço de papel alumínio e formar uma espécie de “cama” nele e após molhar o algodão em álcool,  insira-o  dentro do papel alumínio.

Coloque o algodão molhado com álcool na "cama"

Posicione o alumínio com álcool sobre os grãos da boca da garrafa e com cuidado incendeie o algodão. O alumínio protegerá o plástico do fogo por tempo suficiente até você fechar a garrafa com a tampa.

Cuidado para não queimar os dedos nesta etapa

Ao fechar a garrafa o fogo continuará acesso até consumir todo o oxigênio da embalagem, finalizando esta etapa.

Quinto passo: Vedando à parafina

Apesar de já ter finalizado o armazenamento, sabemos que somente a tampa não é capaz de manter o vácuo por muito tempo. Para garantir que seus grãos durem vamos vedar a fresta entre a tampa e a garrafa utilizando parafina. Para isso, acenda uma vela e vá pingando a parafina derretida no pequeno vão da tampa:

Tente fechar o vão inteiro

Isso ajudará a manter seus grãos devidamente isolados das intempéries externas.

Sexto passo: Finalizando com fita adesiva

Para completar, vede a tampa da garrafa com fita adesiva, tentando cobrir a região superior da garrafa e a tampa por completo:

Gasta fita adesiva, porém vale a pena!

Seu armazenamento está pronto! Trabalhoso, porém simples. Agora vamos à identificação.

Sétimo passo: Identificando com etiquetas

Para você possuir um controle das datas em que armazenou os grãos e até quando vão as validades, insira duas etiquetas na garrafa, uma contendo o prazo de validade original do produto (que está na embalagem) e outra com a data de armazenamento:

Escreva à mão mesmo, só certifique-se de deixar a letra legível!

Pronto! Agora cubra as etiquetas com fita adesiva para protegê-las da sujeira ou água. Armazene as garrafas em um local escuro e de preferência sem umidade excessiva.

___________________________________________________________________________________

Seguindo os passos acima você já garantiu 2kg de grãos armazenados por um longo período. O ideal é ter um mês de alimentos em casa e, fazendo mais algumas garrafas destas você atingirá esta meta rapidamente.

Após chegar à quantia que você considera adequada para sua preparação utilize o sistema rotativo em seu estoque, consumindo a garrafa mais velha e inserindo uma nova no local. Isto fará com que você utilize os grãos antes que a validade original expire e ainda assim manterá seu estoque devidamente abastecido!

Algumas correções após postagem: 

- Para grãos como o feijão, é interessante escolher os grãos, afim de tirar aqueles que possam estar podres;

- Se caso o local de armazenamento do saco de feijão for propício à umidade, antes de armazenar os grãos deixe-os por duas horas sob sol ou 15 minutos no forno;

- É interessante adicionar também Grãos de pimenta do reino pois elas evitam o surgimento de carunchos.

Dúvidas? Sugestões? Críticas?

Comente abaixo!

About these ads

59 Comentários

Arquivado em Armazenamento, Comida, Sobrevivência urbana

59 Respostas para “Tutorial: Armazenando grãos em garrafas PET

  1. Valeria Knorr

    Olá! Vou viajar para Orlando e gostaria de saber se posso entrar nos EUA com feijão e arroz armazenado com essa técnica ou posso ter problema na entrada?

  2. Nossos avós tinham razão! Sobre vedar as garrafas pet com fita adesiva, algumas são biodegradáveis e em pouco tempo se esfarelam, além de deixar uma “meleca” (a cola propriamente dita) onde estava grudada. Sobre combustíveis, não sei se ainda existem aquelas latas de querosene Jacaré. Queima bem, não explode com tanta facilidade e pode ser usada em iluminação. Boa idéia é fabricar umas lamparinas ou comprar um lampião. Tem até uma tecnologia para se gerar eletricidade através de uma chama. A propósito, aqui em Dourados, nos anos 40/50 um médico cirurgião famoso tinha no hospital um grande lampião, com chapas grandes de espelho ao redor da chama, para iluminar a sala de cirurgia quando faltava eletricidade, o que ocorria por volta das 23 horas, quando se desligavam os motores diesel da então pequena cidade de Dourados, MS.

  3. Francisco

    OI! galera, como posso garantir que minhas garrafas estejam secas por dentro? elas ficaram no sol ontem e no final do dia tinha uma grande quantidade de “suor”.. gotículas de água assim.. o que será que aconteceu?

    • Olá Francisco,

      O ideal é você deixar os grãos bem secos, talvez eles estavam com alguma umidade quando você os armazenou, logo, estes estragarão em breve. Antes de colocá-los na garrafa é legal deixá-los ao sol ou deixá-los por um ou dois minutos no forno.

      Abração.

    • Dade Lusitano Brigante

      Oi Francisco, sempre estirilizo com álcool, que evapora, sem usar água, e elas ficam sequinhas.:)

  4. Francisco

    Amigos, esses dias estava lendo a respeito de conservação de alimentos e acabei parando num site das testemunhas (…) dos santos dos últimos dias (que também são sobrevivencialistas).. então li sobre um absorvente de oxigênio.. pelo que eu lembro seria um saquinho com pó de ferro que absorveria talvez da mesma forma que a combustão do álcool citada no video.. gostaria de saber se alguém sabe onde tem para vender e também se este absorvente é eficaz ou ainda se ele causa algum dano á saúde… Abraço e esperamos respostas!

    • Francisco

      comprei 100 unidades por 20 reais! chegou rapidinho muito bem embalados.. vou colocar esse sache alguns dedos antes da boca da garrafa e farei também a caminha com alcool e algodão.. alguém sabe se esse absorvente pode fazer algum mal á saúde??

  5. Eduardo

    Julio, qual a porcentagem do alcool que vc utiliza? tentei o procedimento com o normal de 40%, mas a chama apaga antes mesmo de se fechar a garrafa. Obrigado

    • Olá Eduardo,

      Utilizo o álcool de limpeza mesmo, o ideal é embebedar bastante o algodão! Caso não consiga, pode ser que a marca do álcool que está utilizando pode ter menor porcentagem.

      Abraços!

  6. Marcus

    Oi, legal saber que tem mais gente com as mesmas preocupações que eu.
    Gostaria de comentar sobre a armazenagem de conbustíveis. Soube que o alcool não estraga e a gasolina especial (com alta octagem) encontrada nos legítimos postos petrobras tambem não estragam.
    Abs

  7. Diego Parreira de Queiroz

    Quanto armazenar a água, não seria melhor utilizar métodos de reciclagem de água? tipo, a mesma água utilizada para irrigação ser utilizada para higiene, ou criar uma especie de lençol freático sei la algo do tipo. Estufa irrigada, mas assim pensado em larga escala, e muito trabalho.
    abraços

  8. Tiago Stab

    Como faço para armazenar açucar e farianha de trigo por bastante tempo?

  9. Eron

    Olá Amigão!!! Cá estou com uma nova dúvida…
    No armazenamento de arroz (por exemplo), o alho deve ser descascado?
    Eu fiz assim porém, quando batendo com a garrafa no chão para eliminação do ar, os alhos que ficaram no fundo amassaram… Isto não influenciará na estocagem pelo fato do alho eliminar sua umidade natural?
    Qual é o correto: Alho “com” ou “sem” casca?
    Obrigado e grande abraço”

    • Olá Eron,

      O ideal é deixar o alho com casca mesmo, assim você aumenta a durabilidade dele! Mas se caso tirou a casca não tem problema, o efeito é o mesmo, porém consuma os grãos em cerca de 3 anos!

      Abraços.

  10. David

    Salve Julio
    Muito boa contribuição.
    Sugiro que, ao ser preenchida a garrafa, se bata com o fundo dela em uma mesa, o que provocará um bom ajuste entre os grãos e deixe para bater com o objeto sugerido sómente na última carga. Isso reduziria a quantidade de sementes rompidas.
    Como as Pet’s são altamente impermeáveis, creio que a questão da umidade externa não afetaria o que está armazenado, desde que bem lacrada. A ação da luz solar e a mudança de temperatura podem gerar algum tipo de reações químicas. Penso que o melhor é manter as garrafas em ambiente estável e controlado.
    Imagino que se possa inclusive enterrar essas garrafas visando ter uma reserva para o caso de ter a casa invadida e saqueada… eu enterrei uma manilha porosa e preenchi com brita para garantir a limpeza da área. As garrafas estão lá, com uma cobertura de não-tecido marrom, uma camada fina de terra e uma placa de grama acima (no meio do jardim gramado)… Salvo se os invasores apelarem para comer grama, não será descoberta. Como a camada de terra é fina, a grama é facilmente removida para se acessar as garrafas.
    Abç David.

  11. Eron

    Olá novamente!
    Por favor, você pode me passar o procedimento para armazenar açúcar?
    Muito obrigado.

  12. Haro

    Eu uso veda rosca e acho que fica bem mais hermético, para armqzenar grãos coloco alho, para macarrão ( sem ovos ) coloco pimenta do reino em grãos e para farinhas coloco cravos e canela em pau… Parabéns pelo site !

  13. Aline Santos

    Por favor, oriente-me quais os tipos de cereais posso proceder nesse armazenamento. Também pode ser feito em trigo, aveia, semente de linhaça, etc.?

  14. Lu

    Parabéns pelo post! Vale a pena ler tanto os posts como também os comentários do blog!
    Eu estou com uma dúvida. Qual o tempo mínimo voces sugerem o armazenamento de alimentos e produtos de higiene? Tipo, 3 meses ou 6 meses, ou outra sugestão?
    No meu caso vai sair bem caro, porque preciso armazenar para 3 adultos e mais 3 crianças. E somente eu é que vou poder fazer isto, já que os outros adultos não ligam para isto, são meus parentes e moram nos fundos de minha casa.

  15. Leonardo Dias

    Olá, primeiro queria parabenizá-los pelo site, é ótimo e tem muita informação útil!

    Me surgiu uma dúvida quanto ao armazenamento de grãos em garrafas pets: a densidade da água é de 1g/cm3, ou seja, 1L de H2O = 1Kg de H2O. Entretanto, é sabido que a densidade dos grãos é diferente de 1, o que acabaria por nos induzir ao erro de pensar quem uma garrafa de 1L de um determinado grão é igual a 1Kg do mesmo produto!
    Você saberia me dizer quanto pesaria, aproximadamente, 1L de diversos grãos (arroz, feijão, milho etc) ? Se a diferença for muita fica difícil contabilizar com mais exatidão o quanto de determinados alimentos temos estocados, bem como o tempo que levariam para serem consumidos, principalmente se tivermos grandes quantidades. Se for pra mais tudo bem, será uma surpresa até agradável, mas se for pra menos, numa situação em que precisassemos, não seria nada bom!

    Desde já agradeço pela atenção e, mais uma vez, parabéns pelo site! Já está favoritado!
    Att. Leonardo Dias

    • Olá Leonardo!

      Primeiramente, seja bem vindo. Quando ao armazenamento infelizmente não tenho uma balança aqui para poder lhe dizer quanto cabe, porém sempre quando vou armazenar feijão nas garrafas PET utilizo cerca de 1,9 kg. Digo isso devido ao fato de que os sacos que compro possuem 1kg e o que não entra na garrafa não passa de 100 gramas. Creio que os outros grãos podem variar pois o arroz, por exemplo, ocupa menos espaço de alocação.

      Abraços.

  16. claudio gomes

    ao invés de parafina podemos utilizar cola quente ?

    • Olá Cláudio!

      Suponho que sim, mas você deve se atentar à não deixar brechas no vão da junção tampa/garrafa ou o processo todo será perdido.

      Abraços.

  17. Viny

    marcelo mamone

    Então..cara..eu tenho um galão desses de 20 litros com , só que eu uso da forma rotativa ..e tomo um cuidado o maximo com a segurança, ( local ventilado ). Só escrevi o que pesquisei, sobre o assunto o qual eu considero muito importante assim como armazenagem de água sobre a qual desconheço as técnicas, nã sou “expert” no assunto, e me coloco como na condição de aprender cada vez mais com os senhores meus novos amigos derrepente exista alguma forma sim de estocagem de combustiveis que desconheço.Peço desculpas a você e aos amigos pela grafia errada de algumas palavras ( kkkk) estava com pressa e nem percebi.Fraterno Abraço.

    • marcelo mamone

      Voce tem ajudado muito. Eu agradeço. Acho que o sistema de rotatividade do combustivel é a melhor opção realmente. A não ser que exista algum aditivo para conservação da gasolina. Creio que estações de pesquisas na antartida ou em outros locais remotos devem usa-lo, mas é só pra “diretoria”.
      Abração.

      • Pessoal,

        Estou muito feliz pela discussão que se originou aqui. Eu mesmo não tenho conhecimento de formas de armazenamento de combustível, e postulo uma dúvida para vocês me ajudarem… o Diesel, Álcool e outros também tem tempo de validade curto?

        Abraços.

      • Diego Parreira de Queiroz

        A questão não e a validade, e a resistência do combustível ao O², o álcool evapora muito rápido. Então os combustíveis fosseis são mais fáceis de armazenar, principalmente o diesel que mesmo perto de chamas resiste bem a combustão, já a gasolina tem alto poder de explosão. Ou seja, álcool queima muito rápido, gasolina explode muito rápido, e o diesel e muito caro mas o com maior durabilidade .

      • Olá Diego,

        Há de se lembrar que armazenar combustível é ilegal!

        Abraços.

  18. marcelo mamone

    Olá. Muito boa a matéria. Gostaria de saber se voce sabe o tempo de duração da gasolina comum armazenada em galão de plastico.
    Agradeço.

    • Viny

      Marcelo mamone
      Oi marcelo, cara é o seguinte, desculpa , me intrometer, rs, mas , eu também estou curioso com alguma “contra – resposta” , mas pelo que eu andei pesquisando ( e percebendo na prática rs ) , a gasolina estraga com o tempo , geralmente ela têm uma vida de uns 60 a 90 dias, sem comprometer o motor de seu veículo, ela estraga pelo simples fato da oxidação que ocorre,ela cria uma esécie de “goma” e perde a octanagem , que é o nivel de resistência da mesma do risco de explosões, além disso , você poderá se algum vizinho seu descobrir, ter sérias complicações legais, pois estará infringindo o artigo 56 Lei 9605/98 ” Produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos: Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa”.Não estou dizendo isso que você NÃO FAÇA, o que digo é que se fizer, faça seguindo algumas recomendações de segurança para você e sua família, como pouca quantidade e de ciclo de consumo inferior ao que ela resiste, isso seria bom para a sua segurança , da sua familia e do motor de seu veículo.Existem modelos de galões específicos ( e caros rss) com valvula de segurança para gases etc.Só para o amigo ter uma idéia , existe relatos de que muitos helicoperos e aviões caem por uso de combustivel “velho”.Sugiro que o amigo, siga algumas recomendações escritas aqui mesmo neste blog que , sugere que “SE POSSÍVEL”, sempre ande com seu veículo acima da metade da capacidade do seu tanque com isso você estará se antecipando aos eventos e inforúnios da vida sem correr risco com a sua saúde e pondo em rísco o de sua familia.Agora se alguém têm uma opinião diferente, gostaria de aprender também.Um fraterno abraço a você pela pergunta amigo e a todos também ( desculpe-me pelo texto longo ).

      • marcelo mamone

        Obrigado pela resposta. Mantenho um galãozinho de 5 litros no banheirinho lá de fora, mas pelo que voce falou, já posso joga-la fora, pois tem cerca de 4 meses. Pensei que durasse um pouco mais.
        Abraços.

  19. Léo Lima

    Estava comentando sobre armazenamento de3 feijões com uma dona que reclamou sobre o preço que está o feijão lá no supermercado onde trabalho…

  20. Lucas Macedo

    Ótimo! Uma forma simples e barata de armazenamento de grãos.
    Gostei da ideia de vedar a vácuo :D

    • Bruno

      Fala brother…. adoro seu Blog…. muito bom mesmo!!

      Tenho uma duvida… como armazenar água por um periodo extenso?? pois mesmo água ainda lacrada, tem validade curta!!!
      abraços e parabéns

  21. Paulo

    HAhahahaha! lembro da infancia nos anos 80, pós ditadura, e vários planos financeiros, uma pobreza só no interior do Brasil….
    Plantavamos feijão e milho e pipoca, minha mãe guardava tudo em latas de óleo Plimor, o processo era parecido, porém feito para durar até a proxima colheita e a lata aberta ia pra geladeira. No lugar do algodão era usado um pedaço de vela acesa. Vale apena secar os grãos antes de armazena-los, com um secador de cabelo ou mesmo dar uma leve aquecida numa panela, para retirar qualquer umidade que possa existir neles.
    Na casa dos meus avós, a carne ia pra lata cheia de banha.

  22. Veronildo De Souza

    E pra quem quiser realmente se aprofundar no assunto tem este aqui:

    http://alaum.net/info/images/stories/noticias/2009/maio/armazenamento.pdf

  23. Veronildo De Souza

    Muito legal a iniciativa, peço licença para incluir um link que achei bastante pertinente ao assumto.

    http://pt.scribd.com/doc/11814227/Armazenar-alimentos-em-Garrafas-Plasticas-PET

    • Olá Veronildo!

      Estou impressionado com o número de informações do link! Obrigado por compartilhá-lo, vou colocar em prática alguns destes tutoriais para ver como funcionam e como posso aprimorá-los.

      • Bruno

        Só um detalhe!! No Link do nosso amigo, diz para usar o alho com casca, já no vídeo, sem !!!
        Qual é o mais indicado?? E porque??

      • Bruno,

        Primeiramente obrigado pelos elogios! Quando à dúvida do alho eu não sei te dizer corretamente. Fato é que já são 2 anos que armazeno desta forma e ao abrir as garrafas com 1 ano e meio os grãos estavam comestíveis ainda. Eu não sei muito bem qual a vantagem ou diferença de armazenar o alho com casca, mas vale a pena tentar nas próximas garrafas!

        Quanto á água, ainda estou fazendo pesquisa para verificar qual a melhor forma de armazená-la. Atualmente o que posso lhe dizer que o recipiente mais adequado para armazenar água por longos períodos seria o vidro e o mesmo deveria estar em um local escuro e sem muitas variações de temperatura. Mas hoje já suspeito que armazenar em cisternas de água ou barris próprios para isso já viabiliza o consumo após muito tempo, desde que antes de consumir você utilize cloro para matar as possíveis bactérias.

        Assim que possível faremos um tutorial sobre isso!
        Abraços!

  24. cassio

    Rodrigo
    desculpa me intrometer,mas procura no you tube sobre ¨ponto macrame¨com esse ponto vc faz as pulseiras e ate empunhaduras prara facas e outros!j

  25. cassio

    Muito bom!Vi em outro lugar que desta forma as garrafas podem ate serem enterradas,,,sera que isso funciona para armazenar agua tambem?

    • Cássio,

      Não sei te dizer quanto à armazenagem de água, mas vou me informar sobre o assunto e quando souber certinho, faço um tutorial sobre isso também!

      Abraços.

  26. SurvivorGirl

    Bacana! Só uma pergunta… a data de validade tem que ser a da embalagem mesmo ou pode ser estendida, por causa da armazenagem?

    • Com certeza SurvivorGirl!

      Os grãos podem durar até 5 anos desta forma, porém existem muitas variáveis que incluem até mesmo a qualidade dos grãos que estão armazenados. O ideal é montar seu estoque e fazer o sistema rotativo para consumir os alimentos antes mesmo da validade original expirar, mas fique tranquila que ao menos 3 anos os grãos aguentam!

      Abraços.

  27. Muito legal o vídeo! prabéns.

  28. Muito bom o tutorial, auto-explicativo, fiquei com uma pequena duvida, que pode parecer besta, mas não custa sanar: no caso após aberto a vedação, posso refaze-la com metade da capacidade?
    E gostaria de pedir um tutorial, em relaçao aquelas pulseiras feitas para sobrevivência, estou procurando uma forma de aprender a faze-las.
    Desde ja obrigado.

    • Olá Rodrigo!

      Como é a primeira vez que você está comentando em nosso blog o seu comentário fica em espera por aprovação, e, enquanto isto não acontece ele não pode ser visualizado no post! Fique tranquilo que nunca deixamos dúvidas sem uma resposta, estamos aqui para tentar ajudar no que for possível!

      Quanto à reutilização da garrafa para armazenagem, pode sim, porém você terá que tomar mais cuidado com a vedação à vácuo pois o fogo queimará por mais tempo dentro da garrafa!

      Quanto às pulseiras, existem alguns vídeos no youtube mas vou providenciar um tutorial nosso aqui para o blog!

      Abraços!

      PS.: Vou apagar o outro comentário onde você repete a pergunta, ok?

      • ok, desculpe pela insitencia, e continue assim, blog esta muito show

      • Francisco

        Olá eu lavei minhas garrafas PET com sapólio e depois botei cloro ativo e enchi com água, deixei dentro cerca de 30 minutos e então lavei diversas vezes com água.. isso danifica as propriedades conservadoras da PET??? grato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s