Kit de Primeiros Socorros: Três exemplos de elaboração

A importância de possuir um kit de primeiros socorros no seu equipamento é indiscutível. Apesar de já termos postado sobre como montar seu kit (clique aqui para ver o post), desta vez trouxemos à você três exemplos, onde explicamos como montar e adquirir os materiais de cada um deles.

Filmamos então um pequeno tutorial acerca das diversas possibilidades de montagem no mirante do morro Paxixi, situado na região de Camisão (MS).

Vale lembrar que devemos deixar claro que você deve utilizar de medicações e curativos quando possui conhecimento para isso, pois a falta de conhecimentos pode gerar agravos no indivíduo ferido. Também ressaltamos que só se utilize do seu kit quando não há forma de conseguir ajuda profissional.

Segue o vídeo abaixo:

Para aqueles que não podem visualizar o vídeo, segue o conteúdo do mesmo abaixo (com algumas adições e subtrações de conteúdo):

Quando levamos em conta a necessidade de nos proteger contra os pequenos ferimentos que ocorrem em meio aos acampamentos e trilhas, percebemos a importância de um kit de primeiros socorros. Como muitas vezes não sabemos como iniciar o nosso próprio kit (salvo aqueles que o compram pronto) vou lhes sugerir três formas diferentes de montá-los, cada qual com sua ordem de complexidade (e preço).

Este é o primeiro kit que lhes apresento:

 

Feito em um recipiente encontrado em qualquer casa, escolhi esta sanduicheira para armazenar meu kit. Para escolhermos o recipiente temos de lembrar que este deve ser resistente e seguro, para que não se abra dentro da sua mochila. Para sanar tal risco optei por vedá-lo com ajuda de fita adesiva. Este kit pode ser montado em qualquer farmácia por menos de vinte reais, sua composição é a seguinte:

Um esparadrapo antialérgico microporo (não causa dor na hora de retirá-lo); Seis comprimidos de Atroveran (Para dores estomacais); Quatro comprimidos de Dorflex (Para dores musculares); Um pacote de gases (para curativos); Band-aids; Um antisséptico (para higienização de feridas).

Vamos então à segunda composição:

 

Este Kit já vem pronto e pode ser encontrado em lojas especializadas de camping ou até mesmo em algumas grandes farmácias. Com média de preço de quarenta à setenta reais, esses kits são muito completos, possuindo diversos recursos para as mais diversas situações:

 

O problema de possuirmos tantos recursos assim é que em momento de emergência (se não corretamente treinado) você pode acabar se perdendo em meio as ferramentas e pode até utilizar o item errado para a situação à sua frente. Temos neste kit bandagens, luvas de látex, lâminas, agulha para sutura, faixa, salompas, comprimidos em geral, band-aids e muitos outros itens.

Como terceiro exemplo temos esta montagem:

 

Este é um kit montado a partir de um estojo escolar, recipiente resistente e  maleável (se acomoda melhor na mochila), tendo algumas divisórias para que você consiga organizar os recursos de maneira eficiente. Custando cerca de trinta à cinqüenta reais para ser montado, este kit contém todos os itens do primeiro e mais algumas adições:


Uma das adições mais importantes é a solução em pó para fazer soro caseiro, item imprescindível em caso de desidratação, insolação ou intermação, pois acaba aliviando o mal estar e ganhando mais tempo para a pessoa que encontra-se em estado grave. Outro item adicionado muito importante é o iodo (que funciona como antisséptico) e a faixa de gase, que é muito útil para ser utilizada em ferimentos como torções e outros.

Lembre-se, assim como o kit multifunção(clique aqui para ver este post), o kit deve atender as suas demandas e manter-se no nível do seu conhecimento sobre primeiros socorros e só deve ser utilizado quando não há forma de conseguir ajuda profissional breve. Caso vocês possuam sugestões sobre como montarmos um kit mais eficaz ou completo, por favor compartilhe seu conhecimento nos comentários abaixo. Aqueles que quiserem enviar fotos do kit que possuem encaminhe essas para o e-mail: sobrevivencialismo@gmail.com.

Até.

About these ads

3 Comentários

Arquivado em Equipamentos, Tutoriais

3 Respostas para “Kit de Primeiros Socorros: Três exemplos de elaboração

  1. Como sempre muito bom!!! Pode ser motivo de riso, mas a pinça que minha ex namorada tinha na bolsa, me livrou de um farpa de bambu presa na mão!!!
    Na faca não sai, no dente difícil, na agulha arrebenta de doer, por via das dúvidas leva uma pinça.

    Abrçs…

  2. Cara parabéns, um amigo em amndo seu lic, muito fera !!! parabens pelo trabalha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s