Facas: Principais tipos de lâminas.

Vamos falar hoje sobre os principais acabamentos das lâminas e quais benefícios elas podem trazer para você, pois conhecimento sobre cutelaria nunca é de mais e curiosidades sempre dão uma boa conversa. Alguma vez quando você foi comprar a sua faca, ou viu alguma por ai, deve ter notado que existem lâminas negras, algumas foscas e outras tantas polidas, são estes os principais tipos de acabamentos que vamos explicar hoje.

Lâmina negra:

Este tipo de acabamento sempre é associado ao militarismo e isto não é à toa, pois este tipo de lâmina que passou pela pintura ou anodizagem com o pigmento preto é destinado a uma utilização mais especial. A lâmina negra não reflete e dessa forma, em uma situação crítica o reflexo ou o flash produzido não denuncia a sua localização. Alguns acabamentos são feitos por nitrato de titânio evitando a corrosão do material. Fiquem atentos, pois algumas lâminas no começo soltam sujeira na mão até o seu desgaste. Em algumas situações, a lâmina preta pode intimidar mais que uma lâmina comum.

Lâmina fosca:

Com um nível menor de reflexo, a lâmina fosca é um pouco mais leve que a negra, se bem cuidada este acabamento contribui para a aparência da faca. Devido ao seu preço mais elevado, é um tipo de lâmina considerada mais seleta por alguns. Este efeito se obtém através de um banho de ácido durante o processo de afiação produzindo uma superfície de tom cinza fosco definitivo, dispensando qualquer outro tipo de acabamento.

Lâmina polida:

A mais comum de todas, quem que nunca teve uma dessas no seu kit? A lâmina polida possui uma grande vantagem a respeito de sinalização, pois reflete a luz com facilidade, o que numa situação de sobrevivência já é de grande ajuda. Na sua fabricação raramente tem algum tratamento, e durante o seu uso permanece em bom estado durante um bom tempo mesmo após uso pesado. Geralmente o custo dessas lâminas são mais baratos, tornando assim o acesso a este material mais fácil. Foi provado que em uma situação de combate, esses tipos intimidam mais o adversário.

Mesmo explicando sobre estas diferenças sempre o que vai falar mais alto é o gosto, por isso escolham a sua com responsabilidade e sempre tomem cuidado no manuseio da mesma, segurança e responsabilidade acima de tudo.

About these ads

10 Comentários

Arquivado em Reviews

10 Respostas para “Facas: Principais tipos de lâminas.

  1. Ricardo de Albuquerque

    gostaria que se os amigos quiserem dar uma olhada em umas facas artesanais que meu amigo Júnior faz para bushkraft,de uma olhada neste blog,com permissão dos moderadores do sobrevivencialismo,senão se incomodarem,eis o blog
    http://knivesjr.blogspot.com.br/2013/02/facao-machete.html
    um grande abraço a todos.

  2. Pingback: Centésimo Post! |

  3. Marcio

    Olá pessoal, somente esclarecendo algumas dúvidas, aço 420 possui menos carbono que o 440, o 440 é tipo de aço inox que oxida mais facil(é facas tidas como inoxidável tambem oxidam), mas mantem um fio por mais tempo, em se tratando de boas lâminas as ideais são as de aço carbono, por pegarem fio masi facil e manterem por muito mais tempo, um detalhe muito particular são visivelmente melhores de usar com a pederneira, fazendo muita faísca, e para praticantes de bushcraft, elas bem afada podem chagar facilmente ao nivel de fio de navalha, abraço

  4. Nilton Carlos dos Santos Araujo

    Gostei muito deste artigo. Estou procurando uma faca para usar no campo. Fiquei em dúvida sobre o tipo de lâmina mais indicado, se inox, aço 420 ou outro material. Se alguém puder me dar uma dica, já agradeço

    • Ale

      Olá Nilton,
      Aço 440 é tecnicamente o melhor, mas o inox e o 420 são bons tbm. Minha faca é de aço 420, meu canivete é de aço 440, e minha mini katana é de inox e eu nao sinto diferença entre elas em nenhum momento.
      Já que esta procurando uma faca, veja a nossa review a faca Nautika Tática West : http://sobrevivencialismo.com/2011/04/26/review-faca-nautika-tatica-west/

      Obrigado pela participação.

      • Fry

        Opa, eu li alguma coisa sobre a faca West ser de aço 3Cr13 que seria o nome chinês do aço 420, isso é verdade ? essa faca é prensada ou forjada será ? pois a platoon eles dizem que é aço 3Cr13 forjado e refrigerado no nitrogenio, não sei se a west entra nessa especificação, se vocês souberem me avisem ,obrigado.

  5. Gabriel Martins Medeiros

    Bom post,
    Meu gosto pessoal é por polidas, tenho uma faca com acabamento negro, fui afiar ela e o acabamento se foi kkk

    Eu gostaria de dar uma sugestão:
    seria legal se você fizesse um post sobre afiação de facas, e também onde comprar os materiais.
    Sempre que eu afio fica uma porcaria, também tenho duvida quanto aos materiais afinal o que eu consegui achar por aqui é uma pedra natural (14r$),
    mas ela não dá um fio bom, e quando dá um regular a lâmina fica com uma aparência de danificada.

    Abraços;

    • Ale

      Ola Gabriel,
      Com relaçao a como amolar uma faca nos já discutimos em postar sobre isso aqui no blog. Ate recentemente nos pensavamos que sabiamos amolar bem uma faca, até que conhecemos uma pessoa que nos explicou sua tecnica e para a nossaa surpresa ficou muito bem amolado. Pode apostar que este tutorial estará aqui esta semana.
      Obrigado por participar.

  6. Gustavo Crivelaro

    Sou um grande fã e amante de cutelaria e lâminas em geral, não sabia que facas Polidas intimidavam mais, tenho preferencia por laminas negras mais estilo militar mas não dispenso outros tipos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s