Fogueira: Tipos e Como fazer

Uma fogueira serve para muitas coisas. Se esquentar, preparar comida, afugentar animais e insetos, iluminar, sinalizar, etc. Mas como fazer uma fogueira de maneira eficiente e responsável? Vou ensinar a fazer.

Fogueira

Uma das principais etapas na confecção de uma fogueira é a escolha do lugar onde esta irá ficar. Primeiramente escolha um bom local, de preferência uma clareira (para diminuir o risco de incêndios) e limpe o local para evitar que exista a possibilidade do fogo se alastrar. Se possível cave um buraco ou rodeie o local com pedras.

Agora vamos para os detalhes técnicos.

Para se fazer fogo precisa-se de calor, combustível, e comburente, que é o chamado triângulo do fogo. No mato o principal combustível é a madeira e mato seco. Busque madeira seca de diversos tamanhos, os menores para o começo da fogueira e os grandes você coloca depois, para ficar queimando por um longo tempo.

Uma dica muito útil: Tenha um grande estoque de lenha para não ter que sair durante a noite procurando por mais e acabar se expondo a riscos desnecessários.

Para iniciar a montagem da fogueira é o que irá determinar o sucesso dela. Começe colocando mato seco ou folhas secas (mecha) e alguns gravetos finos no centro de sua fogueira. Não coloque as lenhas maiores ainda.

Agora você precisa de uma fonte de calor para acender o fogo. Você pode usar fósforo, isqueiro, pederneira. Se você não tem algum desses materiais não se desespere, há meios não convencionais para acender uma fogueira. Se você tem uma lupa, use-a contra o sol e assim produzirá fogo. A lente da lanterna produz o mesmo resultado, assim como uma camisinha com água ou garrafa pet. A bateria de celular o câmera fotográfica também.

Veja esses vídeos e aprenda como fazer:  Com camisinha – Clique aqui  e com seu Celular ou câmera fotográfica – Clique aqui.

Há também o velho modo primitivo de fricção, que consiste em fazer atrito em um pedaço de madeira com um graveto usando a sua mão ou arco. Este é um método que deve ser utilizado em ultima instância, pois fazer fogo dessa forma exige certa experiência prévia e uma boa resistência à frustração (sem contar com o gasto de energia para friccionar a madeira).

Veja os vídeos aqui: Com as mãos – Clique aqui. Com o arco – Clique aqui. Abaixo temos uma exemplificação de alguns métodos:

Depois de acender o mecha vá colocando mais gravetos e depois lenha mais grossa. Para manter o fogo vá alimentando com mais lenha. Cuidado com objetos próximos a fogueira. Há quem fale que o fogo é como uma namorada carente, dê bastante atenção a ele, caso contrário ele acaba ou te queima.

Agora que você sabe o básico sobre a criação de uma fogueira, vamos conhecer os tipos de fogueira. Sim, há tipos de fogueira, cada um mais adequado a uma situação específica. São elas:

  • Fogueira de sinalização: Serve para sinalizar um lugar. Fácil de ser feita bastando colocar folhas verdes na fogueira, que criarãofumaça. Utilize caso esteja perdido, assim as pessoas poderão saber sua localização.

  • Fogueira refletora: Boa para aquecer, pois direciona o calor para um só local. Faça uma espécie de parede usando madeira verde. Pode-se usar pedras ao invés de madeira.

  • Fogueira do caçador: Boa para cozinhar. Use madeira verde ou pedra para fazer uma espécie de um muro pequeno cercando o fogo. Mantenha o fogo baixo colocando lenha aos poucos.

  • Fogueira estrela: Boa para conversar com os amigos, pois fica acessa por bastante tempo e não precisa de muita lenha. Quando o meio queimar basta empurrar a lenha mantendo sempre a estrela.

  • Fogueira de conselho: Ótima para iluminar. Fogueira típica de festas juninas. Na base trocos mais grossos.

  • Fogueira de trincheira: Boa para cozinhar e perfeita para dias quentes, pois não produz muito calor. Consiste em uma valeta com lenha dentro. Não exige muita manutenção pois consome pouca lenha.

  • Fogueira em cone: Boa para iluminar e aquecer. Exige a reposição de lenha em pouco tempo.

Lembre-se que antes de abandonar o local da fogueira certifique-se que ela esta apagada. Para apagar use água ou terra. Pise bem para apagar as fagulhas, afinal, você não quer incendiar toda a mata.

About these ads

15 Comentários

Arquivado em Comida, Sobrevivência em selva, Tutoriais

15 Respostas para “Fogueira: Tipos e Como fazer

  1. Ezequiel Borges

    Gostei do site eu vejo os videos do julio lobo e de outros e aprendo técnicas de sobrevivência e tenho 15 anos se estou avansado na sobrevivência e não sou escoteiro quero alguém que more em pelotas para sobreviver com migo falo sou Ezequiel Borges lobo

  2. Gilmar vieira

    Pow, muito bacana esse blog! Tem praticamente Tudo que uma pessoa precisa saber para acampar.

    Parabéns!

  3. Miguel F. D.

    Cara, mutio legal as informações aqui. Sei que já faz um tempo que você postou este artigo, mas eu tenho uma dúvida. Caso eu estiver acampando e quiser fazer uma fogueira para ficar acesa o máximo de tempo possível enquanto durmo, qual delas é a mais apropriada e como prepara-la da forma mais adequada para que dure mais tempo?

    • Olá Miguel,

      A melhor forma é fazer uma boa parede de pedras para evitar que o fogo se espalhe e colocar lenha grossa para queimar. Ainda assim, não recomendo deixar a fogueira sem monitoramento, as coisas podem sair do controle muito facilmente.

      Abraço.

  4. muito bom tem tudo oque queremos!

  5. Luciano

    Muito interessante suas dicas. Sou enfermeiro, bombeiro voluntário em Joinville, SC e darei uma aula amanhã (13/04/12) para uma turma de resgate, que precisa de técnicas para montar uma mochila, fazer fogo etc. Seu blog foi muito útil.

    Parabéns!

    • Luciano,

      Ficamos muito feliz que as informações aqui são de serventia! Se tiver dúvidas, fique à vontade para perguntar nos posts ou no nosso fórum!

      Abraços!

  6. Pingback: Centésimo Post! |

  7. Gustavo Marcolin

    Eu vi o vídeo que ensina a fazer fogo com a bateira do celular. Realmente eu não fazia ideia que era possível e ainda mais com tanta facilidade.
    Tive conhecimento hoje do site, e pode ter certeza que sempre vou estar por aqui agora.
    Abraços!

    • Obrigado pela participação, seja bem vindo, espero que goste do site e dos futuros posts.
      Só completando a informação, não e só com bateria de celular, pode ser com bateria de camera fotografica, bateria de gps, de lanterna, etc…

  8. Pingback: Trekking |

  9. Pingback: Sobrevivendo a um Naufrágio |

  10. Yury Nathan

    E ae tenho duas perguntas a primeira é que eu já ouvi fala que madeira muito perto do rio não é muito boa para fgueira e a outra é se a fogueira afasta muito inseto e quais? valeu desde agora

    • Ale

      Caro yury.
      A madeira perto de rio pode estar muito umida dificultando assim que ela pegue fogo. A fogueira alem de aquecer pode afastar mosquitose insetos, para isso basta colocar folhas verdes (de preferencia as folhas que tem cheiro forte e doce) para criar fumaça.
      Obrigado pela participaçao.

    • Geralmente a madeira que está próxima ao rio está úmida, logo não pega fogo fácil, mas desde que o fogo já esteja estável (com brasas) qualquer madeira colocada nele servirá como combustível de maneira igual, a melhor madeira para se fazer uma fogueira é a que está completamente seca e de preferência podre. Claro que se você quer um fogo duradouro existem madeiras que queimam mais vagarosamente, mas estas são em sua maioria madeiras de lei (como a aroeira) e seu corte é estritamente proibido (sim, você pode ir preso).

      Quanto a questão dos insetos, a fumaça feita pela fogueira tende a espantá-los. Em um determinado acampamento que fui tivemos de colocar folhas verdes no fogo constantemente para que a fumaça produzida afastasse a grande quantidade de pernilongos que haviam no local. Não sei lhe informar quais espécies se afastam, mas o fogo afasta basicamente tudo, desde pernilongos até cobras.

      Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s